26.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baProjetos de paisagismo tornam Capital mais verde e garantem sustentabilidade e preservação...

Projetos de paisagismo tornam Capital mais verde e garantem sustentabilidade e preservação do meio ambiente

Garantir a sustentabilidade, preservar o meio ambiente e tornar João Pessoa cada vez mais verde. São esses os objetivos do projeto ‘João Pessoa Cidade Jardim’, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Um exemplo disto é o que a atual gestão está fazendo nos parques e nas praças públicas. Desde 2013, foram 53 novos espaços de lazer entregues à população. Todos com um projeto de paisagismo que assegura a beleza das áreas verdes da cidade.

É o caso da Praça Heitor Cabral, no Castelo Branco. Nela, é possível encontrar diversos tipos de árvores, como coqueiros, palmeiras, ipês, mangueira e aroeira. O gramado também sempre muito bem cuidado. E detalhe: com a ajuda da população. “Nós temos um grupo aqui nessas quatro ruas próximas que cuida da praça. É um espaço público, mas a população tem que fazer o seu dever, que é o de ajudar e preservar o que é nosso. Sem falar que todo domingo a gente faz o trabalho de recolher o lixo com as crianças da região, o que aumenta a conscientização ambiental delas”, revelou a dona de casa Valdenira Ribeiro, que mora no Castelo Branco há 27 anos.

“Essa Praça Heitor Cabral faz parte da história da minha vida. Desde pequena que moro aqui e, antes, era só um terreno. Depois dessa revitalização que a Prefeitura fez ficou outro nível. Foi uma emoção geral para toda a comunidade. Sem falar nesse paisagismo que ficou lindo. Eu amo verde e faço questão de cuidar de todas as plantas que estão aqui. Só tenho que agradecer ao prefeito Luciano Cartaxo por tudo que ele fez por nós. Deu mais qualidade de vida a todas as pessoas”, complementou Valdenira Ribeiro.

A aposentada Graça de Sousa Freitas mora há mais de 30 anos no Castelo Branco e também fala de sua relação de amor com o espaço público. Todos os dias, ela leva seu cachorro para passear na praça. “Eu venho aqui de manhã logo cedo e no final da tarde. É uma terapia tanto pra mim quanto pra ele. Eu até brinco com as pessoas dizendo que eu moro na rua onde tem a praça mais linda de João Pessoa. Foi um presente do prefeito pra gente e agora é nossa obrigação cuidar bem dela”, disse emocionada.

Praças – Além do paisagismo, a Praça Heitor Cabral passou por uma completa requalificação e ganhou diversos equipamentos como playground para as crianças, Academia para a Terceira Idade (ATI), quadra poliesportiva para a prática de esportes como vôlei e futebol, nova iluminação e passeio completo. O projeto segue o padrão implantado pela atual gestão em todas as praças construídas ou reformadas, para oferecer mais conforto e espaços adequados para os moradores. Este já é o maior programa de parques e praças já realizado na cidade e chegou à marca de 53 novos espaços públicos de lazer entregues, entre novos e reformados.

Paisagismo – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), mantém diversas equipes no setor de paisagismo. A Diretoria de Paisagismo (Dipai) faz serviços de planejamento, execução e manutenção de praças, parques, residenciais, canteiros e avenidas. Além disso, a diretoria é responsável pela execução de poda de árvores.

“Nós temos projetos de paisagismo em todos os bairros de João Pessoa, através das praças, ruas e parques. É um trabalho diário que nossas equipes desempenham com muito zelo. A gente sabe que nossa Capital é conhecida como uma das cidades mais verdes do mundo e isso também contribui para a qualidade de vida da população”, ressaltou Sérgio Chaves, diretor de Paisagismo da Sedurb.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas