26.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baBrigada Sanitária visita 370 residências e identifica 57 pessoas com sintomas de...

Brigada Sanitária visita 370 residências e identifica 57 pessoas com sintomas de síndromes gripais em Paratibe

As equipes da ‘Brigada Sanitária’ abordaram 763 pessoas de 370 residências no bairro de Paratibe nesta quarta-feira (15). A ação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) continuará nesta quinta (16) e sexta-feira (17) no bairro de Mangabeira, seguindo na próxima semana em direção a outras localidades que apresentam os números mais elevados de casos de Covid-19 e que tenham menores índices de isolamento social.

As abordagens e visitas às residências acontecem de forma educativa para diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, a exemplo da Covid-19, e para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Do total de pessoas abordadas nesse terceiro dia de ação, 57 foram identificadas com sintomas de síndromes gripais, mas apenas cinco delas precisaram ser encaminhadas para uma Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para consulta e realização do teste de Covid-19. Além dos casos de síndromes gripais, as equipes também identificaram 15 pessoas com comorbidades.

“A ação tem sido muito positiva e temos tido um bom feedback das pessoas, o que é de suma importância para nós gestores entendermos ainda mais a realidade que nossa população tem vivenciado. Também é muito bom para a população que tem recebido profissionais da saúde sem precisar sair de suas residências”, destaca Tânia Cunha, diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A ‘Brigada Sanitária’ conta com a participação de cerca de 80 profissionais, entre agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e profissionais da Atenção Básica. Os profissionais estão divididos em 40 equipes e, em duplas, visitam as casas. Seguindo protocolo do Ministério da Saúde, em virtude da pandemia do novo coronavírus, os profissionais só entram nas casas em que haja focos de Aedes aegypti.

Durante cada visita, para monitoramento, avaliação e diagnóstico, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos.

Assistência – As pessoas identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), serão encaminhadas para a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus, conforme protocolo.

Dados – Em João Pessoa, de acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica, são 14.155 casos confirmados e 485 óbitos pelo novo coronavírus. Mais informações podem ser conferidas no Painel covid-19 no link: https://experience.arcgis.com/experience/d76ba516389d4e83b9a778d266cac5c1/.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas