27.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaLuciano Cartaxo entrega 66ª creche em novo padrão de qualidade no José...

Luciano Cartaxo entrega 66ª creche em novo padrão de qualidade no José Américo e Capital

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã desta sexta-feira (4), a requalificação do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Laranjeiras, na comunidade Laranjeiras, no bairro José Américo, que atende a mais de 160 crianças de 2 a 5 anos de idade. Um ambiente totalmente renovado levando mais conforto e bem-estar para os alunos e funcionários. Esta é a 66ª creche no novo padrão de qualidade que vem sendo implantado na Capital desde 2013 e, com esta requalificação, a unidade ganha uma turma de berçário a partir do próximo ano. Nestes últimos sete anos, a atual gestão ampliou de 4 mil vagas para mais de 13.500 vagas na Educação Infantil da Capital.

“A infância é o período onde a gente tem a maior capacidade de aprendizado e não podemos permitir que as nossas crianças pulem esta etapa. Nosso investimento na Educação é para agora, mas principalmente para o futuro. E alfabetizar as crianças na idade certa contribui para que o desenvolvimento delas seja melhor nos próximos anos. Esta dedicação com a Educação nos permite acreditar que nossa cidade será ainda muito melhor”, afirmou Luciano Cartaxo.

A unidade de ensino, que possui cinco turmas, ganhou um novo playground para as crianças brincarem, pintura e requalificação visual tornando os espaços mais lúdicos e preparados para a Educação Infantil, manutenção elétrica, hidráulica e retelhamento. “O prefeito Luciano Cartaxo tem um olhar diferenciado e deu prioridade à educação. Agora as crianças de João Pessoa têm esta vivência escolar desde a primeira infância, com os melhores materiais didáticos, brinquedos, cinco refeições diárias balanceadas. E tudo isso se refletirá no futuro da nossa Capital”, afirmou Edilma da Costa Freire.

Durante a entrega, as criança de cinco anos apresentaram uma dança com cordel cujo título foi “Raízes do Nordeste”, do cordelista Juarez Alencar Pereira, e o cordel “O Nordeste é a periferia do Brasil”, do cordelista Jarid Arraes. A creche desenvolve atividades lúdicas com as crianças como visita a Estação Cabo Branco, Centro Histórico, Parque da Lagoa, Praça da Independência e no Novo Parque da Bica. Nas sextas-feiras, o Crei tem um projeto chamado ‘Papo de Sexta’, onde no turno da tarde uma professora faz uma apresentação teatral, de contação de história e karaokê para os alunos.

“Essa creche tem um diferencial. Ela fica colada com Escola Municipal de Tempo Integral Radegundis Feitosa. Com isso, quando a criança de 5 anos sai daqui ela já é imediatamente encaminhada para essa escola permanecendo na mesma região em que já é adaptada”, disse a diretora Janiere Maria de Carvalho Barbosa.

Thais Venâncio, mãe de uma criança matriculada na creche agradeceu pelo suporte dado pela Educação da Capital. “Só tenho a agradecer por este suporte dado pela creche porque me permite estudar e trabalhar enquanto meu filho está sendo bem cuidado”, disse.

Rede de creches – Na mesma região o prefeito Luciano Cartaxo já fez a entrega da requalificação do Crei Maria de Fátima, onde implantou a primeira turma de berçário do bairro e inaugurou também o Crei Gerusa Olinda de Souza, atendendo 80 crianças.

Referência – João Pessoa vem construindo uma educação de referência nacional, o que se torna possível graças aos investimentos e projetos que são pensados a partir da valorização do professor e do respeito às necessidades de cada etapa educativa da criança. Com isso, a Educação Infantil é desenvolvida por uma equipe que reconhece que o espaço da creche cumpre um importante papel educativo e entende que o tempo de permanência na escola precisa ser prazeroso e estimulante.

Nas creches, a criança é acolhida e orientada desde os seus primeiros passos, possibilitando a ampliação de horizontes. É com este olhar que a atual gestão garante uma educação planejada e adequada a cada faixa etária, criando possibilidades das crianças progredirem na jornada escolar. As aulas nas creches acontecem em tempo integral, das 7h às 17h e, neste período, além do ensino, as crianças têm acesso à cinco refeições balanceadas, preparadas com controle nutricional e adequadas à cada idade.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas