29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCFO-PM: Adiada próxima fase de seleção devido ao coronavírus

CFO-PM: Adiada próxima fase de seleção devido ao coronavírus

A próxima fase do concurso do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba (CFO-PM 2020) foi temporariamente adiada devido ao estado de calamidade pública em razão do coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada pela corporação nesta terça-feira (24), no ato n° 011 da Comissão Coordenadora do Concurso. A próxima fase, que era a terceira no processo de seleção, consistia na entrega dos exames de saúde e estava prevista para acontecer no próximo dia 1º de abril.

A suspensão temporária do processo levou em consideração a Lei Federal N.º 13.979, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Covid-19 (coronavírus); o Decreto Estadual N.º 40.122, de 2020, que declara Situação de Emergência no Estado da Paraíba; e o Decreto Estadual N.º 40.134/2020, que declara Estado de Calamidade Pública, em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Essa 3ª fase, composta de exames e testes clínicos, bem como exames laboratoriais realizados às expensas do candidato, acontece em todas as edições do concurso do CFO, tem caráter eliminatório, e o objetivo é avaliar o estado geral de saúde, física e mental do candidato, e determinar as condições indispensáveis ao desempenho da profissão policial militar. O ato que adiou a próxima fase foi publicado no site da corporação, no link http://www.pm.pb.gov.br/portal/informacoes/concursos/concursos-publicos/ e ainda não há previsão para o retorno normal do processo.

Outra novidade é quanto à validade dos exames, que deverão ser entregues quando o concurso for normalizado. Antes, eram válidos todos aqueles coletados ou realizados 90 dias anteriores à data da realização da 3ª fase. Agora, a seleção vai considerar todos os exames que tenham sido feitos do dia 02 de janeiro deste ano, até a futura data da realização da 3ª fase, que ainda será divulgado em tempo oportuno aos candidatos.

Resultado – Ainda nesta terça-feira (24), no mesmo endereço eletrônico, também foi publicado o resultado da 2ª fase do certame, que consistiu no exame psicológico aplicado no dia 15 de março aos 150 candidatos habilitados.

Os candidatos aprovados em todas as fases, dentro do número de vagas, que são de 25 para homens e cinco para mulheres, ingressarão no Curso de Formação de Oficiais, que forma o policial para as funções de direção, chefia e comando da corporação. O curso tem duração de três anos letivos, acontece Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (APMCB), no Centro de Educação da PM, em João Pessoa.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas