25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baProfissionais recebem treinamento para inserção do DIU na Atenção Básica em Santa...

Profissionais recebem treinamento para inserção do DIU na Atenção Básica em Santa Rita

A Secretaria de Saúde de Santa Rita conseguiu uma parceria importante com a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba e a Universidade Federal da Paraíba para realizar no município uma capacitação que envolve médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre a inserção do método contraceptivo DIU na Atenção Básica.
O projeto treinou os profissionais que vão servir como referência na realização do procedimento a ser disponibilizado no município. Eles já passaram pelo treinamento teórico através de oficina e de simpósio e, desta vez, tiveram aula prática, que aconteceu na unidade de saúde Barão do Abiay, em Várzea Nova.
Dez mulheres, referenciadas por médicos dos PSFs, foram as primeiras atendidas. O método potencializa o planejamento familiar através de um dispositivo intra-uterino contraceptivo. Em breve, o serviço estará disponível na rede básica municipal e beneficiará usuárias como Ligia Pereira, moradora de Marcos Moura, que participou do projeto e sonhava em realizar o procedimento. “Tenho três filhos e desde que fiz o parto fui aconselhada pela minha médica a colocar o DIU para evitar mais filhos. Só que é um método caro e só agora pude realizar, de forma gratuita”, comemorou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas