Nonato diz achar ‘estranho’ Cartaxo ganhar todas as decisões da propaganda justamente quando Cida cresce nas pesquisas

0
671
????????????????????????????????????

O vice-prefeito de João Pessoa e presidente estadual do PPS, Nonato Bandeira, disse que é, no mínimo estranho, o atual prefeito e candidato à reeleição Luciano Cartaxo (PSD) ter ganho praticamente todos os pedidos que fez ao juiz da propaganda eleitoral, enquanto que a candidata Cida Ramos (PSB) teve “o seu Guia mutilado, as inserções suspensas e nenhum direito de resposta concedido no Guia do opositor, mesmo apresentando provas documentais de que o prefeito está infringindo a lei”.

As perdas de espaços seguidos determinados pelo juiz da propaganda no Guia de Cida Ramos, candidata apoiada por Bandeira e pelo seu partido, ocorre, segundo ele, justamente no momento de maior crescimento nas pesquisas quanti e na oscilação negativa do atual prefeito. “Também nas pesquisas Quali que avaliam os Guias que tive acesso, os programas de Cida dão um banho nos de Cartaxo, considerados burocráticos e sem alma”.

Na avaliação do vice prefeito, que também é jornalista, a retirada das últimas inserções de Cida Ramos são totalmente absurdas e infundadas. “O que foi veiculado são declarações de viva voz do candidato a vice-prefeito Manoel Junior contra Luciano Cartaxo, acusando-o de desviar R$ 10 milhões das obras da Lagoa, de acordo como relatório da CGU e do Ministério Público Federal. Não houve trucagem nem transcrição das suas próprias palavras e, simplesmente, o juiz interpretou que Manoel fez a declaração quando ele ainda não era vice de Cartaxo. E daí? As palavras são reais e não voltam no tempo. Não cabe a ele decidir isso. Cabe ao eleitor julgar se houve incoerência ou se ele falou quando era opositor e isso seria natural na política”, afirmou.

O caso do nepotismo é outro dos absurdos apontados pelo atual vice-prefeito. “Cartaxo nomeou vários parentes para a Prefeitura, desrespeitando a lei do nepotismo. Inclusive sua própria irmã, que foi chamada por ele, depois de passar em 33 º lugar em um concurso feito por Luciano Agra, que só previa dez vagas. As provas foram apresentadas à justiça. Já Cartaxo acusou Cida Ramos de nomear a irmã para o Estado, sem prova nenhuma, pois ela não tem poder para nomear ninguém e sequer pediu para Ricardo nomear, pois descobriu-se depois que quem nomeou foi Cassio Cunha Lima, aliado de Cartaxo. Mesmo assim, o juiz da propaganda negou direito de resposta a Cida Ramos”.

A situação chegou a tal ponto, segundo Bandeira, que até a comparação do ritmo da atual gestão a uma lesma foi interpretado pelo juiz da propaganda como pejorativo. “Quer dizer que Manoel Junior ataca Cida Ramos e o governador Ricardo Coutinho, que nem candidato é, todos os dias nas inserções de Cartaxo e essas propagandas são mantidas e não se concede um único direito de resposta? Agora, comparar o ritmo da gestão a uma lesma não pode? Mas é isso que boa parte da população acha. O prefeito tem o seu Guia, bem maior do que o de Cida Ramos, para dizer o contrário e mostrar serviço”, definiu o vice-prefeito.

Decisão da justiça – Nonato Bandeira disse que desde quando exercia o jornalismo questionava esse dogma de que decisão da justiça não se discute, se cumpre. “Isso foi coisa que a Ditadura implantou de um modo geral para não ser questionada. Como ela também controlava o Judiciário, não se opor às decisões de seus magistrados era não confrontar-se também ao próprio regime de exceção.

“Estamos em uma democracia plena e decisão da justiça se cumpre, recorre- se e, se for o caso, também se discute. Ora, se até a decisão do ministro do Supremo Ricardo Lewandovsky em fatiar a votação na sessão do impeachment foi questionada, por que não podemos questionar as decisões que estão sendo tomadas pelo eminente juiz da propaganda, o senhor José Ramos Ferreira”, indaga Bandeira.

Sobre o fato de o juiz responsável pela propaganda ser o marido da deputada Daniela Ribeiro (PP), Nonato Bandeira disse que não entrava no mérito da questão, apesar de toda a Paraíba saber que a deputada faz oposição firme ao governado Ricardo Coutinho e que ela está participando ativamente da campanha do prefeito Luciano Cartaxo, cujo partido, o PP, integra a coligação situacionista e tem inúmeros cargos na Prefeitura de João Pessoa.

“Essa é uma decisão de foro íntimo de cada um. Não me cabe julgar. O que posso afirmar é que se minha esposa estivesse participando de um pleito eleitoral abraçando uma candidatura eu jamais me sentiria a vontade para atuar como magistrado nesse mesmo pleito. Mas cada um tem sua forma de pensar e creio que o ilustre juiz tem o claro discernimento de suas funções, até porque foi designado para esta tarefa pelos seus superiores”, disse Nonato Bandeira.

Assessoria PPS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui