25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baOrçamento Participativo lança mais uma ferramenta para estreitar relação entre população e...

Orçamento Participativo lança mais uma ferramenta para estreitar relação entre população e PMJP

Mais uma linha direta entre a população e a gestão municipal, onde possibilita estreitar a relação do poder público e a comunidade. Este é o objetivo do ‘OP Temático’, nova ferramenta lançada pela Secretaria Executiva do Orçamento Participativo na noite desta terça-feira (7). A reunião entre os moradores da 12ª Região e representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) aconteceu na Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato, no Gervásio Maia.

De acordo com o secretário do OP, Francisco José das Chagas, o ‘OP Temático’, criado este ano, é mais um canal de diálogo entre a gestão municipal e a população. “O OP Temático visa discutir um tema específico eleito pelos moradores nas reuniões ordinárias, de maneira que possamos discutir de forma mais detalhada e aprofundada, já que nas plenárias envolvemos todos os temas relacionados à Prefeitura Municipal de João Pessoa”, afirmou.

O secretário ainda frisou que o ‘OP Temático’ vai passar por todas as regiões de participação popular. “São várias reuniões ou mini plenárias, que vão passar pelas 14 regiões. Estes encontros podem acontecer com o número de 50 a 100 pessoas, de maneira que a gente tenha um controle participativo, para que possamos perceber os avanços da gestão, tanto no que está acontecendo, quanto no que irá acontecer. Tudo isso escutando a população”, ressaltou Francisco José.

A 12ª Região contempla os bairros Gramame, Engenho Velho, Ponta de Gramame, Colinas do Sul I e II, Gervásio Maia. Além do Conjunto Marinês, Residencial Gervásio Maia, Vista Alegre, Irmã Dulce, Jardim das Colinas e Conjunto 410. O tema escolhido pelos moradores foi Desenvolvimento Urbano. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foi representada pelo diretor de Serviços Urbanos, Joubert Fonseca.

Para a comerciante Rosângela Amaro, é importante que os representantes da Prefeitura possam ouvir as demandas da população. “A gente veio para uma reunião há duas semanas para escolher um tema específico de uma Secretaria. Dentre as secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, nós escolhemos a Sedurb, principalmente por causa da nossa feira aqui do Colinas, que está precisando de um ordenamento por parte da Prefeitura, para que a gente possa trabalhar melhor. Tenho certeza que eles vão nos ouvir”, disse.

A artesã Aparecida Gomes também trabalha há cerca de um ano na feira instalada próximo ao Residencial Vista Alegre. “A gente precisa de emprego e renda, por isso, a gente anseia tanto para que nossa feira seja regularizada. Vamos pedir também a construção de um mercado público, que tenho certeza vai gerar mais oportunidade para os pais de família e desenvolvimento para toda essa região”, complementou.

Orçamento Participativo – O Orçamento Participativo ajuda na elaboração e implementação das peças orçamentárias: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Plurianual (PPA). Anualmente, são realizados os Ciclos do OP, que percorrem as 14 regiões de João Pessoa (compostas pelos bairros e comunidades). Em quatro anos, mais de 120 obras já foram atendidas pela Prefeitura de João Pessoa, nas mais diversas áreas, como Educação, Infraestrutura e Habitação.

‘OP Temático’ – Para conferir o calendário completo do ‘OP Temático’ 2019, clique no link:http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/op/calendario-do-op-tematico/

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas