25.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baOAB-PB realiza audiência pública para debater a reforma política, nesta segunda

OAB-PB realiza audiência pública para debater a reforma política, nesta segunda

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar, realizará, no próximo dia 30, audiência pública para debater a reforma política e mudanças no sistema eleitoral.

 

O evento acontecerá no auditório da OAB-PB, das 09h00 às 13h00, e contará com o apoio do Instituto Paraibano de Direito Eleitoral (IDEL-PB), da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE).

 

A presidente da Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar (CDEP) da OAB-PB, Adriana Rodrigues, destaca que a audiência pública abordará temas relevantes, em pauta no Congresso Nacional, e reunirá grandes nomes do direito eleitoral.

 

O primeiro tema abordado na audiência será “O sistema e voto distritais puros ou mistos; e relegitimação democrática da representação política”. O expositor será o conselheiro federal da OAB, Harrison Targino; e o debatedor será o advogado Fábio Andrade.

 

A segunda exposição será “A possibilidade de candidaturas avulsas ou independentes e a desvinculação de candidato a partido político”, comandada pelo Conselheiro Estadual da OAB-PB, Celso Fernandes Junior, e debatedor Marcos Souto Maior Filho.

 

O terceiro tema que será abordado no evento é “A obrigatoriedade de cota de gênero nas eleições e nos partidos políticos como meios possíveis para ampliar a inserção da mulher nos Poderes Legislativo e Executivo”. O advogado Marcelo Weick será o expositor e Arthur Fialho, o debatedor.

 

O advogado Fabio Brito Ferreira comandará a última exposição com o tema “Por uma reforma política democrática e republicana: perspectivas e realidades”. O advogado Delosmar Mendonça será o debatedor.

Confira a programação completa:

A audiência pública abordará temas relevantes e em pauta perante o Congresso Nacional:

Programação: 09:00 – Mesa de Abertura 09:30 – Exposições


Tema 1
: O sistema e voto distritais puros ou mistos e relegitimação democrática da representação política.
Expositor Dr. Harrison Alexandre Targino
Debatedor Dr. Fabio Andrade Medeiros

 

Tema 2: A possibilidade de candidaturas avulsas ou independentes e a desvinculação de candidato a partido político.
Expositor Dr. Celso Fernandes Junior
Debatedor Dr. Marcos Souto Maior Filho

 

Tema 3: A obrigatoriedade de cota de gênero nas eleições e nos partidos políticos como meios possíveis para ampliar a inserção da mulher nos Poderes Legislativo e Executivo.

Expositor Dr. Marcelo Weick Pogliese
Debatedor Dr. Arthur Fialho

 

Tema 4: Por uma reforma política democrática e republicana: perspectivas e realidades.
Expositor Dr. Fabio Brito Ferreira
Debatedor Dr. Delosmar Mendonça Junior

 

11:30 – Debates
13:00 – Encerramento.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas