26.6 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeitura publica decreta autorizando a reabertura dos bares, restaurantes e academias; veja

Prefeitura publica decreta autorizando a reabertura dos bares, restaurantes e academias; veja

Foi publicado na noite desta sexta-feira (24), em uma edição especial do Semanário Oficial da prefeitura de João Pessoa, o decreto 9.537 que autoriza a reabertura dos bares, restaurantes e também das academias de atividades físicas na capital paraibana a partir da próxima segunda-feira (27). O documento foi assinado pelo prefeito Luciano Cartaxo e conta com algumas restrições como medidas preventivas à propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Os bares e restaurantes podem funcionar no horário de café da manhã entre 6h e 10h, almoço entre 12h e 16h, e no horário de jantar entre 18h e 22h. A medida se estende a outros estabelecimentos de gastronomia, como lanchonetes e docerias. O uso de máscaras é obrigatório nos locais, que devem manter a distância de 1,5 metro entre as mesas.

De acordo com a determinação, estão proibidas as apresentações musicais e artísticas ao vivo nos bares, restaurantes e estabelecimentos do segmento. Também não foi autorizada a disponibilização de playgrounds, espaços de diversão e jogos.

uso de máscaras será obrigatório pelos clientes ao entrar nos estabelecimentos. O equipamento só deve ser retirado no momento da refeição e colocado de volta ao término dela.

Ficam proibidos os sistemas de rodízio, buffet exposto e o self service só poderá funcionar com protetores e sendo servido por atendentes do próprio restaurante.

Os bares, restaurantes e quiosques localizados na orla marítima não estão autorizados a colocarem mesas na faixa de areia. Eles devem funcionar apenas no interior do espaço próprio para serviço.

Os shoppings centers e centros comerciais localizados nos bairros do Centro e Tambiá terão seu horário de funcionamento das 10h às 18h. O decreto justifica que a medida foi tomada “por razões de segurança”.

As academias de musculação e demais atividades físicas também estão liberadas a voltar na quarta fase do plano de flexibilização, mas com a limitação de 50% da capacidade individuais dentro de cada academia, respeitando também o agendamento por parte dos clientes e sem aulas coletivas de atividades como dança.

É obrigatório, no interior das academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares, o uso de máscaras por todos os funcionários e alunos durante a permanência no estabelecimento. O distanciamento mínimo nestes espaços deve ser 1,5 metro entre as pessoas e aparelhos.

Também fica autorizada a realização de aulas práticas e de estágio exclusivamente para os alunos concluintes de cursos na área de saúde nas instituições de ensino superior públicas e privadas.

Ainda ficam permitidas, em casos excepcionais e justificados, as viagens de servidores públicos a serviço do município de João Pessoa.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas