Em parcerias com as prefeituras de Bayeux e Cruz do Espírito Santo, Governo realiza testagem rápida do coronavírus

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado Saúde (SES), realizou, em parceria com as secretarias municipais de Saúde de Bayeux e de Cruz do Espírito Santo, a testagem rápida para o diagnpostico da Covid-19. As ações, realizadas neste sábado (16), testaram pacientes que já haviam sido notificados pela vigilância em Saúde dos municípios.
Em Bayeux, a testagem ocorreu no formato drive thru, em que a população faz o teste rápido sem sair dos veículos. Outras testagens estão programadas para os município de Cabedelo e Sapé, na próxima semana. A SES já adquiriu 155 mil testes para serem distribuídos, gradativamente, aos 223 municípios da Paraíba.

A ampliação da testagem irá contribuir para o monitoramento da situação epidemiológica do vírus na Paraíba. De acordo com a sanitarista da Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Moreira de Moura, os pacientes já apresentavam os sintomas e haviam sido notificados pelos municípios no sistema eSUS-VE. Após os resultados, os números serão atualizados no sistema, pelas secretarias municipais, se foram casos positivos, ou negativos para a doença.

“Os pacientes que chegam até aqui nos centros de testagem fazem os exames e, em seguida, voltam para o isolamento e recebem o resultado por telefone, junto com um reforço nas recomendações dependendo de cada caso”, explica a sanitarista. Em caso de resultado negativo, são mantidas as recomendações de cuidado dos sintomas e prevenção. Já para os casos positivos são reforçadas as informações de isolamento social domiciliar. A expectativa é de que cerca de 250 pacientes sejam testados nas ações simultâneas.

As ações de testagem, em parceria com os municípios, seguem ao longo da semana. São submetidos aos testes rápidos pacientes a partir do décimo dia de sintomas, que já tenham entrado em contato com as secretarias de Saúde municipais.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.