32.1 C
João Pessoa
InícioParaí­ba‘João Pessoa Vida Saudável’ retorna atividades presenciais nas praças a partir desta...

‘João Pessoa Vida Saudável’ retorna atividades presenciais nas praças a partir desta quarta-feira

De forma gradual, o Programa João Pessoa Vida Saudável retorna, nesta quarta-feira (12), suas atividades presenciais nas praças da Capital. As atividades irão acontecer adotando os critérios e protocolos de saúde, seguindo as regras determinadas no Plano de Flexibilização elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). As aulas irão acontecer em dois horários, às 5h30 pela manhã e às 16h30 à tarde, de segunda a quinta-feira. O acesso ao programa é gratuito e podem participar pessoas de todas as idades.

Quem deseja participar das aulas oferecidas pelo João Pessoa Vida Saudável , deve comparecer ao local nos horários marcados, com a máscara e respeitando o distanciamento entre os alunos e professores. “O uso da máscara é obrigatório. Iremos adaptar os exercícios com as máscaras, pois queremos garantir a segurança de nossos alunos, para que o programa continue de forma presencial. Esse retorno será feito aos poucos, com todos os cuidados necessários”, disse a coordenadora do programa, Ellen Correia.

Para este retorno, foi feito um plano que determina que a quantidade máxima de pessoas por aula deve ser de 15 a 25 participantes; o professor deve orientar ao participante para não levar as mãos ao rosto; qualquer material a ser utilizado neste período fica sobre responsabilidade do usuário em levá-lo, entre outros critérios.

Mesmo com as aulas presenciais, as atividades online irão continuar, já que há um número grande de alunos com mais de 60 anos ou que apresentam comorbidade. As aulas virtuais são transmitidas pelo Instagram @jpvs_jp, mas agora em novo horário: pela manhã às 8h e à noite às 19h30.

Programa – João Pessoa Vida Saudável é um programa de atividades físicas e ações educativas em saúde, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Esportes, Juventude e Recreação (Sejer). O projeto tem o intuito de promover qualidade de vida entre as pessoas de todas as idades, agregando a construção de hábitos de vida saudável, diminuindo o índice de sedentarismo e as doenças crônicas.

Ao todo, são 41 professores que se revezam durante toda semana com várias aulas diferentes, como dança, alongamento, aeróbica, ritmos e localizada.

Confira o plano de retomada de atividades físicas nas praças:
– As praças ficarão destinadas à prática de atividade física, coletivas ou individuais;
-Esses espaços devem ser utilizados exclusivamente para a prática de atividade física, não sendo permitido a permanência para outros fins;
-Garantir o espaço mínimo entre os participantes, bem como número reduzido de usuários por aulas;
-Quantidade máxima de usuários por aula de 15 a 25 participantes;
-Quando necessário, ter mais de uma turma com quantidade reduzida de tempo (ex: duas aulas de 40 minutos cada, com o tempo de intervalo entre as aulas de 10 minutos para evitar aglomeração entre as turmas);
-Quando necessário formar turmas A e B para dias alternados (ex. A – seg. e qua; B – ter. e qui, com horários fixos);
-Será exigido o uso de EPI´s dos professores responsáveis pelas atividades (máscara e álcool em gel);
-Orientar ao praticante para não levar as mãos ao rosto;
-Todo e qualquer material que venha a ser utilizado neste período fica sobre responsabilidade do usuário em levá-lo;
-Higienizar acessórios e equipamentos de uso na aula após cada utilização;
– Os usuários deverão ter sua própria garrafa para hidratação;
-Recomendar para que os usuários façam uso da máscara e uso do seu próprio álcool em gel para realização das atividades;
-Orientar aos alunos que apresentarem sintomas gripais (cefaléia, tosse, febre, dor de garganta, entre outros) de se ausentar das atividades por um período de 15 dias e buscar atendimento médico.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas