31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSecretaria de Saúde Municipal divulga plano operacional do Samu-JP de assistência aos...

Secretaria de Saúde Municipal divulga plano operacional do Samu-JP de assistência aos foliões

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) estarão durante a programação carnavalesca da Capital com grupos extras para prestar melhor assistência à população. Para isso, montou um plano operacional para atuar nos blocos do Folia de Rua, Carnaval Tradição e Carnaval do Centro Histórico.

Ao todo 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorrista e coordenadores atuarão nas festividades. Além disso, serão instalados cinco postos médicos e estarão disponíveis para prestar socorro 23 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), duas ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), seis duplas de motolâncias e cinco veículos de apoio.

“É extremamente importante lembrar que, assim como nos anos anteriores, nosso plano operacional garante assistência tanto aos foliões que estão brincando e aproveitando as festividades, quanto aos que estão em casa e por ventura precisem utilizar o serviço do Samu”, reforça a Coordenadora Geral do Samu-JP, Érika Rivenna.

Na abertura do Folia de Rua, no Ponto de Cem Réis, nesta quinta-feira (13), estarão disponíveis duas Unidades de Suporte Básico de Vida (USB) e um posto médico. No Corredor da Folia também será instalado um posto médico, no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Epitácio Pessoa, que dará assistência aos principais blocos que descerão a avenida.

Para os blocos Vumbora, que desce o Corredor da Folia na sexta-feira (14), e Bloco dos Atletas, que acontece no sábado (15), o Samu-JP disponibilizará duas Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), sendo uma USB instalada na concentração na Av. Epitácio Pessoa, Antigo Posto 99 e, uma na lateral do supermercado Pão de Açúcar, no bairro de Miramar. Além das ambulâncias extras, uma dupla de motolâncias itinerante também acompanhará os blocos.

No domingo (16) para o bloco das Virgens de Tambaú, além do posto médico instalado no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar, o Samu- JP estará prestando assistência aos foliões com três USB instaladas no Antigo Posto 99, na lateral do Pão de Açúcar e no cruzamento da Av. Epitácio Pessoa com a Av. Miguel Sátiro. Também será disponibilizada uma ambulância extra, tipo USA, localizada na lateral do Pão de Açúcar.

Na quarta-feira (19), o bloco das Muriçocas do Miramar também contará com assistência de três USB instaladas no Antigo Posto 99, na lateral do Pão de Açúcar e no cruzamento da Av. Epitácio Pessoa com a Av. Miguel Sátiro e, uma ambulância extra tipo USA, localizada na lateral do Pão de Açúcar. Além do posto médico instalado no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar.

Na segunda-feira (17) acontece as Muriçoquinhas do Miramar. Acompanhando o bloco o Samu-JP terá uma dupla de motolância e uma ambulância tipo USB. Na sexta-feira (21), no bloco do Cafuçu, duas ambulâncias extras tipo USB estarão instaladas na Praça Dom Adalto, onde acontece o bloco.

Para o Carnaval no Centro Histórico o SAMU disponibilizará uma USB descentralizada para cada bloco. No sábado (22), no Bloquinho no Parque, a Unidade de Suporte Básico estará no Parque da Lagoa. No domingo (23), no Bloco Tome Ladeira, a USB estará localizada na Av. General Osório e, na segunda (24), no bloco Bota pra Descer, a ambulância estará instalada na Casa da Pólvora.

Já para o Carnaval Tradição, que acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro, uma Unidade de Suporte Básico descentralizada estará fixa na Av. Ministro José Américo de Almeida, a Beira Rio.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas