25.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baBrigada Sanitária começa a semana visitando 601 casas em Mangabeira, Valentina e...

Brigada Sanitária começa a semana visitando 601 casas em Mangabeira, Valentina e Bairro das Indústrias

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitaram 601 residências e abordaram 1.463 pessoas, nesta segunda-feira (3), durante a Brigada Sanitária da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) nos bairros das Indústrias, Valentina Figueiredo e Mangabeira. Do total de pessoas abordadas, 76 apresentaram sintomas de síndromes gripais e outras doenças, sendo que 41 delas foram encaminhadas para uma unidade de saúde da família (USF). Foram identificadas também 114 pessoas com comorbidades.

A ação acontece de forma educativa para diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, a exemplo da covid-19, e para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As equipes estão visitando as localidades da cidade que apresentam números elevados de casos de covid-19 e baixos índices de isolamento social.

“Existe uma abordagem de encaminhar para uma unidade de saúde da família de referência pela questão da proximidade e da facilidade de acesso do morador. Então, quando os profissionais identificam qualquer comorbidade ou sintomas de arboviroses já realizam o encaminhamento dessas pessoas a USF”, explicou Késsio Brito, técnico de Atenção à Saúde da SMS.

A Brigada Sanitária conta com a participação de aproximadamente 80 profissionais, entre agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e profissionais da Atenção Básica, divididos em equipes para visitar as casas. Durante cada visita, para monitoramento, avaliação e diagnóstico, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos.

Assistência – As pessoas identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), serão encaminhadas para a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus, conforme protocolo.

Balanço – Nas três primeiras semanas de ação, a Brigada Sanitária visitou 6.261 residências e abordou 12.631 moradores em Mangabeira, Paratibe, Valentina Figueiredo e Bairro das Indústrias. Desse total, 664 pessoas foram identificadas com sintomas de síndromes gripais e 88 foram encaminhadas para uma USF. Durante as ações, as equipes também identificaram 1.205 pessoas com comorbidades.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas