30.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baInvestindo no audiovisual, Luciano Cartaxo lança II Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez...

Investindo no audiovisual, Luciano Cartaxo lança II Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez e dá largada na programação de fim de ano

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), lançou, nesta sexta-feira (8), a II Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez, no Hotel Globo, Centro Histórico. O evento integra a programação cultural de fim de ano anunciada essa semana pelo prefeito Luciano Cartaxo, com o objetivo de fortalecer a economia criativa e o turismo da Capital. Este é o maior investimento já feito no audiovisual no município. No total, já foram produzidos pelo Edital Walfredo Rodriguez 45 filmes, entre longas, telefilmes, medias e curtas-metragens, com investimentos de R$ 7.975.000, somando os três editais já lançados.

“O investimento na economia criativa é muito importante para João Pessoa, porque é um caminho para o futuro. O que há de mais moderno e inovador está exatamente dentro desse segmento. Construímos tudo isso com muito diálogo junto das pessoas que fazem cinema na nossa cidade. É uma política cultural que envolve desde o audiovisual ao AnimaCentro, projeto de valorização da arte popular mais longo do Brasil em termos de trabalho realizado permanentemente”, disse o prefeito Luciano Cartaxo durante o lançamento da Mostra Walfredo Rodriguez.

Em sua segunda edição, a Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez homenageia as atrizes paraibanas Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Soia Lira, e será realizada no período de 14 a 17 de novembro, no Ponto de Cem Réis, no Centro Cultural de Mangabeira e no Hotel Globo.

Com uma programação diversificada, a Mostra tem como objetivo apresentar ao público pessoense os filmes produzidos com recursos do Edital Walfredo Rodriguez, da PMJP, com exibições gratuitas no Ponto de Cem Réis e no Centro Cultural de Mangabeira, mas também tem um viés de mercado diante de todas as precarizações que vem acontecendo na cultura, buscando criar oportunidades para o audiovisual local.

“A Prefeitura Municipal de João Pessoa vem investindo um volume significativo de recursos no audiovisual e o resultado são 45 filmes já produzidos nos últimos anos com excelentes resultados na participação em festivais de cinema no Brasil e no exterior. A Mostra representa uma outra fase desta política que é o foco na divulgação e distribuição das obras para além das fronteiras do nosso Estado”, disse o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, acrescentando que João Pessoa está entre as três Capitais que mais investem em cinema no Nordeste.

Durante os quatro dias da Mostra serão exibidos filmes de curta e longa-metragem produzidos com recursos do Edital Walfredo Rodriguez, além de exibições especiais como ‘Sob o Céu Nordestino’, documentário realizado pelo cineasta Walfredo Rodriguez em 1929, e filmes convidados que serão divulgados em breve. Serão exibidos ainda quatro curtas-metragens produzidos nas oficinas ministradas nas Escolas da Rede Municipal, através do projeto “Cinemando nas Escolas”, realizado pela Funjope, além de painéis, mesas, oficinas, pitchings abertos e rodadas de negócios, que acontecerão durante os turnos da manhã e da tarde no Hotel Globo, com especialistas nas áreas de mercado audiovisual nacional e internacional.

Rodolfo de Barros, cineasta, integrante do Fórum do Audiovisual Paraibano, dirigiu o filme ‘A ética das hienas’, obra premiada no Festival de Gramado desse ano. Ele afirma que João Pessoa vive o seu melhor momento no audiovisual. “Em qualquer momento um investimento como esse seria importante, mas, sobretudo agora, quando a gente enfrenta uma perda de recursos, esse aporte se torna vital. Tornou possível a realização, inclusive, de longas-metragens, com uma safra de grandes profissionais que serão vistos pelo público pessoense”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Quinta-feira, 14

Ponto de Cem Réis – Sessão Principal
19h30 – Cerimônia de abertura
20h – Exibição do documentário “Sob o Céu Nordestino”, de Walfredo Rodriguez, com trilha ao vivo da Banda Cinco de Agosto.

20h30 – Exibição do longa “Jackson – Na Batida do Pandeiro”, documentário de Marcus Vilar e Cacá Teixeira.

Centro Cultural Mangabeira – Sessão Paralela
19h30 – Exibição do longa “Jackson – Na Batida do Pandeiro”, documentário de Marcus Vilar e Cacá Teixeira.

Sexta-feira, 15

Hotel Globo
09h às 12h – Painel “Coproduções e Oportunidades Internacionais”, com Marika Kozlovska, Rafael Sampaio, Meire Fernandes e Frederico Lapenda

14h às 17h – Curso “Como Apresentar Você e o Seu Projeto no Mercado”, com Barbara Sturm

Associação Comercial
14h às 17h
Palestra STIC – Profissionalismo no Audiovisual Brasileiro, histórico, cambio tecnológico espaço de atuação hoje, os diversos segmentos, a lei nº 6533, base territorial do STIC, o SICAV, representatividade afirmada na região Nordeste.

CHACRA – PRESIDENTE DO STIC NACIONAL

Ponto de Cem Réis – Sessão Principal
19h30 – Exibição do curta-metragem “A Ética das Hienas”, de Rodolpho de Barros

20h – Exibição do longa “Ambiente Familiar”, de Torquato Joel

Centro Cultural Mangabeira – Sessão Paralela
19h30 – Exibição do curta-metragem “A Ética das Hienas”, de Rodolpho de Barros

20h – Exibição do longa “Ambiente Familiar”, de Torquato Joel

Sábado, 16

Hotel Globo
09h às 12h – Mesa “Estratégias do Cinema para a Resistência”, com Everlane Moraes, Keila Senna, Alfredo Manevy, Ernesto de Carvalho

14h às 15h30 – Mesa Player’s
15h45 às 17h30 – Mesa Player’s

Ponto de Cem Réis – Sessão Principal
19h30 – Exibição do curta “Faixa de Gaza”, de Lúcio César

20h – Exibição do longa “O Que Os Olhos Não Veem…”, de Vânia Perazzo

Centro Cultural Mangabeira – Sessão Paralela
19h30 – Exibição do curta “Faixa de Gaza”, de Lúcio César

20h – Exibição do longa “O Que Os Olhos Não Veem…”, de Vânia Perazzo

Domingo, 17

Associação Comercial
09h às 12h – Pitching aberto

Hotel Globo
14h às 17h – Rodada de Negócios

Ponto de Cem Réis – Sessão Principal
19h30 – Exibição dos curtas do Projeto Cinemando nas Escolas

20h – Homenagem a Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Soia Lira

20h30 – Exibição do longa “PACARRETE”, de Allan Deberton

Centro Cultural Mangabeira – Sessão Paralela
19h30 – Exibição “Filmes da Escola de Cinema do Sertão”

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas