29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPorto de Cabedelo já conta com uma das sinalizações náuticas mais modernas...

Porto de Cabedelo já conta com uma das sinalizações náuticas mais modernas do país

O Porto de Cabedelo vai terminar o ano de 2017 já contando com uma das mais modernas sinalizações náuticas dos portos brasileiros. Isto porque já estão em funcionamento as 17 novas boias sinalizadoras do canal de acesso, que vão permitir a atracação de navios no período noturno, restrição que existia há mais de 10 anos.

Com investimento de R$ 2,9 milhões, recursos fruto de convênio com o Governo Federal, as novas boias foram instaladas em cinco meses e vão gerar economia ao Porto por conta da manutenção, que será menor que os antigos equipamentos.

As modernas boias são de polietileno rotomoldado com espuma expandida. Elas são mais leves que as boias antigas e contam com um sistema que dificulta que elas afundem. Além disso, o equipamento tem boa resistência a impactos, variações climáticas e incidência de raios solares.

Já as lanternas dessas novas boias são as mais modernas de todos os portos do país, pois utiliza a tecnologia led. Elas são alimentadas por painéis solares e contam com ótica revolucionária, ideal para demarcação de vias navegáveis.

Também foram trocados os blocos de concreto que servem para fundear o equipamento e são conhecidos como poitas. Eles têm entre 2 mil e 3 mil quilos e são ligados às boias através do material de fundeio, composto por correntes, anilhas, manilhas e torneis.

As antigas boias eram de ferro, o que proporcionava uma maior oxidação e uma manutenção mais frequente. Elas eram dotadas de lâmpadas incandescentes, com filtro de luz para refletir a cor da boia, e alimentadas por três baterias estacionárias.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas