29.4 C
João Pessoa
InícioParaí­baCartaxo autoriza obras da Eco Praça no Jardim Oceania e PMJP estimula...

Cartaxo autoriza obras da Eco Praça no Jardim Oceania e PMJP estimula ações de sustentabilidade e conscientização ambiental

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, autorizou, na manhã deste domingo (4), o início das obras de construção da primeira Eco Praça da Capital, no bairro Jardim Oceania. Em comemoração aos 434 anos de aniversário da cidade, comemorado nesta segunda-feira (5), a atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dá mais um passo no processo de transformação da Capital paraibana em um espaço moderno e sustentável. Com investimento de R$ 429.966,06, a Eco Praça Jardim Oceania tem um projeto arquitetônico que visa a valorização dos recursos naturais e estimula a conscientização da população para a preservação ambiental.

“Ficamos muito felizes de, às vésperas do aniversário de João Pessoa, estarmos autorizando a construção de mais uma praça que tem um grande diferencial e simbologia dentro daquilo que nós pensamos, planejamos e estamos executando na cidade para torná-la um espaço mais sustentável e moderno. Esta obra é pioneira, pensada a partir de um movimento cultural, ambiental e de cidadania da própria comunidade e, com certeza, estimulará o processo de consciência ambiental, fundamental para nossa João Pessoa e todo o mundo”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

Além de seguir o padrão de todas as praças construídas pela atual gestão, contando com Academia da Terceira Idade (ATI), Playground, áreas de convivência, dotados de acessibilidade, o diferencial da Eco Praça Jardim Oceania é que ela também conta com coreto, Ecoteca, área para cães, horta comunitária, área para o plantio de novas árvores, núcleo de compostagem, será adaptada para a captação de energia solr para garantir sua própria iluminação, os brinquedos serão construídos com madeira de reflorestamento, e terá o aproveitamento de um poço artesiano para suprir a necessidade de água para o cultivo das árvores frutíferas, plantas ornamentais e da horta comunitária.

O investimento será de R$ 429.966,06 e o equipamento será instalado no Bairro Jardim Oceania, na Avenida Campos Sales. A Eco Praça surgiu a partir de uma ação da própria comunidade que buscou alternativas para uma área que servia apenas para o despejo de lixo domiciliar e entulhos da construção civil. Após diálogo com o Orçamento Participativo (OP) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da PMJP, a iniciativa da Eco Praça, que já contava com a horta de plantas medicinais e avançava com ações educativas e outras atividades, ganhou também um projeto arquitetônico colaborativo desenvolvido entre técnicos da gestão municipal e a comunidade.

“O projeto nasceu de um sonho da comunidade, nos reunimos, criamos uma Associação e realizamos oficinas para saber o que cada morador pensava para esta praça. E com a participação da Prefeitura, que abraçou este projeto através do Orçamento Participativo, nós ampliamos a ideia da Eco Praça, adequamos ela às normas do munícipio e incorporamos mais equipamentos valorizando as sugestões e demandas da comunidade para inovar em sustentabilidade ambiental”, disse Madrilena Feitosa, da Associação dos Moradores da Eco Praça.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas