29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baBrigada Sanitária visitou 699 casas e abordou 1.172 pessoas nesta quarta-feira na...

Brigada Sanitária visitou 699 casas e abordou 1.172 pessoas nesta quarta-feira na Capital

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitaram 699 residências e abordaram 1.172 pessoas, nesta quarta-feira (29), durante a Brigada Sanitária da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) no Bairro das Indústrias e no Valentina Figueiredo. Do total de pessoas abordadas, 88 foram identificadas com sintomas de síndromes gripais, mas apenas duas precisaram ser encaminhadas para uma unidade de saúde da família (USF) de referência.

A ação acontece de forma educativa para diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, a exemplo da covid-19, e para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na ação de hoje, as equipes identificaram também 162 pessoas com comorbidades.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Tânia Cunha, a ação está visitando as localidades da cidade que apresentam números elevados de casos de covid-19 e baixos índices de isolamento social. “Esta semana estamos concluindo as visitas no Bairro das Indústrias e Valentina Figueiredo. Depois, os profissionais seguirão para outros bairros”, disse.

A Brigada Sanitária conta com a participação de aproximadamente 80 profissionais, entre agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e profissionais da Atenção Básica, divididos em equipes para visitar as casas. Durante cada visita, para monitoramento, avaliação e diagnóstico, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos.

Assistência – As pessoas identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), serão encaminhadas para a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus, conforme protocolo.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas