27.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baNeste sábado: PMJP promove Dia D de vacinação contra o sarampo para...

Neste sábado: PMJP promove Dia D de vacinação contra o sarampo para crianças de seis meses até menores de cinco anos

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza, neste sábado (19), o Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo para as crianças de seis meses até menores de cinco anos. Os pais poderão levar seus filhos para tomar a vacina tríplice viral, das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais, Centro Municipal de Imunizações (CMI) e no posto móvel, em parceria com o Rotary Club, na Skate Plaza Manaíra, localizada na Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho.

O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos com o esquema vacinal atrasado e atingir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 95% das crianças de um ano de idade.  “Na rede municipal temos feito orientações aos profissionais das salas de vacina para potencializar a busca ativa e a oferta das vacinas, criando uma barreira epidemiológica para proteger a população”, afirmou Adalberto Fulgêncio, secretário municipal de Saúde.

De acordo com o chefe de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, neste momento, o foco da campanha são as crianças por serem mais vulneráveis às complicações decorrentes do sarampo. “Os pais devem levar seus filhos aos postos de imunização com o cartão de vacina para que um profissional verifique a necessidade da aplicação da dose”, destacou.

Em João Pessoa, são 80 casos notificados da doença. Destes, quatro já foram confirmados para o sarampo. “É necessário a população estar atenta, atualizando o cartão das crianças, visto que já temos casos registrados na Capital”, completou Fernando.

Quem deve tomar a vacina – As crianças de seis meses a 11 meses devem tomar a chamada ‘dose zero’. Com 12 meses, a criança irá tomar a tríplice viral e, com 15 meses, a tetra viral. Crianças até quatro anos 11 meses e 29 dias terão o cartão de vacinação atualizado e será ofertada a vacina conforme a situação encontrada. Caso estejam comprovadas as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada.

Sarampo – Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas com imunodeficiências.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas