29.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaEntrega de portarias aos 20 primeiros servidores de carreira da CGM reúne...

Entrega de portarias aos 20 primeiros servidores de carreira da CGM reúne CGU, MPPB, Focco, TCE, OAB e PF

A entrega das portarias aos 20 primeiros servidores de carreira da Controladoria Geral do Município (CGM) pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, na manhã desta terça-feira (18), foi marcada pela presença dos representantes dos órgãos parceiros da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no controle e boa aplicação dos recursos públicos e na transparência da gestão municipal. O concurso da CGM foi o primeiro da história do órgão e marca a reestruturação da carreira responsável pela missão de estabelecer ações preventivas no combate à corrupção e à improbidade administrativa.

Representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ordem de Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) e Polícia Federal (PF) prestigiaram a solenidade que formalizou a contratação dos aprovados no concurso para as vagas de auditor de controle interno e nas áreas de tecnologia e técnico de controle interno.

“A Prefeitura tem investido muito no concurso público, é a gestão que mais tem realizado concurso na Capital e numa área essencial que envolve a transparência e o controle interno. Estamos reestruturando completamente a Controladoria, o que permite hoje criar a carreira de controlador e isso demonstra nosso compromisso com o combate à corrupção. Poucas cidades no Brasil têm investido tanto no controle interno, na organização e reestruturação das prefeituras como estamos fazendo aqui. Corrupção a gente combate com ações concretas como esta, dando posse a estes profissionais”, afirmou Luciano Cartaxo.

A formalização das portarias dos 20 aprovados conforme número de vagas do edital segue a tendência da atual gestão que convoca todos os aprovados seguindo a previsão de abertura do concurso para assumirem suas vagas de direito. Para o concurso da CGM, a PMJP ofereceu 10 vagas de nível superior e 10 vagas de nível médio. Das dez vagas previstas para o cargo de auditor, sete delas são para área de auditoria geral, sendo uma para pessoa com deficiência física. Ainda foram oferecidas duas vagas na área de auditoria na especialidade infraestrutura e outra na área de tecnologia da informação. Os cargos técnicos de nível médio auxiliarão os auditores.

Exemplo – O representante do Ministério Público da Paraíba e do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção, promotor Leonardo Quintans, afirmou que a PMJP dá o exemplo e mostra aos demais municípios do Estado que é possível fazer controle interno e combater a corrupção na administração pública. “Este é o momento histórico da verdadeira formação da Controladoria Geral do Município, uma bandeira que o Focco abraçou neste ano de 2018. A formação destas estruturas profissionais traz para a administração pública mais integridade, mais continuidade e segurança. E estes profissionais têm a grande missão de fazer de João Pessoa um espelho que vai refletir um bom controle interno, uma formação de controladorias em todo o Estado”, afirmou.

Para o superintendente regional da CGU na Paraíba, Gabriel Aragão, a atual gestão da Capital mostra que se combate a crise com excelência. “É dessa forma que se combate crise, com melhoria dos serviços, com a mudança do olhar. E esta é a grande missão da Controladoria. Estes servidores não têm uma missão fácil, mas que vai ajudar bastante o município. A Prefeitura dá um grande passo e por isso parabenizo esta gestão por estruturar a CGM que, com certeza, dará muitas melhorias e grandes realizações para a gestão do município”, comentou.

Marco civilizatório – O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, também elogiou a iniciativa da atual gestão e destacou que a Prefeitura alcança um novo marco civilizatório com a conquista do quadro efetivo da CGM. “Que agora com este novo quadro de auditores, possamos fazer ainda mais com que a transparência das verbas públicas e o controle racional otimizado das verbas públicas possa ser respeitado. Hoje eu louvo o município de João Pessoa por esta importante conquista que orgulha quem ama esta cidade. A Capital está sendo premiada por este quadro efetivo de pessoas que vão controlar os destinos da verba pública em nosso município”, disse.

A solenidade contou ainda com as presenças do Controlador Geral do Município, Severino Queiroz; o procurador Geral, Adelmar Azevedo; o secretário da Transparência, Ubiratan Pereira e o ouvidor-geral, Benilton Lucena. Representando a Polícia Federal, compareceu o delegado Rômulo Teixeira, e o auditor de contas, Raimar Redoval de Melo, representou o TCE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas