26.4 C
João Pessoa
InícioPolíticaVereador Marcos Vinícius destaca “Mudamos” como ferramenta que poderia “revolucionar” Legislativo em...

Vereador Marcos Vinícius destaca “Mudamos” como ferramenta que poderia “revolucionar” Legislativo em plena pandemia

Imagine se ao invés de simplesmente se queixar mas redes sociais o cidadão pudesse com poucos cliques propor uma lei para ser aprovada no Legislativo. Esta alternativa já existe desde 2017 na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), quando a Casa Napoleão Laureano passou a aceitar projetos de iniciativa popular por meios eletrônicos.

“Isso se tornou possível justamente quando celebramos parceria com o Instituto Tecnologia de Sociedade (ITS/Rio) que trouxe o Mudamos, com a tecnologia Block Chain, para João Pessoa”, lembrou o ex-presidente da CMJP, Marcos Vinícius (PL).

“É legítimo se queixar nas redes sociais, mas a população tem em suas mãos algo maior, o poder de pautar o trabalho dos vereadores, legislando inclusive sobre medidas a serem tomadas na pandemia”, revelou o ex-presidente.

Fruto de uma parceria entre o jurista criador da Lei da Ficha Limpa, Márlon Reis, e o “pai do Marcos Civil da Internet no Brasil”, Ronaldo Lemos (ITS/Rio), o aplicativo Mudamos foi implantado de maneira pioneira na Câmara de João Pessoa, justamente na gestão de Marcos Vinícius (2017/2018) e resultou inclusive na indicação para o prêmio Empreendedor Social 2018 da Folha de São Paulo, ficando entre os 3 melhores do País.

Marcos lembrou ainda que foi graças a Lei de autoria do vereador, Lucas de Brito, que hoje com menos de 2 mil assinaturas eletrônicas um projeto de Lei de iniciativa popular pode chegar ao parlamento. “Foi uma contribuição histórica”, registrou.

Mudamos na pandemia

Marcos destacou que a “ferramenta tecnológica” poderia estar ajudando os parlamentares ainda mais em meio a pandemia do Coronavírus. “Já estamos realizando sessões virtuais e desde 2017 defendemos que o processo legislativo deve ser 100% eletrônico. Além disso, imagine se a população pudesse estar opinando em tempo real sobre assuntos com flexibilização do distanciamento social e medidas sanitárias? Seria revolucionariamente democrático”, refletiu o parlamentar.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas