29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baJoão Azevêdo assegura inclusão do estaleiro de Lucena em portfólio de projetos...

João Azevêdo assegura inclusão do estaleiro de Lucena em portfólio de projetos de interesse do país

O governador João Azevêdo assegurou, nesta quarta-feira (28), em Brasília, a inclusão do estaleiro para reparos navais, no município de Lucena, no portfólio de projetos de interesse do país, após reuniões com os ministros Marcos César Pontes (Ciência e Tecnologia) e Paulo Guedes (Economia) e com o embaixador Norberto Moretti (secretário de Política Comercial e Econômica do Itamaraty). A instalação do estaleiro deve injetar, inicialmente, R$ 3,5 bilhões na economia do Estado e gerar cerca de seis mil empregos.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual fez uma avaliação positiva dos encontros realizados na Capital Federal. “Foram três audiências extremamente produtivas e tivemos a oportunidade de, juntamente com as empresas IMC YY e McQuilling, apresentar um projeto redentor para toda a região e importante para o Brasil. A partir de agora, nós estamos sinalizando para os investidores e para o mundo que essa é uma ação que ultrapassa os limites da Paraíba e tem o interesse do Governo Federal no sentido de fazer com que esse empreendimento saia, definitivamente, do papel e possa surtir os efeitos esperados na economia do Estado, do Nordeste e do país”, pontuou.

O gestor também destacou que as obras para a implantação do estaleiro já devem ser iniciadas no próximo ano. “O projeto já possui licença ambiental e a próxima etapa a ser feita é o detalhamento da parte de engenharia e esperamos que, 24 meses após o início das obras, já tenhamos o primeiro navio a ser reparado em Lucena”, frisou.

Ainda de acordo com o governador, o empreendimento irá viabilizar a implantação de um Distrito Industrial na região. “Um estaleiro como esse faz a recuperação da estrutura macro de um navio, entretanto, nós estamos planejando, em parceria com a prefeitura de Lucena, a instalação de um Distrito Industrial para atrair as empresas que farão o serviço complementar ao trabalho do estaleiro, o que irá gerar muitos empregos”, explicou.

A vice-governadora Lígia Feliciano, o senador Veneziano Vital do Rêgo, os deputados federais Efraim Filho, Hugo Motta e Wilson Santiago, o deputado estadual Trocolli Júnior e o prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro, acompanharam o governador nas agendas em Brasília.

Também estiveram presentes David Saginaw (Diretor Comercial da McQuilling); Chen Yong (presidente da IMC YY), Hailing Wang (diretora da IMC YY), Fernando Faria (vice-presidente da KPMG Brasil); Roberto Braga e Gustavo Braga (representantes da McQuilling na Paraíba)

Ainda participaram dos encontros Marialvo Laureano (secretário da Fazenda); Gilmar Martins (secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão); Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente); Maria Suely Santiago (secretária de Representação Institucional); Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional); Fábio Andrade (procurador-geral do Estado) e Gilmara Temóteo (presidente da Docas).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas