27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baOperação Proteção orienta 20 bares e restaurantes de Mangabeira e da orla...

Operação Proteção orienta 20 bares e restaurantes de Mangabeira e da orla da Capital

Com a retomada de bares e restaurantes e de academias de ginástica na cidade de João Pessoa, seguindo o planejamento da quarta etapa do Plano de Flexibilização, duas equipes de agentes do Procon-JP realizaram, na tarde desta quarta-feira (29), fiscalização dos estabelecimentos em Mangabeira e em bairros da orla da Capital. Criada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Operação Proteção visa garantir a segurança sanitária das pessoas que farão uso dos estabelecimentos, a partir da orientação para que as empresas cumpram os protocolos descritos no decreto municipal.

Ao todo, 20 estabelecimentos receberam a visita dos agentes, que orientaram bares e restaurantes a se adequarem às medidas necessárias, como espaçamento entre as mesas, demarcação, uso de pias para a higienização, entre outras. Todos foram devidamente orientados a respeito do decreto n° 9.537/2020, publicado em edição especial do semanário do dia 24 de julho.

Estão sendo analisados pelos fiscais os seguintes itens:  redução da capacidade em 50%; distanciamento entre as mesas de no mínimo 1,50 metro; uso obrigatório de máscara para os funcionários e os clientes; álcool em gel disponível para os clientes; higienização das mesas e cadeiras; cardápio digital; barreira na entrada para verificação de temperatura e controle do número de clientes. Além disso, não é permitida a circulação de clientes dentro do restaurante sem ter mesa para sentar.

Mercado Público – Além das fiscalizações nos bares e restaurantes, a PMJP, por meio da Defesa Civil, vem realizando durante toda a semana uma higienização nos mercados públicos da cidade. Nesta quarta-feira, foi a vez do Mercado Público do Alto do Mateus. Cerca de cinco agentes de limpeza participaram da ação. Já nesta quinta-feira (30), é a vez do Mercado Público do Bairro dos Estados. A atividade visa garantir mais segurança à população e aos comerciantes.

Operação Proteção – O trabalho é realizado pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Procon. As ações acontecem de maneira conjunta e cada pasta analisa aquilo que é de sua competência, fazendo valer o decreto publicado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas