Secretaria da Educação realiza consulta pública sobre nova Proposta Curricular do Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência Tecnologia (SEECT-PB) está apresentando à comunidade escolar, por meio de uma consulta pública digital, o documento da nova Proposta Curricular do Estado da Paraíba para o Ensino Médio, que foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de acordo com a Lei do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017).

A primeira versão do documento foi elaborada pela Comissão de Implementação da Base Nacional Comum Curricular da Paraíba, e agora espera contar com a colaboração dos profissionais da Educação de todo o Estado.

O objetivo principal da consulta é tornar o processo de construção da nova Proposta Curricular mais participativo, considerando as diversas vozes e as especificidades de cada município da Paraíba. Durante o mês de junho, a Comissão de Implementação realizou uma escuta com professores, alunos e gestores de todas as escolas da rede estadual de ensino para entender a realidade e as necessidades de cada Gerência Regional de Ensino. Agora, apesar de destinada a toda comunidade escolar, a consulta é voltada principalmente aos professores e coordenadores pedagógicos, que podem avaliar os documentos e sugerir alterações junto à Comissão de Implementação.

As propostas e as instruções para contribuições podem ser encontradas no endereço eletrônico: bit.ly/probnccparaiba. Estão disponíveis para a consulta os conteúdos: ‘Formação Geral Básica: Texto Introdutório’, e ‘Áreas de Conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas’.

“A primeira versão da Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba que corresponde à Formação Geral Básica foi elaborada a partir da BNCC, o documento agora apresentado corresponde a parte da carga horária total do Novo Ensino Médio, a outra parte, denominada Itinerários Formativos, está em processo de elaboração e posteriormente também será colocada em consulta. No documento apresentado, os participantes da consulta podem fazer suas contribuições analisando se o documento é claro e pertinente, caso não concordem com algum dos pontos também podem discorrer sobre o que julgam ser mais apropriado, dentro da própria plataforma”, explicou o consultor de gestão do Programa Novo Ensino Médio, Daniel Saraiva.

Calendário – As propostas curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental já foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), e, junto com a proposta do Ensino Médio, devem começar a ser repassadas aos professores e gestores através de capacitações, para até 2023, as novas Propostas Curriculares serem implementadas integralmente.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.