31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSedurb e Guarda Municipal anunciam 150 homens para a segurança na Romaria...

Sedurb e Guarda Municipal anunciam 150 homens para a segurança na Romaria da Penha

Pensando em garantir a segurança e o conforto de quem vai a Romaria da Penha no próximo sábado (24), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) já elaborou um esquema especial para o evento religioso. A 255ª Romaria da Penha vai contar com a fiscalização de pelo menos 150 homens, em um trabalho que vai ter início já na sexta-feira (23).

O Núcleo de Cadastro de Áreas Públicas da Sedurb (Nucad) cadastrou 80 comerciantes informais, entre vendedores fixos e ambulantes, para trabalhar no evento. Essas pessoas deverão seguir as normas de segurança estabelecidas pela PMJP. Um total de 50 agentes de controle urbano irão fiscalizar as atividades desses comerciantes, desde a sexta-feira, e vão garanti que, até às 18h do domingo, as estruturas fixas já terão sido removidas do local devidamente autorizado pela PMJP.

“Já no dia 23 nossos agentes estarão acompanhando a montagem das estruturas fixas no percurso e na Penha, para garantir que estão trabalhando dentro do que foi estabelecido no edital. Qualquer irregularidade encontrada, os agentes tomarão as medidas cabíveis. Todos os vendedores já estão orientados quanto ao prazo para desmontagem das barracas e demais normas de segurança”, destaca João Furtado, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Recomendações – Assim como nos anos anteriores, seguindo a recomendação da Arquidiocese, não será permitida a comercialização de bebidas alcoólicas no percurso. Também está proibida a venda de produtos em garrafas de vidro. Ainda conforme orientação da Arquidiocese, não será permitida a montagem de barracas no campo onde ocorre a missa no final da Romaria. “Foi um pedido da igreja católica e, visando à segurança do evento, que conta com participação de um grande número de pessoas, inclusive idosos e crianças, nós vamos autorizar a montagem de barracas de lanche em um dos lados da Avenida Nossa Senhora da Penha, mas longe da entrada do campo”, explica João Furtado.

Guarda Municipal – A Semusb, por meio da Guarda Municipal, está disponibilizando pelo menos 100 homens para trabalhar no evento. A partir das 15h30 do sábado já estarão em atividade, dando suporte na concentração de fiéis no entorno da Igreja de Lourdes, em Jaguaribe. Além disso, a Guarda vai atuar com postos fixos em pontos estratégicos do percurso e com motopatrulhamento durante a Romaria. “Estaremos ainda com cinco caminhonetes distribuídas em locais de maior concentração de romeiros. Uma estará na Santinha da Avenida Pedro II, outra Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Praça da Paz, no contorno do Mangabeira Shopping e em frente ao Santuário da Penha, além de um Posto de Operação Policial (POP), instalado no campo da Penha, para monitorar a área da missa campal”, explica José Severino Figueiredo, comandante da Guarda.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas