24.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSegundo IBGE, vendas do varejo paraibano registra 2º maior crescimento do País

Segundo IBGE, vendas do varejo paraibano registra 2º maior crescimento do País

As vendas de final de ano no comércio da Paraíba colocaram, novamente, o setor em destaque no cenário nacional, ao registrar o 2º maior crescimento do País. De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas apresentaram alta de 10% no mês de dezembro sobre o mesmo mês do ano anterior nas lojas comerciais do Estado, ficando atrás apenas do Estado do Amapá, enquanto o País registrou alta de 2,6% nas vendas.

Já as vendas do comércio ampliado da Paraíba, que analisa os segmentos de veículos, peças e materiais de construção, expandiram 5,1% em dezembro sobre o mesmo mês do ano anterior, enquanto o crescimento do País ficou abaixo da Paraíba (4,1%). O Estado registrou a segunda maior taxa do Nordeste nesse indicador, ficando atrás apenas da Bahia (8%).

Ranking do País em dezembro – Frente a dezembro de 2018, a variação das vendas do comércio varejista nacional registrou aumento em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para os Estados do Amapá (38,7%) e Paraíba (10%), que tiveram crescimento acima de dois dígitos. Por outro lado, pressionando negativamente, figuram nove Unidades da Federação, com destaque para: Rondônia (-6,8%), Ceará (-2,8%) e Paraná (-2,8%).

“A presença de recurso livre adicional devido a liberação dos saques nas contas do FGTS a partir do mês de setembro e a melhoria na concessão de crédito à pessoa física são alguns fatores que podem ter influenciado esse resultado no segundo semestre. O comércio ainda não se recuperou totalmente da crise de 2015 e 2016, mas está em seu momento mais elevado desde outubro de 2014”, explica a gerente da pesquisa do comércio do IBGE, Isabella Nunes, que acrescenta: “a Black Friday em 2019 caiu na última sexta-feira do mês de novembro, o que levou o comércio a expandir as promoções para o fim de semana e, assim, muitas das vendas desse evento ocorreram já em dezembro, no domingo do dia 1º. Isso pode ter influenciado nos resultados positivos para o setor de móveis e eletrodomésticos”, comenta Isabella.

Maiores crescimentos – Entre as atividades que tiveram mais destaques em crescimento foram outros artigos de uso pessoal e doméstico; seguido por Móveis e eletrodomésticos e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. Ainda com avanço nas vendas frente a dezembro de 2018, figuram ainda equipamentos e material para escritório, informática e comunicação e Livros, jornais, revistas e papelaria.

Já a influência negativa foi observada em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; seguida, em menor medida, por Combustíveis e lubrificantes e tecidos, vestuário e calçados, setores que também mostraram queda nas vendas frente a dezembro de 2018.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas