25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baDia de Renovar: Comunidade Três Lagoas será renovada neste sábado por meio...

Dia de Renovar: Comunidade Três Lagoas será renovada neste sábado por meio de uma intervenção urbana

O Brasil acompanhará a realização de 1400 ações por todo o país durante este sábado (5) dentro da programação do Dia de Renovar o País. Já em João Pessoa, poderia ocorrer nesse sábado apenas mais uma dentro da vasta programação, contudo, o que era uma tarefa do curso RenovaBR Cidades, se tornou o início de uma mudança efetiva na vida das pessoas da Comunidade Três Lagoas, local que sofreu com as grandes alagamentos no mês de julho e que ainda tenta se recuperar dos prejuízos pessoais e materiais. Mobilização, diálogo e um verdadeiro mutirão transformaram o exercício do curso do Programa Renova BR em uma ação de muitas pessoas e de grande impacto social na capital.

Assim surgiu o projeto, idealizado pelo aluno do curso Renova BR Cidade, Iago Sarinho que somou o apoio do Coletivo Mão na Massa com a necessidade de uma comunidade formada por uma história de luta por dignidade e serviços públicos desde os anos 1960. Em uma região conhecida pelos alagamentos, a comunidade sofreu durante as chuvas de julho com a maior elevação das águas em 25 anos e busca desde então se recuperar e reivindicar uma solução definitiva para o local. Diante disso, a proposta da construção de um espaço coletivo surge como ato de vizibilização e mobilização da comunidade, além da criação de um espaço de convivência, cultura, arte e lazer.

“O objetivo além de somar nesse grande dia de mobilizações e ações por todo o país, era poder realizar algo que tivesse a participação real da comunidade e que pudesse também envolver pessoas de toda a cidade que agora passam a conhecer e estar comprometidas para lutar pela melhoria da qualidade de vidas das pessoas que aqui moram, trabalham e vivem há quase seis décadas”, explicou o jovem de 26 anos.

Assim, definiu-se a proposta de construção de uma estrutura de lazer e que agora já ganhou nome, projeto e muitos voluntários – já são mais de 50 pessoas mobilizadas para participar da ação. A nova Praça Verde das Três Lagoas que será construída nesse sábado, terá mini-anfiteatro, uma área de convivência e a geladeira dos sonhos – uma biblioteca diferente, acessível e divertida -, tudo isso feito com materiais recicláveis, pensando na coleta seletiva e no plantio de mudas no espaço.

A comunidade é a maior apoiadora, desde o projeto, ela se faz presente em todas as etapas, dialogando sobre suas necessidades e desejos para o espaço, se voluntariando também na execução, assim como parceiros que doaram materiais e que estarão no sábado construindo com o Coletivo Mão na Massa a ação que promete ser a primeira de muitas intervenções sociais e urbanas a serem realizadas em João Pessoa.

“Aproveito pra fazer um convite para que mais pessoas participem desse momento contribuindo e fazendo parte da melhoria da nossa cidade, literalmente pondo a mão na massa. Se a gente somar o que temos podemos gerar um impacto muito positivo na vida dessas pessoas e quanto mais gente tiver doando e participando desse momento, melhor será o resultado coletivo para quem participa e para quem vai poder contar daqui em diante com esse espaço”, afirmou Iago.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas