29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baMPF reúne Funasa, Cagepa, Energisa e prefeitura para solucionar problema de esgoto...

MPF reúne Funasa, Cagepa, Energisa e prefeitura para solucionar problema de esgoto em Monteiro

Foi realizada nesta quinta-feira, 10 de maio, na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Monteiro (PB), reunião com representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Energisa e Prefeitura Municipal de Monteiro, com o objetivo de solucionar problemas de esgotamento na cidade.

Por falta de ligação de energia na estação elevatória 4 do município, a mesma encontra-se com dejetos transbordando, provocando poluição atmosférica e inclusive com o vazamento de esgoto escoando em direção ao canal da transposição do rio São Francisco.

Após a reunião, ficou acordado que no próximo dia 17, às 9 horas, na sede do MPF em João Pessoa, será firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Monteiro e a Cagepa, a fim de que seja entregue para a companhia de água a estação final de tratamento de esgoto da cidade. Com a assinatura do TAC, a prefeitura se responsabiliza por eventuais falhas constatadas na execução das obras da etapa do sistema de esgotamento sanitário que estava sob seu encargo.

Ainda como encaminhamento, ficou decidido que a Prefeitura de Monteiro encaminhará para a Energisa um cronograma de execução de todas as obras complementares relativas ao esgotamento sanitário, previstas no Projeto de Integração do São Francisco (Pisf), que vão precisar de ligação de energia, a fim de que a empresa possa se planejar para as ligações que ainda estão por vir.

Por fim, ficou definido que a Funasa solicitará à Energisa a ligação de energia para funcionamento dos elementos da terceira etapa do sistema de esgotamento de Monteiro, também prevista no Pisf.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas