27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baEm pronunciamento, Cartaxo renova decreto de restrições e diz que "estamos numa...

Em pronunciamento, Cartaxo renova decreto de restrições e diz que “estamos numa guerra”

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, fez um pronunciamento neste sábado (16) nas redes sociais no qual voltou a defender o isolamento social e destacou que, neste momento mais difícil pelo qual o Brasil vem passando no combate à pandemia do Coronavírus, a Capital paraibana seguirá sendo guiada pelo conhecimento científico e experiências de quem enfrentou o vírus antes do Brasil. O gestor destacou que as próximas semanas serão determinantes no combate à Covid-19. “Estamos juntos numa guerra, hoje, para salvar vidas e preparar o futuro da nossa cidade. Vencer este desafio depende de todos nós”, disse.

De acordo com Luciano Cartaxo, sem pesquisas que apontem resultados conclusivos quanto a tratamento ou vacina, o combate à pandemia em outras regiões do mundo que já enfrentaram o pico da Covid-19 deixa recomendações claras para os demais países, entre eles o Brasil. “Duas fortes lições que, infelizmente, custaram muitas vidas”, disse. A primeira, segundo ele, é que não se pode minimizar a força e o impacto da doença. E, a segunda, é que é preciso investir em prevenção, com isolamento social, e em cuidados, com a criação de leitos e das equipes que reforçam a rede de saúde.

“Por isso, lutamos com o que temos: redução do contágio e ampliação da capacidade de atendimento. Nenhum país, estado ou cidade tinha condições reais de encarar um desafio assim. Por isso o esforço é gigantesco e diário. Mesmo assim, precisamos fazer ainda mais. Sei que milhares de pessoenses têm colaborado, os profissionais de saúde realizam um trabalho heroico e muitas vidas foram salvas por isso. Mas queremos ampliar esses resultados. A ameaça é real e, como previsto, está em crescimento. A marca de 1.500 casos em João Pessoa mostra isso e serve como alerta”, declarou Luciano Cartaxo.

Medidas – O prefeito reforçou que irá prorrogar os decretos que fortalecem o isolamento social em João Pessoa, fundamental para conter o avanço desenfreado do vírus e permitir a implantação de ainda mais leitos. Já são 212 implantados, apenas pelo poder público municipal, na cidade. “Estou renovando o decreto que mantém as restrições na cidade, buscando conter a propagação do vírus. Entregamos o novo Hospital Prontovida, que já começou a receber pacientes, e contamos com cada um e cada uma para revertermos juntos este cenário tão grave. É difícil, é duro, todos queremos poder retomar rotinas e atividades. Mas isso não pode ser precipitado. E acontecerá no tempo que só a nossa ação de hoje pode definir. Vamos fazer a nossa parte, pelas vidas dos pessoenses, das nossas famílias, amigos, colegas, da nossa cidade”, enfatizou.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas