31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPMJP retoma cirurgias de esterilização de cães e gatos após reestruturar centro...

PMJP retoma cirurgias de esterilização de cães e gatos após reestruturar centro nos Bancários

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visitou nesta segunda-feira (26) o novo Centro de Castração de Animais, no bairro dos Bancários, após obras de reestruturação dos espaços e anunciou a retomada das cirurgias de esterilização de cães e gatos. Os procedimentos são realizados de forma gratuita, tendo uma média de 300 cirurgias por mês. A unidade passou por obras de requalificação e se tornou um espaço mais confortável, seguro e adequado para os atendimentos e as cirurgias. Desde 2013, mais de 13 mil animais já foram castrados pelo serviço da Capital.

“Realizamos uma reestruturação das instalações do Centro de Castração para oferecer mais conforto aos animais e atendimento à população. Este serviço é muito importante para o controle populacional de cães e gatos e para a saúde dos bichinhos. A partir de sexta-feira, as pessoas já podem voltar a agendar as consultas para a castração”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O Centro de Castração fica localizado no Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (CVAZ), na avenida principal do bairro dos Bancários. Nestes primeiros dias, serão realizadas as cirurgias que já estavam pré-agendadas e, a partir desta sexta-feira, a população pode voltar a procurar o espaço para agendar a castração do animal de estimação.

Durante este mês, os atendimentos foram suspensos enquanto eram realizadas as obras de reestruturação. “Estávamos com o serviço em funcionamento há sete anos sem interrupções e, neste ano, já tínhamos colocado na programação a manutenção predial, elétrica e da estrutura. Por conta das fortes chuvas atípicas que atingiram nossa cidade, suspendemos os atendimentos para resguardar a segurança dos profissionais e usuários. Agora, com a conclusão das obras, garantimos uma melhor assistência a todos que buscam o serviço”, ressaltou Nilton Guedes, coordenador do CVAZ.

Se realizada por uma clínica particular, a castração pode chegar ao custo de R$ 850, além de consultas, exames e pós-operatório. No espaço público oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), todo o serviço é gratuito. O Centro de Castração é responsável por todas as etapas do atendimento, que inclui avaliação clínica, exames, cirurgia e pós-cirúrgico. O método de castração realizado é o mais indicado e o animal recebe alta no mesmo dia.

Esterilização – De acordo com o gerente do Centro de Zoonoses, a cirurgia de esterilização não é considerada perigosa e os riscos envolvidos são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico.

“Para a realização da esterilização, os animais devem apresentar bom estado de saúde e se submeter há alguns critérios de segurança, como exame de hemograma e triagem clínica, e não estar na fase de amamentação nem no cio”, explicou Nilton Guedes.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas