30.6 C
João Pessoa
InícioGeralSAÚDE: Ortotrauma promove assistência humanizada aos pacientes

SAÚDE: Ortotrauma promove assistência humanizada aos pacientes

Profissionais e voluntários do Grupo de Humanização do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity – Ortotrauma estão desenvolvendo uma série de atividades voltadas ao pacientes internados na enfermaria pediátrica do hospital, como a customização do ambiente com pinturas.

A customização do ambiente é coordenada pela assistente social do hospital e integrante do Grupo, Fernanda Vasconcelos, e as pinturas estão sendo feitas pela artista plástica e voluntária no Grupo, Sorana Kesselring.

De acordo com Fernanda Vasconcelos, a ideia de customizar a enfermaria pediátrica ajuda na recuperação das crianças. “Ao fazer as pinturas nas paredes estamos mudando o ambiente em que as crianças vão enxergar, vai deixar de ser aquela coisa muito branca com cara de hospital e passa a ser algo diferente, colorido, com desenhos e esse ambiente colorido é muito mais favorável para o bem estar das crianças e facilita na recuperação e na mudança do humor delas”, explica a assistente social.

Paulo Alves, 13 anos, aguarda a cirurgia e enquanto isso participa das atividades de pintura, auxiliando e dando ideias do que fazer no ambiente. “Eu gostei bastante do que estão fazendo, está ficando um ambiente diferente, mais colorido e bonito e é legal que eu estou podendo participar da pintura também”, comenta o estudante.

Para a mãe de Paulo, Edna Maria, as atividades que estão sendo desenvolvidas estão contribuindo para a melhora do filho. “É fácil ver a melhora dele só por estar em um ambiente que mesmo dentro de um hospital é diferente, não é só a parte física, mas o cuidado e a preocupação que eles têm com os pacientes, principalmente as crianças, é algo muito interessante”, comenta a empregada doméstica.

As tintas utilizadas na pintura das paredes não são tóxicas nem possuem cheiro. Além da customização do ambiente também está sendo implantada uma brinquedoteca e um espaço de leitura voltado aos pacientes.

Grupo de Humanização – Criar um ambiente diferente e acolhedor para minimizar o estresse causado por uma internação. Esse é o objetivo do Grupo de Humanização do Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity, o Ortotrauma, que com uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros desenvolve atividades voltadas aos pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde que trabalham no hospital.

Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Buriti (Ortotrauma) –Referência em ortotraumatologia, o Ortotrauma, entre urgência e emergência, realiza mensalmente, mais de 12 mil atendimentos médicos e cerca de 10 mil exames laboratoriais. A Unidade Hospitalar também realiza exames mais complexos a exemplo da endoscopia e colonoscopia. Atende tanto a área Metropolitana de João Pessoa, como diversos municípios de todo Estados de forma regulada e pactuada.

O Complexo Hospitalar tem um total de 175 leitos, sendo 119 de cirurgia de ortopedia e traumatologia, oito de isolamento, 30 de clínica geral, oito de UTI, 10 de psiquiatria e 10 para as áreas cirúrgicas, diagnose e terapêutica. A Unidade atende urgências e emergências em clínica médica, traumatologia, cirurgia geral e realiza cirurgias eletivas em traumatologia e ortopedia, urgências pediátricas  em traumatologia.

Pacientes com fraturas e cirurgias de lesões crônicas do sistema osteoarticular, a exemplo de traumas na mão, punho, antebraço, braço, cotovelo e tíbia, são tratados no Ortotrauma. Caso haja suspeita de problemas neurológicos e lesões vasculares, o paciente deve ser encaminhado para o Hospital de Trauma, do Estado.

O Ortotrauma ainda oferece outros serviços de saúde à população. Referência no tratamento da dor crônica no Nordeste, o Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) oferece aos pacientes com dificuldade de locomoção, várias especialidades em um mesmo lugar.  As pessoas com transtornos mentais também podem ser atendidas no Ortotrauma. O Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm) disponibiliza atendimento 24 horas para pessoas que necessitam de tratamento da saúde mental e dependentes químicos.

PautaPB com Assessoria

 

Auto Pauta
Auto Pauta
A coluna AUTO PAUTA é assinada por GEORGE MEDEIROS - jornalista e radialista profissional, bacharel em comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em rádio, assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas