29.8 C
João Pessoa
InícioParaí­baBrigada Sanitária abordou 2,5 mil pessoas nesta quarta-feira e 112 apresentaram sintomas...

Brigada Sanitária abordou 2,5 mil pessoas nesta quarta-feira e 112 apresentaram sintomas gripais

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitaram 1.775 residências e abordaram 2.570 pessoas, nesta quarta-feira (12), durante a Brigada Sanitária da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) nos bairros do Bessa, José Américo, Valentina Figueiredo e Bairros das Indústrias. Do total de pessoas abordadas, 112 apresentaram sintomas de síndromes gripais e apenas três delas precisaram ser encaminhada para uma unidade de saúde da família (USF). Foram identificadas também 347 pessoas com comorbidades.

A ação está visitando os bairros da Capital com números altos de casos de covid-19 e baixos índices de isolamento social. “Esta semana iniciamos as visitas nos bairros do Bessa e José Américo e, a partir de amanhã, ampliaremos para a comunidade Alto do Céu, em Mandacaru”, destacou Késsio Brito, coordenador da Brigada Sanitária.

As abordagens e visitas às residências acontecem de forma educativa para diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, a exemplo da covid-19, e para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação conta com a participação de agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da Atenção Básica.

Os profissionais se dividem em duplas para visitar as casas e, durante cada visita, para monitoramento, avaliação e diagnóstico, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos. As visitas seguem os protocolos do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do coronavírus e, por isso, os agentes só entram nas casas se houver foco do mosquito Aedes aegypti no local.

As pessoas identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), serão encaminhadas para a unidade de saúde da família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas