26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeitura começa ‘Operação Proteção’ com realização de barreira sanitária, testes de Covid-19...

Prefeitura começa ‘Operação Proteção’ com realização de barreira sanitária, testes de Covid-19 e ações educativas

Moradores do Bairro das Indústrias e do Jardim Veneza aprovaram a Operação Proteção, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na manhã desta quinta-feira (21), com objetivo de fortalecer o isolamento social nos bairros da cidade. A ação, que começou nesta quinta (21) e vai permanecer no bairro pelos próximos três dias, contou com a implantação de barreiras sanitárias, medição de temperatura e testes rápidos de Covid-19, ação educativa, fiscalização do comércio, além da desinfecção de ruas e avenidas.

“Começamos pelo Bairro das Indústrias e Jardim Veneza justamente porque são os locais com baixos índices de isolamento social. A operação se concentra em três pilares: a saúde, com a realização de testes rápidos; a relatoria, que inclui o trabalho de desinfecção e higienização; além da fiscalização do comércio, para observar o cumprimento do decreto municipal”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Zennedy Bezerra. Ele lembrou ainda que outros bairros da cidade irão receber a Operação Proteção já na próxima semana.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estavam verificando a temperatura dos transeuntes e pessoas no interior dos veículos. Caso apresentassem alguma alteração, a pessoa era encaminhada para fazer o teste rápido. Já os moradores dos dois bairros que apresentassem algum sintoma indicativo de Covid-19 estavam se dirigindo ao posto de atendimento da SMS para fazer o mesmo exame. Até o final da manhã desta quinta (21), pelo menos 40 pessoas aguardavam para fazer o teste rápido. Entre os moradores a ação foi vista como necessária, como explica a dona de casa, Ana de Lourdes, que comemorou o teste negativo para Covid-19, disponibilizado em um dos postos de atendimento. “Eu estava tendo febre nos últimos dias, por isso vim fazer o teste. Fiquei feliz e aliviada pelo resultado e por ver que as medidas estão sendo tomadas aqui no bairro”, afirmou.

As barreiras sanitárias da Operação Proteção foram montadas a partir do trabalho conjunto da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), disciplinando a passagem de veículos, com equipes da Secretaria Municipal de Saúde, prevendo serviços como o monitoramento de síndromes gripais, pela medição de temperatura, testes rápidos da doença, além do encaminhamento correto para as unidades básicas, de pronto atendimento. Já a Sedurd, Guarda Municipal e Procon-JP se concentraram no trabalho de fiscalização no comércio dos dois bairros.

Esforço educativo – A Guarda Municipal seguirá com o papel educativo de conscientização da população, recomendando o uso de máscaras e reforçando a importância do isolamento social. Pela legislação municipal, praças e parques também não podem ser utilizados durante este período de agravamento da pandemia. Carros de som serão empregados para reforçar as medidas preventivas já adotadas, como forma de ampliar o isolamento social e conter a rápida propagação do vírus.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas