29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baReadequação: Governo anuncia o fim dos atendimentos do Hospital HTOP e pacientes...

Readequação: Governo anuncia o fim dos atendimentos do Hospital HTOP e pacientes são transferidos; entenda

Utilizado para atendimentos clínicos e ambulatoriais, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTOP), localizado em João Pessoa, vai fechar as portas ainda este mês. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros. Atualmente, o prédio funciona como alternativa para ‘desafogar’ outras unidades hospitalares da capital e Região Metropolitana, recebendo pacientes que estão em tratamentos considerados simples. Com a suspensão dos serviços, uma ala será montada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, também na capital paraibana.

O prédio, que é alugado, fica na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, no bairro Tambiá. O custo para o Governo da Paraíba é de R$ 147 mil por mês e o contrato será encerrado nos próximos dias.

De acordo com Geraldo Medeiros, a Secretaria de Saúde tem feito um planejamento para concretizar esta transferência e segundo ele, o prédio não apresenta mais condições de funcionar, destacando um incêndio provocado por um curto circuito ocorrido no último domingo (22).

“Há um tempo estamos avaliando como faremos este processo. 59 pacientes estavam na enfermaria e foram transferidos por causa de um incêndio proveniente de um curto circuito. Alguns internos, que passam por tratamento de baixa complexidade, também serão encaminhados para outras unidades hospitalares”, afirmou.

Nesta sexta-feira (27), acontecerá uma solenidade de entrega das gestões do Hospital Geral de Mamanguape e do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena para o Governo da Paraíba. Com o fim dos contratos com as Organizações Sociais que antes eram responsáveis pelos hospitais, o Estado voltará a gerir as unidades hospitalares. O término das parcerias com as OSs foi anunciado pelo governador João Azcvêdo (sem partido) em entrevista coletiva na segunda-feira (23). Ele tomou a decisão após as denúncias da Operação Calvário, que tem as organizações no foco.

 

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas