26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baEm parcerias com as prefeituras de Bayeux e Cruz do Espírito Santo,...

Em parcerias com as prefeituras de Bayeux e Cruz do Espírito Santo, Governo realiza testagem rápida do coronavírus

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado Saúde (SES), realizou, em parceria com as secretarias municipais de Saúde de Bayeux e de Cruz do Espírito Santo, a testagem rápida para o diagnpostico da Covid-19. As ações, realizadas neste sábado (16), testaram pacientes que já haviam sido notificados pela vigilância em Saúde dos municípios.
Em Bayeux, a testagem ocorreu no formato drive thru, em que a população faz o teste rápido sem sair dos veículos. Outras testagens estão programadas para os município de Cabedelo e Sapé, na próxima semana. A SES já adquiriu 155 mil testes para serem distribuídos, gradativamente, aos 223 municípios da Paraíba.

A ampliação da testagem irá contribuir para o monitoramento da situação epidemiológica do vírus na Paraíba. De acordo com a sanitarista da Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Moreira de Moura, os pacientes já apresentavam os sintomas e haviam sido notificados pelos municípios no sistema eSUS-VE. Após os resultados, os números serão atualizados no sistema, pelas secretarias municipais, se foram casos positivos, ou negativos para a doença.

“Os pacientes que chegam até aqui nos centros de testagem fazem os exames e, em seguida, voltam para o isolamento e recebem o resultado por telefone, junto com um reforço nas recomendações dependendo de cada caso”, explica a sanitarista. Em caso de resultado negativo, são mantidas as recomendações de cuidado dos sintomas e prevenção. Já para os casos positivos são reforçadas as informações de isolamento social domiciliar. A expectativa é de que cerca de 250 pacientes sejam testados nas ações simultâneas.

As ações de testagem, em parceria com os municípios, seguem ao longo da semana. São submetidos aos testes rápidos pacientes a partir do décimo dia de sintomas, que já tenham entrado em contato com as secretarias de Saúde municipais.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas