26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baMais de 250 usuários têm atendimento de transporte de saúde em Santa...

Mais de 250 usuários têm atendimento de transporte de saúde em Santa Rita

Todos os dias, dezenas de pacientes se deslocam de Santa Rita até a capital paraibana para receber algum tipo de assistência em saúde. São pessoas carentes que passam por tratamento renal, oncológico, ou qualquer outro especializado, e solicitam o serviço de transporte disponibilizado pela prefeitura. Por mês, cerca de 250 usuários buscam o atendimento na rede pública ou conveniada ao SUS fora do domicílio através deste serviço oferecido pelo município.

A maioria desses pacientes realiza tratamento no Hospital Napoleão Laureano, Hospital Universitário, clínica-escola da UFPB e do Unipê, FUNAD, APAE e outros centros. Pessoas como dona Zildete Daniel, que precisa do serviço de forma regular. ”O que seria de mim e de muitos se não tivesse esse transporte? Vão nos buscar, nos levar. Me pega em casa, em Marcos Moura, e me deixa no H.U.. E a cada três meses também vou pra o Pedro I. Sempre sou muito bem assistida”, afirmou.

O transporte é feito em automóvel nos casos de consultas e exames de rotina, procedimentos cirúrgicos, tratamentos de reabilitação e hemodiálise. Demandas de urgência e pacientes especiais são transportados nas ambulâncias, e pessoas com deficiência que recebem assistência diária na FUNAD são conduzidas à fundação, com seus respectivos acompanhantes, por meio de ônibus.

“Não é nossa atribuição fazer transporte de pacientes do nosso município para outro situado a menos de 50 km de distância. No entanto, para não deixar a população desassistida, disponibilizamos o transporte para João Pessoa, melhorando a assistência e os cuidados a esses pacientes que tanto precisam”, explicou Maria do Desterro Fernandes, secretária municipal de Saúde, acrescentando que têm prioridade idosos, crianças e adolescentes, portadores de necessidades especiais, de doenças mentais, de transtornos e com síndrome.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar a Secretaria de Saúde com antecedência e apresentar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência, documento de identificação do acompanhante (quando for o caso), agendamento ou declaração da consulta ou procedimento a ser realizado e o laudo médico com a patologia.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas