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Adriano Galdino visita reforma de escola em Guarabira e parabeniza Governo do Estado por investimentos na Educação

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O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, visitou, nesta segunda-feira (30) a reforma que vem sendo realizada pelo Governo do Estado na Colégio Estadual Professor José Soares de Carvalho. Acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Bandeira, e do ex-presidente da Ordem dos Advogados de Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Antônio Teotônio, Galdino comemorou as melhorias feitas na escola e parabenizou o governador João Azevêdo pelos investimentos realizados na Educação.

Em visita ao Brejo paraibano, o presidente destacou o novo tempo vivido pelo Poder Legislativo paraibano que busca, cada vez mais, estar próximo à população, prestando contas dos trabalhos realizados e ouvindo demanda dos paraibanos. “Estamos aqui para tratar de assuntos sobre Guarabira e região, prestando contas do nosso trabalho, como presidente da Assembleia, como deputado e, acima de tudo, conversando com o povo para que possamos ter um mandato popular, de acordo com os anseios do povo paraibano”, declarou Adriano Galdino.

O chefe do legislativo estadual fez elogios ao empenho do governador João Azevêdo em reformar uma importante escola para a cidade de Guarabira. Segundo ele, a ação demonstra a preocupação que o Poder Executivo tem com a educação. “Considero a educação uma ferramenta indispensável, principal e pioneira para que as pessoas possam melhorar e conquista seu espaço na vida”, argumentou o presidente.

Adriano Galdino ressaltou a importância de visitar o município de Guarabira para conversar com lideranças políticas, assim como o presidente da Câmara Municipal Marcelo Bandeira, para conhecer as necessidades da região e, através do parlamento estadual, apresentar propostas de melhorias. “Temos conversado bastante sobre Guarabira, sobre seus problemas e soluções. Tem sido muito proveitoso para que possamos, cada vez mais, juntar forças, unir a classe política em defesa da região e de Guarabira de maneira especial”, pontuou Galdino.

01Em entrevista à Rádio Cultura, de Guarabira, o presidente Adriano Galdino lembrou que o município é muito bem representado na Assembleia pela deputada Camila Toscano e Raniery Paulino. Para o presidente, ambos atuam com responsabilidade e dedicação, não só a Guarabira, mas a toda região. “Tenho procurado ouvi-los e aprender com eles. O próprio Raniery tem mais tempo na Casa e eu tenho que ter esta humildade de sempre estar aprendendo com os deputados para que juntos possamos ter uma Assembleia melhor e mais justa para todos”, disse Adriano.

Por telefone, falando ao vivo de Brasília, o deputado estadual Raniery Paulino aproveitou a oportunidade para expressar sua satisfação com o modo como Adriano Galdino conduz a Casa de Epitácio Pessoa. Para Raniery, Galdino atua com transparência e fortalece o Poder Legislativo. “A Assembleia vive hoje o seu melhor momento em produtividade, em discussões e debates. Todos os dias têm atividades muito intensas na Assembleia”, comemorou Raniery.

Ainda durante a entrevista, o presidente lembrou que a Legislatura atual superou o recorde de produção da Casa, graças a participação de deputados que, segundo ele, possuem compromisso com o estado da Paraíba. “Tenho dado todo apoio para que possamos fazer grandes debates na Casa e nas sessões itinerantes para possamos aproximar o povo da Assembleia”, concluiu.

Na próximo domingo (6), o presidente Adriano Galdino irá a Brasília para na segunda-feira (7) participar de audiência de presidentes das assembleias de todo o país na União Nacional do Legisladores e Legislativos (Unale). “Estarei representando a Paraíba e os paraibanos”.

    

 

Romero garante inaugurar Alça Leste até o final do ano

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A Alça Leste, que vai interligar a BR-230 ao bairro do Santo Antônio, em Campina Grande, vai ser inaugurada no próximo mês de dezembro. A garantia é do próprio prefeito Romero Rodrigues, que vistoriou as obras de construção. O investimento total na obra é de R$ 18 milhões, com recursos municipais e federais.

Estão sendo executadas as obras de pavimentação asfáltica, além de outros serviços como drenagem. Ele lembrou que também estão previstos serviços como a implantação de iluminação em toda a extensão da obra. Conforme relatou, os serviços seguem em ritmo acelerado e, ao seu término, a Alça Leste deverá se consagrar como umas principais ações na área de mobilidade urbana do governo municipal.

A extensão total da Alça Leste é de 10 km, passando pelos bairros Mirante, Monte Castelo, José Pinheiro e Santo Antônio, em áreas que eram predominantemente rurais. A nova via já está abrindo novos caminhos para o desenvolvimento em áreas antes esquecidas.

“Até dezembro de 2019, a obra será concluída e, assim, oficialmente entregue à população campinense. Depois haverá implantação de iluminação. Ela interliga a BR-230 até o acesso à Massaranduba”, explicou, acrescentando que vistoriou toda a obra, especialmente na área da Várzea Grande, onde a PMCG promoveu a desapropriação de 5 casas. As casas foram pagas e demolidas para que a Alça seja implantada com mesma largura e imponência dos demais trechos.

“As ações de desapropriação e outras iniciativas são necessárias para que a obra siga no seu ritmo acelerado, mas ao seu término deverá se consagrar como umas principais ações na área de mobilidade urbana do governo municipal”, destacou o prefeito Romero Rodrigues.

O prefeito ressaltou, ainda, a importância da Alça Leste, relatando que isto também mostra o investimento da Prefeitura Municipal com a infraestrutura e pavimentação das ruas, destinando recursos na mobilidade urbana e na segurança do trânsito, oferecendo conforto à população e agilidade no deslocamento dos motoristas.

De acordo com ele, a Alça Leste é fundamental para a cidade de Campina Grande, possibilitando a melhoria da mobilidade urbana, como também a valorização imobiliária em vários bairros.

Administração de Romero tem feito em revolução em pavimentação em Campina Grande
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Na CMJP, CCJ é favorável a projetos que promovem transparência pública

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A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) apreciou, na manhã desta segunda-feira (30), a constitucionalidade de 15 matérias. Ao todo foram 13 Projetos de Lei Ordinária (PLO), um Veto do Executivo Municipal e um Projeto de Decreto Legislativo.

Na seara da transparência pública, a comissão foi favorável ao PLO 1.021/2018, que prevê a divulgação dos dados dos conselhos municipais nas páginas oficiais da Prefeitura e da CMJP na internet. Ainda nesse tema, a comissão rejeitou o parecer contrário ao PLO 1.234/2019, que também prevê a divulgação de dados, mas, desta vez, da localização de todas as vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos na Capital.

A matéria, inicialmente, teve parecer contrário por ser considerada uma intervenção na autonomia administrativa e financeira da Gestão Municipal. Porém, os parlamentares entenderam que não haverá despesas para a concretização da divulgação dos dados na página da Prefeitura. “Não existe despesa em inserir uma informação em um site que já existe. A relevância do projeto é maior do que qualquer despesa que talvez venha a existir”, afirmou vereador Dinho (PMN). Ao rejeitar o parecer contrário, a comissão é favorável ao projeto, que segue a tramitação normal.

Os membros da comissão ainda foram favoráveis ao PLO 1.310/2019, que cria o Programa ‘Domingo na Rua’; ao PLO 1.326/2019, que dispõe sobre a instalação do espaço Playpet em parques, praças e espaços públicos de João Pessoa; e ao PDL 187/2019, que concede o Título de Cidadão Pessoense ao professor Adriano Marteleto Godinho.

Pedidos de Vista

Dois projetos receberam pedido de vista para uma melhor apreciação dos parlamentares: o PLO 1.287/2019, que dispõe sobre a proibição do tratamento discriminatório aos cidadãos doadores de sangue por parte das entidades coletoras na Capital; e o PLO 1.341/2019, que versa sobre a denominação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania no Município.

Com investimentos em mais de R$ 800 mil, Cartaxo entrega o 30º USF Parque do Sol e reforça Atenção Básica em sua gestão

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Os moradores do Parque do Sol, na Zona Sul de João Pessoa agora contam com uma Unidade de Saúde da Família (USF) inteiramente nova e com capacidade de atender 8 mil pessoas da região. Atendendo a uma demanda histórica da comunidade através do Orçamento Participativo (OP), o prefeito Luciano Cartaxo inaugurou, na manhã desta segunda-feira (30), a USF Parque do Sol Maria de Souza Cavalcanti para ampliar a capacidade de atendimentos na Atenção Básica. Esta é 30ª USF entregue pela atual gestão, entre construídas e ampliadas.

“Estamos muito felizes de chegar a este momento especial de inaugurar mais uma Unidade de Saúde da Família, a de número 30 que entregamos desde 2013 construída ou ampliada, para oferecer serviços de saúde ainda mais humanizados para a população aqui do Parque do Sol. Este é mais um grande equipamento que nós construímos e que com certeza vai melhorar a Atenção Básica com profissionais qualificados e preparados para já receber a partir de hoje quem estiver precisando de uma consulta”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

A unidade conta com uma área construída de 466,5 m² e irá atender a população com duas equipes de Saúde da Família e um polo de farmácia. O investimento total da obra foi de R$ 812 mil. A USF Parque do Sol fica localizada na Rua Clóvis Marques de Santana, e conta com uma equipe de 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, odontólogo, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e outros. São oferecidos serviços como atendimento médico, odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização e visitas domiciliares.

Dentre as ações desenvolvidas na unidade estão: acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea; atividades de educação em saúde; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

O secretário do Orçamento Participativo, Francisco das Chagas, afirmou que esta região está tendo uma atenção especial da atual gestão da PMJP. “O prefeito Luciano Cartaxo entregou em janeiro deste ano a Escola Municipal Joacil de Brito Pereira, com mais de 600 vagas aqui no Parque do Sol, e agora entrega uma USF que, assim como a escola, também era uma demanda do OP. Luciano fortalece a cultura da participação popular e vem fazendo muita coisa a partir das prioridades eleitas pelo povo”, afirmou.

O médico obstetra Antônio Alves de Sousa, afirmou que o prefeito Luciano Cartaxo está atendendo uma reivindicação dos moradores e garantindo melhores condições de atendimento à população, mas também de trabalho para os profissionais da saúde. “Hoje é um dia festivo ansiosamente esperado por nós da USF que estávamos atendendo em uma casa alugada, mas que agora temos um espaço novo, construído para ser uma USF e que foi além de nossas expectativas porque nos proporciona um trabalho digno e voltado para o que é mais importante que é o cuidado com a saúde das pessoas”, afirmou.

Lei Seca autua 35 condutores durante o fim de semana

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O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), por meio da Operação Lei Seca, notificou 35 motoristas por dirigir sob efeito de álcool, durante o fim de semana. O balanço foi divulgado, nesta segunda-feira (30), pela Coordenação de Policiamento e Fiscalização do órgão.

De acordo com os dados, foram realizados 256 testes do etilômetro (bafômetro), que resultaram na remoção de cinco veículos aos pátios do órgão. A operação ainda autuou 14 condutores em flagrante, pela prática de outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o coordenador de Policiamento e da Lei Seca, major Edmilson Castro, “muitos motoristas ainda insistem em desobedecer às leis de trânsito, mas os agentes da Operação Lei Seca, com o apoio da Polícia Militar, estão empenhados para que vidas sejam preservadas no trânsito do nosso Estado”, afirmou.

O alvo da Operação Lei Seca é o condutor que apresentar índice a partir de 0,05mg de álcool por litro de ar, durante o teste. Ele será punido com multa no valor de R$ 2.934,70, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir por até 12 meses. O veículo ficará retido até que um condutor capacitado apareça para retirá-lo.

O major Castro lembrou ainda que caso o teste do etilômetro acuse a partir de 0,34mg ou o condutor se recuse a fazê-lo mas apresente um conjunto de sinais que configurem embriaguez, será conduzido à delegacia e responderá pela prática de crime ao volante, sem prejuízo da parte administrativa.

Ordenamento: Operação Sucata Zero retira 300 carros abandonados das ruas da Capital

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A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), já recolheu 300 veículos abandonados das ruas da cidade este ano. A ação faz parte da ‘Operação Sucata Zero’, que diariamente realiza vistorias nos bairros e atende solicitações da população para retirar os carros abandonados. Esse trabalho contribui para o ordenamento urbano da Capital, combatendo a poluição visual, contribuindo para a saúde sanitária, já que esses veículos podem abrigar lixo e mosquitos e também na segurança pública, uma vez que esses carros podem servir para práticas criminosas.

Esses 300 veículos foram retirados entre janeiro e setembro. Desse total, 223 foram recolhidos pelo proprietário, após notificação da Sedurb, e 77 foram removidos pela própria Secretaria. “A gente recebe as demandas da população, por telefone e via internet, encaminhamos para o Setor de Fiscalização. Realizamos a vistoria técnica, notificamos e nos documentamos com registros fotográficos. Após a notificação, o proprietário tem um prazo de 24h para retirar o veículo. Caso isso não aconteça, o nosso pessoal recolhe o carro”, explicou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Caso o proprietário não tenha condições de remover um veículo que esteja abandonado, também pode entrar em contato com a Sedurb que a Secretaria viabiliza gratuitamente a remoção. “A gente sabe que às vezes falta condição logística e financeira para que a pessoa retire o veículo. Por entender essa questão e também para garantir o ordenamento urbano da nossa cidade, a gente promove esse serviço gratuitamente. No entanto, é necessário que o dono procure a Sedurb para solicitar a remoção para que a gente possa se documentar e agir dentro da legislação”, reiterou Zennedy.

Serviço – Para solicitar os serviços da Operação Sucata basta entrar em contato com a fiscalização da Sedurb pelo 3264-1484 ou pelo email [email protected]. As vistorias acontecem durante toda a semana e os veículos são recolhidos sempre às quartas-feiras, após notificação. Mais informações podem ser obtidas no Anexo da Sedurb, localizado na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, José Américo.

Outras ações – Este ano a Sedurb já realizou ações importantes de ordenamento urbano na cidade. Exemplo disso é a retirada de publicidade irregular, como outdoors e anúncios em postes. Este ano já foram removidos 225 outdoors que desrespeitavam a legislação municipal. Outro avanço importante foi a parceria firmada entre a Sedurb e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci – PB). A partir de termo de compromisso firmado entre a entidade e a PMJP, tem sido feito um trabalho de conscientização para que a categoria não fixe anúncios nos postes da cidade.

“Todo esse trabalho está sendo realizado após diálogo com as partes envolvidas. Começamos com as empresas de outdoors, conscientizando as categorias da prática irregular e pedindo a colaboração para cumprimento do nosso Código de Posturas. A gente considera um grande avanço e reiteramos o pedido para que antes de colocar qualquer tipo de publicidade na via pública, os empresários procurem a Sedurb para que tudo seja feito em conformidade com a nossa legislação”, reiterou Zennedy Bezerra.

Inscrições para 1ª Corrida 5 Milhas da Serra Halloween acontecem até 18 de outubro

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Estão abertas as inscrições para a Corrida 5 Milhas da Serra Halloween. Os interessados em participar da 1ª edição da corrida, que acontecerá no dia 26 de outubro, deverão se inscrever pelo site contraorelogio.com.br. A taxa de participação custa R$ 60,00. A prova terá percursos de 4 quilômetros, com largada e chegada na avenida Manoel Tavares. A largada acontecerá às 18h30.

A 1ª Corrida 5 Milhas da Serra Halloween será realizada em parceria com a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Campina Grande. Essa edição da corrida contará com a participação de atletas iniciantes, amadores e profissionais.

O objetivo da Corrida 5 Milhas da Serra Halloween de Campina Grande é incentivar a qualidade de vida, por meio do esporte, além de proporcionar uma experiência positiva e inovadora aos atletas iniciantes e veteranos, amadores e profissionais.

O coordenador da Corrida 5 Milhas, Saulo Marcos, destacou que o sucesso destas provas diferenciadas é atribuído a todos os atletas participantes, colaboradores e parceiros do evento. Ele frisou ainda que, devido ao seu profissionalismo, os eventos estão crescendo e abrilhantando o atletismo campinense.

“Mais uma vez estamos trazendo para os atletas campinenses e paraibanos uma corrida diferente, sobre trilhas, que foge totalmente do convencional, do que já temos em nossa cidade. Sempre buscamos criar, profissionalizar e inovar neste esporte que tem crescido tanto. Mais uma vez estamos saindo da rua e indo para o cross, para as trilhas e para a natureza”, declarou Saulo Marcos.

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Placa final 9: pagamento com desconto de 10% do IPVA termina nesta segunda-feira

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Pagamento do IPVA de placa com final 6 e comprovação de isenção devem ser antecipados em junho

Para garantir o desconto de 10% do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), os proprietários de veículos de placa final 9 precisam efetuar o pagamento em cota única à vista, até esta segunda-feira (30), o que evitará ainda juros e multa.

Os contribuintes têm ainda outras duas opções de pagamento para quitar o tributo, mas desta vez sem o desconto. No parcelamento em três vezes, o primeiro pagamento terá de ser feito até esta segunda-feira (30). A terceira opção é o pagamento total do IPVA no dia 29 de novembro, também sem o desconto de 10%. A Secretaria de Estado da Fazenda contabiliza, em seus lançamentos, 82.292 veículos, com final placa 9.

Impressão dos boletos via Portais – Os boletos do IPVA deverão ser impressos por meio da internet. A emissão está disponibilizada no portal da SEFAZ-PB (sefaz.pb.gov.br), mas também no do Detran-PB: http://www.detran.pb.gov.br/. O boleto poderá também ser impresso, preferencialmente, em uma repartição fiscal ou então nas unidades do Detran-PB.

Comprovação da isenção da placa final 9 – As categorias como taxistas, portadores de deficiência (física, visual, mental ou autista), veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofretistas e de motoboys até 150 cc (cilindradas), de placa final 9, que requisitaram no ano passado a isenção do IPVA, precisam, agora, comprovar com documentação até o dia 30 de setembro na repartição fiscal mais próxima do domicílio para gozar do direito em 2019. Neste mesmo dia, essas categorias já podem solicitar a isenção de 2020.

É importante lembrar que esses veículos isentos deverão pagar as demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento do Detran-PB e a Taxa de Bombeiro.

Pagamento das parcelas anteriores – Para quem optou pelo parcelamento do IPVA dos veículos com finais das placas 7 e 8, os proprietários precisam efetuar o pagamento das parcelas até o dia 30 de setembro. Quem dividiu em três vezes a placa final 7, deverá pagar a terceira e última parcela, enquanto a placa final 8 terá de pagar a segunda parcela. Também vence no dia 30 de outubro o pagamento daqueles que optaram pelo pagamento total sem desconto da placa final 7.

Pagamento por Ficha de Compensação – A SEFAZ-PB ampliou os locais para pagamento do IPVA, caso o contribuinte escolha, no ato da impressão, a opção ‘Ficha de Compensação’. Com ela, o contribuinte poderá pagar o tributo em casas lotéricas, correspondentes bancários e em toda a rede bancária. Se a opção permanecer no DAR (Documento de Arrecadação), o pagamento fica restrito ao Banco do Brasil.

Regras para Ficha de Compensação – O contribuinte precisa ficar atento também às regras da impressão para pagamento por Ficha de Compensação. A primeira delas é o tempo de espera para pagar. O boleto emitido por Ficha de Compensação necessita de até 60 minutos para ser registrado no sistema de pagamentos da rede bancária. Ou seja, se o pagamento for realizado na mesma data de impressão, em virtude das normas recentes da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), os contribuintes vão precisar esperar até 60 minutos antes de efetuar o pagamento diretamente na rede bancária ou nas lotéricas.

ELEIÇÕES 2020: Cartaxo dá sinais de que seu candidato à sucessão na Prefeitura da Capital será do quadro de seus auxiliares; ouça

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O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), voltou a falar sobre a sucessão municipal na eleição de 2020. Cartaxo que na manhã desta segunda-feira (30), entregou mais um USF no Parque do Sol, e na oportunidade falou sobre a escolha do seu sucessor.

O prefeito que teve a companhia de quatro postulantes, Diego Tavares, Eduardo Carneiro, Ruy Carneiro e Manoel Júnior; destacou que a sua escolha será aquele que entender o modelo de sua gestão e que está sendo aceita pela população.

Cartaxo fez questão em destacar que o candidato será do seu partido, que já está trabalhando para definir o nome ainda este e, que no seu quadro de auxiliares, têm possíveis candidatos que podem ser indicados.

Ouça abaixo a fala do prefeito durante entrevista.

OUÇA: presidente estadual do PSDB libera deputados a terem entendimentos com o Governo na Assembleia

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Defensor do corte de gastos com carros oficiais, fatura expõe contratação de veículo por Pedro Cunha Lima

Durante este final de semana o PSDB enfim, começou a se movimentar politicamente em relação às eleições municipais de 2020. O presidente estadual da legenda, Pedro Cunha Lima, em contato com a imprensa, comentou a cerca das movimentações políticas que estão ocorrendo na Paraíba, principalmente com a crise interna do PSB, partido do governador João Azevêdo.

Pedro ao ser questionado se os deputados tucanos na Assembleia serão cobrados para ter um posicionamento mais contundente em relação ao governo estadual, o presidente foi direto e de uma certa forma, liberou os deputados a terem outro entendimento com a gestão estadual.

“Claro que eles podem ter entendimentos. Primeiro que os parlamentares do PSDB possuem plena autonomia pra desempenhar um mandato com responsabilidade e honrando a confiança que receberam. Depois aquilo que está em sintonia com o que a gente defende, terá o nosso apoio. O que a gente não vai deixar de fazer é um enfrentamento naquilo que a gente entende que precisa da nossa fiscalização e precisa do nosso papel política… de resto tudo pode acontecer dentro da normalidade política”, pregou Pedro Cunha Lima.