27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baOrdenamento: Operação Sucata Zero retira 300 carros abandonados das ruas da Capital

Ordenamento: Operação Sucata Zero retira 300 carros abandonados das ruas da Capital

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), já recolheu 300 veículos abandonados das ruas da cidade este ano. A ação faz parte da ‘Operação Sucata Zero’, que diariamente realiza vistorias nos bairros e atende solicitações da população para retirar os carros abandonados. Esse trabalho contribui para o ordenamento urbano da Capital, combatendo a poluição visual, contribuindo para a saúde sanitária, já que esses veículos podem abrigar lixo e mosquitos e também na segurança pública, uma vez que esses carros podem servir para práticas criminosas.

Esses 300 veículos foram retirados entre janeiro e setembro. Desse total, 223 foram recolhidos pelo proprietário, após notificação da Sedurb, e 77 foram removidos pela própria Secretaria. “A gente recebe as demandas da população, por telefone e via internet, encaminhamos para o Setor de Fiscalização. Realizamos a vistoria técnica, notificamos e nos documentamos com registros fotográficos. Após a notificação, o proprietário tem um prazo de 24h para retirar o veículo. Caso isso não aconteça, o nosso pessoal recolhe o carro”, explicou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Caso o proprietário não tenha condições de remover um veículo que esteja abandonado, também pode entrar em contato com a Sedurb que a Secretaria viabiliza gratuitamente a remoção. “A gente sabe que às vezes falta condição logística e financeira para que a pessoa retire o veículo. Por entender essa questão e também para garantir o ordenamento urbano da nossa cidade, a gente promove esse serviço gratuitamente. No entanto, é necessário que o dono procure a Sedurb para solicitar a remoção para que a gente possa se documentar e agir dentro da legislação”, reiterou Zennedy.

Serviço – Para solicitar os serviços da Operação Sucata basta entrar em contato com a fiscalização da Sedurb pelo 3264-1484 ou pelo email [email protected]. As vistorias acontecem durante toda a semana e os veículos são recolhidos sempre às quartas-feiras, após notificação. Mais informações podem ser obtidas no Anexo da Sedurb, localizado na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, José Américo.

Outras ações – Este ano a Sedurb já realizou ações importantes de ordenamento urbano na cidade. Exemplo disso é a retirada de publicidade irregular, como outdoors e anúncios em postes. Este ano já foram removidos 225 outdoors que desrespeitavam a legislação municipal. Outro avanço importante foi a parceria firmada entre a Sedurb e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci – PB). A partir de termo de compromisso firmado entre a entidade e a PMJP, tem sido feito um trabalho de conscientização para que a categoria não fixe anúncios nos postes da cidade.

“Todo esse trabalho está sendo realizado após diálogo com as partes envolvidas. Começamos com as empresas de outdoors, conscientizando as categorias da prática irregular e pedindo a colaboração para cumprimento do nosso Código de Posturas. A gente considera um grande avanço e reiteramos o pedido para que antes de colocar qualquer tipo de publicidade na via pública, os empresários procurem a Sedurb para que tudo seja feito em conformidade com a nossa legislação”, reiterou Zennedy Bezerra.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas