25.1 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaQUAL É A MÚSICA? Programa AUMENTA relembra artistas de um único sucesso...

QUAL É A MÚSICA? Programa AUMENTA relembra artistas de um único sucesso – escreve Marcos Thomaz

Certo dia vi uma entrevista do Chico Buarque sobre o próprio processo criativo… o artista desmitificava a aura em torno da sua rotina de composição. Em uma resposta simples e humana jogava por terra, em absoluto, a magia da criação artística pautada simplesmente no conceito de inspiração quase divina, algo transcendental, uma verdadeira epifania!! Sem titubear Chico dizia que fazer música para ele era apenas 10% inspiração e 90% de transpiração!!

Bem, Chico tem dezenas/centenas de sucessos, músicas consagradas, imortalizadas no tempo!!

Mas para alguns artistas o segredo do sucesso “bate à porta” apenas uma vez. Uma única e isolada consagração popular! Mas nem por isso pouco “barulhentas”.  

E o mais curioso é que há representantes dos chamados “one hit” que, mesmo após 30 anos da “explosão”, ainda hoje continuam a tocar e viver dessa “música de ouro”! Já ouviram falar do Simple Minds, banda escocesa que estourou nas paradas de sucesso com a clássica “Don’t You Forget About me?”. Não?? Com certeza sim, apenas não se lembra, ou não associa os nomes a levada da música, mas bastariam os primeiros acordes ou refrão para te transportar para a icônica década de 80!! E a quase folclórica “Obina Shock”? Banda que “ganhou de bandeja” um potencial sucesso de ninguém menos que Gilberto Gil- “Vida” sumiu dos holofotes, tão veloz quanto surgiu!?!

E é sobre este fenômeno de criar mega sucessos, mas não conseguir replicar o “estrondo” posteriormente, que se debruça o AUMENTA desta quinta-feira! Canções das paradas de sucesso de algum período remoto, histórias pitorescas destas construções criativas, além de uma mini seção “por onde andam” estes artistas famosos em algum momento, mesmo que por apenas “15 minutos de fama”!!

O programa apresentado por Eliseu Lins, Fábio Maturano, Tiago Rocha e este que vos fala, vai fazer um passeio pelos sucessos únicos de bandas e artistas desde a década de 60. Uma playlist diversa, cheia de memórias afetivas para alguns, descoberta para outros, ou até recordações não tão agradáveis a terceiros. Fazer o quê?? A música carimba a alma, para o bem e para o mal!

Acompanhem o AUMENTA nesta quinta-feira, às 20 horas, pela Rádio Tabajara 105,5 FM, ou pela internet no endereço: www.radiotabajara.pb.org.br.

Quem perder a experiência ao vivo pode conferir o AUMENTACAST nas principais plataformas de streaming.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas