26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baRicardo e representantes de institutos que apoiam a educação discutem resultados das...

Ricardo e representantes de institutos que apoiam a educação discutem resultados das Escolas Cidadãs Integrais

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, nesta quinta-feira (6), na Granja Santana, com representantes do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Instituto Sonho Grande (ISG) e Instituto Natura, que vêm apoiando as Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Durante o encontro, foi apresentado ao governador uma breve avaliação da implantação desse modelo de ensino e as perspectivas para o próximo ano.

As Escolas Cidadãs Integrais funcionam em tempo integral com um currículo formado por disciplinas da base comum curricular, disciplinas da parte diversificada e disciplinas da base profissional (técnica), no caso das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT). “Hoje temos 100 escolas nesse modelo e no próximo ano serão 153. As Escolas Integrais estão gerando bons resultados, promovendo o protagonismo juvenil e deixando o ambiente escolar cheio de ânimo”, comentou o governadorRicardo Coutinho, acrescentando que “a melhoria na educação é visível e a ideia é expandir e avançar ainda mais”

De acordo com o secretário da Educação, Aléssio Trindade, as Escolas Cidadãs Integrais obtiveram resultados muito positivos e estão integradas com a realidade social, formando jovens capazes de enfrentar os desafios da vida. “Esse modelo de ensino trouxe bons resultados. Para termos uma ideia, uma pesquisa de um dos institutos conseguiu ver que o trabalho na implantação de um ano das escolas integrais correspondeu ao avanço equivalente a três anos de aprendizagem do aluno comparado ao ensino regular. No próximo ano, o ensino integral se expandirá, ofertando mais oportunidades para os jovens”, comentou.

Os Institutos ICE, ISG e Natura atuam na capacitação da equipe técnica da Secretaria de Educação e também no uso de estratégias de monitoramento e de supervisão, para que a Secretaria possa estar sempre próxima das escolas, proporcionando melhores condições de funcionamento do ambiente escolar.

O representante do ICE, Marcos Magalhães, garantiu que em 2019 os institutos continuarão realizando o acompanhamento e dando apoio às Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. “Nós atuamos em vários estados do Brasil e, atualmente, a Paraíba é o local que mais vem avançando em relação às escolas integrais. Parabenizo o estado pela iniciativa de ampliar o número de Escolas Cidadãs Integrais, sendo que no próximo ano 35% da rede estará funcionando neste modelo de ensino”, observou.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas