26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baGoverno entrega monumento em homenagem ao Centenário de Jackson do Pandeiro

Governo entrega monumento em homenagem ao Centenário de Jackson do Pandeiro

Para marcar a passagem do centenário do músico paraibano Jackson do Pandeiro, comemorado no último dia 31 de agosto, o Governo da Paraíba entregou ao público, na tarde desta segunda-feira (21), monumento artístico erguido nos jardins da Estação Rodoviária de João Pessoa, no Varadouro, região em que viveu o homenageado, em meados da década de 1940.

Testemunhada por populares e autoridades, a entrega oficial do marco ocorreu em meio à trilha sonora exclusivamente “jacksoniana”, arranjada e executada pela “Patrulha Musical”, composta por músicos da Polícia Militar. Com quase 7m de altura e duas toneladas de peso, a obra, concebida pelo artista plástico Rafael dos Santtos (inspirado em ilustração do xilogravador Jô Oliveira), foi produzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), com curadoria da Comissão Organizadora do Centenário e execução administrativa da Secretaria de Cultura e Chefia de Gabinete do Governador.

Instalado em local de grande fluxo de pessoenses e visitantes, o “pandeirão” atuará como símbolo histórico, com viés turístico, reforçando a estratégia governamental de valorização da cultura paraibana (e nordestina), por meio de estudos e ações proativas em torno dos mestres e das manifestações populares. Adubando raízes, para enrijecer troncos e ampliar safras. Agrupando, numa mesma pauta, ritmos do passado, sonoridades do presente e arranjos do futuro.

Na placa inaugural, contendo breve perfil do homenageado, também podem ser vistas as razões objetivas e intenções subjetivas de tal ação, explícitas no trecho final do texto solene: “Que este marco sirva para zabumbar as lembranças de seu legado, amalgamado a feitos de outros nordestinos fortes, navegantes da nau dos sonhos possíveis. Que a música de Jackson sirva de atalho nas travessias!”.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas