29.4 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeitura de João Pessoa finaliza testagem com feirantes e três feiras retomam...

Prefeitura de João Pessoa finaliza testagem com feirantes e três feiras retomam atividades neste sábado

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) concluiu, nesta sexta-feira (24), a testagem para covid dos feirantes, totalizando 1.413 testes realizados durante a semana, onde 1.218 negativos e 228 positivos. Na tarde de hoje, último dia da ação, foram testados os comerciantes do Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf) e das feiras de Oitizeiro e do Grotão, contabilizando 517 testes, sendo 436 negativos e 81 positivos. Após essas ações, realizadas por meio das Secretarias de Desenvolvimento (Sedurb) e de Saúde (SMS), essas três feiras livres estão aptas a reiniciarem suas atividades neste fim de semana.

Os feirantes de Oitizeiro foram vacinados contra a influenza e testados para covid na quinta e sexta-feira, concluindo com 435 testagens, sendo 354 negativos e 81 positivos. Na feira do Grotão foram 171 feirantes testados, onde 152 negativos e 19 positivos. Já na Cecaf foram realizados 136 testes, com 120 negativos e 16 positivos. Os feirantes que testaram positivos foram encaminhados à Unidade de Saúde da Família de referência. Já os que testaram negativo já receberam o crachá da Sedurb comprovando que estão aptos para voltar ao trabalho

O diretor de serviços urbanos da PMJP, Joubert Fonseca, destacou a grande participação dos feirantes em se fazerem presente nos dias marcados para realização da testagem e tomar a vacina. “Quem ganha com tudo isso é os próprios feirantes e a população em geral, que vai poder retomar as atividades e compras com segurança, garantido a preservação da vida. As secretarias de Desenvolvimento Urbano e da Saúde se empenharam durante toda essa semana para garantir o serviço aos comerciantes das feiras livres e a ação foi um grande sucesso”, avaliou.

Durante essa semana, os feirantes de Jaguaribe, Mercado Central, Rangel, Mangabeira, Oitizeiro, Grotão e Cecaf passaram por medição de temperatura, vacinação contra a gripe e pelos testes rápidos para a covid-19. Além disso, foram realizadas palestras e orientações sobre cuidados e prevenção ao novo coronavírus. Eles também receberam da prefeitura equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e protetores facial (face shield).

Profissionais envolvidos – A atividade fez parte do Plano Estratégico de Flexibilização da Prefeitura e envolveu mais de 100 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem e de apoio da SMS, além de profissionais da Diretoria de Serviços Urbanos e agentes de Controle Urbano da Sedurb.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas