26.1 C
João Pessoa
InícioGeralEm São Paulo, corpos de possíveis vítimas do coronavírus são trocados e...

Em São Paulo, corpos de possíveis vítimas do coronavírus são trocados e entregues as famílias; entenda

O corpo de uma idosa foi trocado com o corpo de um homem com suspeito de contaminação pelo coronavírus em um hospital de Santo André, na região do ABC, nesta quarta-feira (8), em meio à pandemia. A família da idosa só descobriu a troca após o enterro que foi feito com o caixão lacrado, já que o hospital disse que ela tinha morrido com coronavírus. Mas, na verdade, a causa da morte foi broncopneumonia.

Há cerca de 15 dias, Dona Amir Martins da Silva, de 92 anos, caiu e quebrou o fêmur. A mulher foi internada no Centro Hospitalar de Santo André e o estado dela piorou.

“Quando eles deram notícia da morte da minha mãe, eu me dirigi ao necrotério junto com o pessoal da funerária e lá me foi dito que eu não poderia entrar, só a funerária ia entrar. Eu tive de ficar esperando do lado de fora e quando o rapaz da funerária saiu com o corpo ele já saiu falando: ‘olha, foi realizado um protocolo de Covid… ela tá com dois sacos, o caixão tá lacrado’”, contou Nelson Gil da Silva, filho de Amir.

Seguindo as recomendações do governo para casos de coronavírus, a família levou o corpo para ser enterrado sem a realização de velório.

Durante a tarde desta quarta, após a cerimônia, o hospital ligou para os familiares e informou que havia trocado os corpos.

“Quando a gente estava chegando em casa, a gente recebe uma ligação de que o corpo tinha sido trocado, de que havia tido um engano. Lá no hospital eles falam que a culpa não foi deles, que estava tudo devidamente etiquetado. Eles falaram que era pra ter uma no peito, nos pés e do lado de fora do saco plástico, essa do lado de fora do saco não tinha, ela não foi colocada. Eu estive lá e eu vi, a do peito da minha mãe, eu vi a identificação”, lamentou o filho.

A troca dos corpos só foi percebida quando a família do Francisco Carlos da Silva, de 54 anos, foram liberar o corpo e notaram que se tratava de uma mulher. As duas famílias registraram um boletim de ocorrência contra o hospital. A delegada exigiu a exumação do corpo do Frncisco.

O corpo da Dona Amir será enterrado na manhã desta quinta (9). “O pior de tudo isso é que amanhã nós vamos passar por tudo de novo, a mesma sensação ruim, aquela tristeza, aquela angústia”, declarou o filho.

A Prefeitura de Santo André confirmou o ocorrido e disse, em nota, que considerou a troca dos corpos como um constrangimento “inconcebível”. O prefeito Paulo Serra exigiu uma apuração imediata do ocorrido e não descarta a possibilidade de afastar os possíveis responsáveis pela troca.

G1

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas