25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baNovo Parque da Bica recebe instalações de obras artísticas locais e valoriza...

Novo Parque da Bica recebe instalações de obras artísticas locais e valoriza a arte de João Pessoa

A arte criada pela própria natureza agora se mistura com obras de artistas locais. É que no Novo Parque da Bica, inaugurado nesta segunda-feira (5), foram instaladas obras de artes do Celeiro Espaço Criativo e do Centro Cultural de Mangabeira. As instalações fazem parte do processo de intervenção realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que deu uma cara nova ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara, um dos mais visitados locais de lazer e contemplação da natureza da Capital, além de assegurar melhores instalações para os animais, segurança, limpeza e acessibilidade.

A transformação do Novo Parque da Bica começa desde a entrada com um pórtico que simboliza um ‘portal’ para esta nova experiência. A bilheteria, que antes ficava às margens da Avenida Gouveia Nóbrega, ganhou uma nova estrutura mais moderna localizada no final da Rua Sizenando Costa, próximo à área de estacionamento, com vagas para 100 veículos. A mudança permitiu também a adequação da Bica às normas de acessibilidade, com estes espaços em um mesmo nível, e maior controle do acesso ao Parque.

De acordo com Lúcia Franca, curadora do Celeiro Espaço Criativo, o público poderá apreciar, além da natureza, as obras de artistas pessoenses. “Nas paredes, a gente preparou uma linda grafitagem de orquídeas, feita pelo professor do Celeiro, Willian Macedo, para deixar o orquidário mais belo e com mais vida. Já em outro espaço, foi montado o trabalho do artista e professor do Centro Cultural de Mangabeira, Jandy Rocha, que, com certeza, traz uma bela mensagem para os visitantes”, disse.

Já para o artista plástico, Jandy Rocha, essa é uma oportunidade de expor seu trabalho em um dos locais mais importantes da cidade. “Como diz a música, o artista tem que estar onde o povo está. Então, estamos trazendo uma obra que representa o véu de Maria e outras que são feitas de material de jornal, que traz a mensagem da imprensa e suas ideias. Além disso, temos uma outra peça que tem cabeça de um boi, que traz uma representação do povo, da boiada”, explicou.

No local, foram instaladas várias fotografias de animais, que estão expostas no Espaço de Educação Ambiental. Logo em frente, estão expostas as obras do artista Jandy Rocha, que traz várias aranhas feitas de material de jornal e uma peça com cabeça de boi. Ao lado da OCA, foi feita uma pintura na parede do orquidário. Em outros espaços espalhados pelo Novo Parque da Bica, então obras selecionadas pelo arquiteto Marcos Santana, que selecionou diversos animais, como o macaco, o jacaré e o elefante.

Segundo Pricila Camboim, diretora de eventos do Parque da Lagoa, o Espaço de Educação Ambiental vai receber diversas exposições de fotografia, tornando o local um espaço para arte e cultura. “Esse será um museu fotográfico e vamos abrigar várias fotos, trazendo também, já para o dia das crianças, fotografias de crianças. Então, é assim que vamos oferecer uma nova Bica para a população, com muita arte, cultura e lazer”, disse.

Trilhas – O Parque ganhou três novas trilhas ecológicas: a Trilha das Águas, a Trilha Sensorial e a EcoTrilha. Na primeira, o visitante caminha descalço dentro de um córrego, sentindo a energia da natureza correndo pelos pés; a segunda, o visitante realiza vendado, tocando na vegetação nativa e trabalhando os demais sentidos do corpo durante o trajeto; a terceira trilha é a maior de todas e dá a volta em toda a botânica do parque, uma forma do visitante simbolicamente abraçar a natureza que está no entorno.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas