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Atriz Regina Duarte aceita convite para ser secretária de Cultura

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Foto: Marcos Corrêa/PR

A atriz Regina Duarte, de 72 anos, será a nova secretária especial de Cultura do governo federal. Após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta-feira (29), ela confirmou a jornalistas ter aceitado o convite para o cargo, que integra o Ministério do Turismo.

“Sim [aceitei], só que agora vão ocorrer os proclamas [trâmites formais] antes do casamento”, afirmou ao deixar a sede do Executivo federal, sem dizer a data em que deverá ser nomeada. Ela estava acompanhada da reverenda Jane Silva, que foi nomeada secretária especial adjunta de Cultura.

O presidente Jair Bolsonaro também confirmou o “sim” de Regina, sem dar prazo para que ela assuma as funções. “Está tudo certo, está caminhando, ela está acertando as questões pessoais dela. Não tem prazo”, afirmou ao chegar ao Palácio do Alvorada, residência oficial, depois do encontro com a atriz.

Regina Duarte foi convidada pelo presidente para assumir o cargo de secretária especial da Cultura após a exoneração do dramaturgo Roberto Alvim, no último dia 17 de janeiro. Na semana passada, ela veio a Brasília conhecer a estrutura da pasta e voltou esta semana para definir com o presidente se assumiria mesmo o cargo.

Ontem (28), Bolsonaro afirmou que Regina Duarte terá liberdade para montar sua equipe. “Para mim seria excepcional, para ela, ela tem a oportunidade de mostrar realmente como é fazer cultura no Brasil. Ela tem experiência em tudo que vai fazer. Precisa de gente com gestão ao seu lado, tem cargo para isso, vai poder trocar quem ela quiser lá sem problema nenhum. Então tem tudo para dar certo a Regina Duarte”, disse Bolsonaro.

Regina Duarte nasceu no dia 5 de fevereiro de 1947. Com 55 anos de carreira, é uma das atrizes mais famosas do país, com dezenas de novelas no currículo. Os seus papéis mais marcantes foram em folhetins como Selva de PedraIrmãos CoragemVale TudoRoque SanteiroRainha da Sucata e Malu Mulher, além da personagem Helena em três obras do autor Manoel Carlos (História de Amor, Por Amor e Páginas da Vida). Para assumir o cargo de secretária especial, a atriz terá que suspender seu contrato com a TV Globo, segundo informou a própria emissora.

 

Agência Brasil

Câmara Municipal de João Pessoa inicia ano legislativo dia 4 de fevereiro

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A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) inicia oficialmente o ano legislativo na próxima terça-feira, 4 de fevereiro. Vereadores e assessores participarão de uma oficina promovida pelo Interlegis, programa do Senado Federal que tem como objetivo modernizar e integrar as casas legislativas de todo o país. De 4 a 6 de fevereiro, os parlamentares e seus assessores participarão da Oficina Interlegis de Marcos Jurídicos, ministrada por Luis Fernandes Pires Machado e equipe no auditório do Anexo da Câmara. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no endereço eletrônico (https://www.interlegis.leg.br/comunicacao/eventos/inscricoes/oficina-interlegis-de-marcos-juradicos-em-joapso/view)

O evento é destinado a vereadores e assessores que estejam discutindo alterações no Regimento Interno e na Lei Orgânica Municipal, além de pessoas da comunidade interessadas no tema.

“A Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno vêm sendo atualizados por duas comissões especiais formadas na Câmara de João Pessoa. Esse trabalho está bem avançado e pode ser finalizado agora com a contribuição do Interlegis. Será o coroamento de um esforço de nossos parlamentares e servidores tendo em vista que teremos o olhar de uma equipe altamente capacitada sobre o que foi realizado até agora. Essa oficina é fruto de um termo de cooperação técnica firmado no ano passado pela Escola do Legislativo e o Senado Federal com o programa Interlegis, coordenado pelo paraibano Leonardo Gadelha que deu uma valiosa contribuição para oferecer o Ensino à Distância pela Câmara e para a realização desta primeira oficina do ano. Ao longo de 2020 haverá outras oficinas”, disse o vereador Lucas de Brito, diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de João Pessoa.

O palestrante – Luis Fernandes Pires Machado que coordena a oficina é Doutor Honoris Causa em Gestão Pública, pós doutor em Direito Penal e garantias constitucionais, além de professor pesquisador da USP em SmartcitiesBR.

Reforma – Durante o mês de janeiro, apesar do recesso, os gabinetes dos vereadores continuaram funcionando, assim como os setores administrativos da Casa Napoleão Laureano que recentemente aprovou uma reforma administrativa e se dedicou durante todo o mês a implementar as mudanças que foram decididas em plenário, onde as sessões serão retomadas no dia 11.

João Azevêdo se reúne com entidades representativas da Segurança e cria Comissão para estudar demandas das categorias

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Uma Comissão constituída entre representantes da área econômica do Governo do Estado e das entidades representativas dos servidores da Segurança Pública irá se reunir, a partir desta quinta-feira (30), na Secretaria de Estado da Administração (Sead), para estudar a proposta de incorporação de parte da bolsa-desempenho ao salário dos funcionários inativos e demais demandas das categorias. O grupo de trabalho foi instituído pelo governador João Azevêdo, na tarde desta quarta-feira (29), durante reunião com representantes do Fórum das Entidades das Polícias Civil e Militar, realizada no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o esforço do Governo da Paraíba para assegurar um reajuste salarial linear de 5% que contemplará todas as categorias do funcionalismo público, incluindo inativos e pensionistas. Ele também reforçou o compromisso da gestão de manter o diálogo com entidades representativas dos servidores. “Nós trabalhamos na direção de recuperar a base salarial dos servidores e, por isso, assumimos um impacto de R$ 340 milhões na folha de pessoal, após muitas contas para darmos as condições e as garantias desse pagamento, que já será feito a partir de amanhã”, pontuou.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, fez uma avaliação positiva do encontro e destacou a demonstração de respeito do governador João Azevêdo com a Segurança Pública. “Todas as categorias conseguiram colocar seus posicionamentos e apresentar mais uma proposta. O governador, de imediato, já montou uma Comissão formada tanto por representantes de entidades, quanto da equipe econômica do governo, que já começa a trabalhar a partir de amanhã para termos respostas para decisões o quanto antes”, evidenciou.

O secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, explicou como funcionará os trabalhos da Comissão. “Houve uma proposta das entidades representativas no sentido de incorporar parte da bolsa ao vencimento dos reformados da Polícia. Ao longo das nossas reuniões, constatamos uma divergência em relação aos números, pois as entidades apresentam um impacto e quando analisamos, os números eram superiores, o que tem causado uma cautela do governo para tomar uma decisão sem uma segurança efetiva dos números. A Comissão vai trabalhar conjuntamente com os técnicos da Sead para que possam apresentar números equilibrados, dentro da capacidade de pagamento do estado para que a gente possa pensar nessa alternativa”, afirmou.

O presidente da Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel), Steferson Nogueira, fez uma avaliação positiva do encontro. “Nós apresentamos um cronograma de incorporação da bolsa de 100% em 36 meses e o nivelamento do sistema de segurança a partir de 2021 entre polícias civis e militares e sistema penitenciário e a equipe econômica vai fazer esse estudo  junto conosco e até segunda-feira deveremos ter uma posição. O governador abriu os números para que a gente possa verificar até onde podemos avançar e acredito que chegaremos a um consenso”, disse.

“Nós vamos fazer esse trabalho a partir de amanhã e na próxima segunda-feira teremos uma posição mais concreta. O governador, como sempre, tem sido bastante solícito e tem atendido bem as entidades, demonstrando respeito com a segurança, o que é um ponto positivo”, avaliou o presidente do Clube dos Oficiais da Paraíba, coronel Francisco de Assis.

Também estiveram presentes Maquir Cordeiro (presidente da Associação dos Inativos da Polícia Militar e Bombeiros); Luiz Antônio do Nascimento (presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Estado da Paraíba – Assof); Marcos Alexandre Sobreira (presidente da Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da PM/BM); Wellington Soares (Associação dos Subtenentes e Sargentos – ASSPOMPB); Eliane Santos (Associação de Cabos e Soldados da Paraíba); e Antônio Erivaldo (presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado).

Ainda participaram da reunião, Joelson dos Santos (presidente da Associação dos Servidores da Polícia Científica do Estado da Paraíba – Aspocep); Antônio Targino (presidente do Sindicato dos Agentes de Investigação do Estado da Paraíba– Sinaiep); Charles Lustosa (Sindicato dos Agentes Operacionais de Polícia Civil da Paraíba-SINDAOPCPB); Clébio Gomes (presidente da Associação dos Papiloscopistas Policiais Civis da Paraíba – Asppepb); Lusiana Ramalho (Associação dos Técnicos em Perícia Enecrotomistas da Polícia Civil – Atenepol); Wagner Falcão (presidente da Associação dos Agentes de Segurança Penitenciária da  Paraíba – AgepenPB).

Servidores estaduais e da PMJP recebem salários com reajuste a partir desta quinta-feira

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Governo da Paraíba

O pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de janeiro começa nesta quinta-feira (30), quando recebem aposentados e pensionistas, e segue na sexta-feira (31), com o pagamento dos servidores da ativa. O pagamento do funcionalismo inclui o reajuste linear de 5% para todas as categorias, inclusive aposentados e pensionistas; e também o aumento de 12,84% para o magistério.

Uma Medida Provisória publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (29) confirma o reajuste autorizado pelo governador João Azevêdo. De acordo com a MP, fica reajustado, a partir de 1º de janeiro de 2020, em 5% o vencimento dos servidores públicos estaduais estatutários, ocupantes de cargos ou empregos públicos de provimento efetivo, ativos, inativos e pensionistas, bem como dos estáveis por força do disposto no art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, e o soldo do servidor militar estadual.

A Paraíba é o estado do país que concedeu o maior reajuste salarial aos servidores públicos em comparação com os demais estados do país, de acordo com dados do Conselho dos Secretários de Planejamento e da Gestão Estratégica das Finanças (Gefin).

Calendário
30/01 – aposentados e pensionistas
31/01 – servidores da ativa

Prefeitura de João Pessoa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza o pagamento da folha do mês de janeiro nesta quinta (30) e sexta-feira (31) para os servidores da ativa, inativa, comissionados e prestadores de serviço. Por uma determinação do prefeito Luciano Cartaxo, o vencimento deste mês já irá prever a atualização do salário mínimo para os servidores, o aumento concedido ao magistério, de 13%, conforme anunciado na última semana, além do novo piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE), de 10,53%.

A atualização do salário mínimo será de R$ 1.039 no mês de janeiro e de R$ 1.045 a partir de fevereiro deste ano. Em relação aos agentes da saúde, os vencimentos irão passar de R$ 1.250 para R$ 1.400 cumprindo com o que prevê o piso nacional da categoria. Com os adicionais de insalubridade (R$ 280,00) e VPI (R$ 210,00), a remuneração das duas categorias chega a R$ 1.890.

“Esta é mais uma demonstração do nosso compromisso com os servidores municipais, dentro do modelo de gestão por resultados. A Prefeitura de João Pessoa vem mostrando que é possível manter o equilíbrio fiscal, pagando salários em dia e até concedendo reajustes, ao mesmo tempo em que avança com um novo conjunto de obras em todas as regiões da cidade”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

Saúde – Com base na Lei Federal n° 13.708, de 2018, o reajuste dos ACS e ACE também acontece no mês de janeiro. Na Capital, a medida vai beneficiar 1.681 profissionais, sendo 1.363 ACS e 318 ACE que atuam na rede municipal de saúde.

Aumento linear  – O cronograma de pagamento de janeiro foi divulgado um dia depois do aumento linear de 5,5% concedido aos servidores municipais, que passa a valer a partir da folha de fevereiro deste ano. O reajuste é superior à inflação acumulada dos últimos 12 meses de 2019. Por ano, o incremento na economia da Capital será de aproximadamente R$ 11 milhões.

 

Receita alerta: prazo de adesão ao Simples Nacional termina nesta sexta-feira

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As empresas que foram excluídas do Simples Nacional e que pretendem retornar, assim como aquelas que nunca participaram, mas desejam ingressar no referido regime deverão fazer sua opção até esta sexta-feira (31). A Secretaria da Receita Municipal de João Pessoa (Serem) alerta que a opção somente será deferida se a empresa não apresentar pendências no cadastro fiscal e nem possuir débito com o município de João Pessoa ou com qualquer outro ente federado. Caso o empreendedor possua uma das pendências mencionadas, deverá regularizá-la também até  o dia 31 de janeiro.

 

A pendência no cadastro fiscal do Município ocorre quando a empresa está funcionando sem inscrição ou com inscrição irregular, que ocorre, por exemplo, quando a empresa muda de endereço e não regulariza sua situação. Para optar pelo Simples Nacional, os interessados devem acessar o portal http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/

 

De acordo com a coordenadora do Simples Nacional na Serem, Ana Horácio, os contribuintes interessados em optar pelo Simples e que possuem pendências fiscais junto ao Município podem fazer o pagamento da dívida à vista ou a prazo. Se o pagamento for feito à vista, o contribuinte terá um desconto de 100% dos juros. Contudo, ela lembrou que a dívida pode ser parcelada em até 180 meses, dependendo do valor. Neste caso, para que o débito seja regularizado, a primeira parcela deverá ser paga até o dia 31/01/2020.

 

“Se a empresa possuir pendência fiscal ou cadastral com qualquer um dos entes federados, sua opção não será aceita. Por isso, as pendências devem ser regularizadas com os Municípios, os Estados e a Receita Federal até o dia 31 de janeiro, prazo máximo para opção”, alertou Ana Horácio.

 

Simples Nacional – O Simples Nacional foi criado com o objetivo de estimular o empreendedorismo no Brasil, através da Lei Complementar 123/2006 e entrou em vigor em julho de 2007. Neste regime, a cobrança de oito tributos é feita em um único boleto, sendo seis tributos federais (IPPJ, IPI, PIS, Cofins, CSLL e CPP), um estadual (ICMS) e um municipal (ISS). Além da simplificação no pagamento, o Simples Nacional também se constitui em um benefício fiscal para as microempresas e empresas de pequeno porte, uma vez que promove uma redução significativa da carga tributária.

Abadás do Vumbora 2020 têm ponto físico de venda em Campina Grande

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O folião que mora em Campina Grande e quer comprar seu abadá em um ponto físico já poderá fazê-lo sem precisar se deslocar até João Pessoa. Basta ir à Loja Avatim do Partage Shopping para garantir a sua participação no bloco mais esperado do Folia de Ru: o  Vumbora 2020, puxado pela energia contagiante de Bell Marques.  O Vumbora descerá a Avenida Epitácio Pessoa no dia 14 de fevereiro – e, a julgar pelo sucesso do bloco na prévia de 2019, a data tem tudo para ser a mais axé deste Carnaval.
Estão à venda quatro mil abadás, sendo 1,6 mil destinados à meia-entrada (estudantes, idosos e deficientes e seus acompanhantes). A partir do dia 1º de fevereiro, a produção informará, por meio das redes sociais, o local e as instruções para a retirada dos abadás. O Vumbora é uma realização conjunta da Colônia Produções, Mult Promoções, Rede Nord Hotéis e Luan Promoções & Eventos.
Serviço
Venda de abadás para o Bloco Vumbora, com Bell Marques, em João Pessoa
Data: 14/02/20
Local: Posto 99 (concentração), bairro de Miramar
Hora: 18h
Vendas em Campina Grande: Loja Avatim do Partage Shopping (apenas em cartão de crédito ou débito)
Meia: 212,00
Amigo Vumbora: 222,00 (mais 2kg de alimento não perecível)
Inteira: 424,00
Instagram: @blocovumboraJP

Casal, Manoel e Ivonete Ludgério responderá ação penal por suposta nomeação de servidora fantasma

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Na sessão desta quarta-feira (29), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu  denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o deputado estadual Manoel Ludgério Pereira Neto, sua esposa Ivonete Almeida de Andrade Ludgério e o assessor parlamentar Carlos Alberto André Nunes. Os três teriam incorrido no desvio de verbas públicas em proveito próprio, mediante a nomeação da empregada doméstica Elizete de Moura para exercer função de confiança na Assembleia Legislativa, sem o conhecimento desta e sem a devida prestação de serviço, beneficiando-se das verbas remuneratórias percebidas por ela.

Conforme os fatos narrados na peça acusatória, Elizete de Moura trabalhou como empregada doméstica na residência do casal Manoel Ludgério e Ivonete Ludgério nos períodos de 01/11/1999 a 30/03/2014. Ela foi nomeada para exercer a função de confiança na Assembleia Legislativa, com lotação no gabinete do deputado Manoel Ludgério, nos períodos de 01/02/2003 a 31/05/2004, de 01/01/2007 a 30/06/2007, e, ainda, para compor o Grupo de Apoio ao Mandato Parlamentar, de 01/07/2007 a 28/02/2009.
Em 2007, a Assembleia Legislativa do Estado, que antes pagava os salários através de cheque nominal, passou a depositar o salário em conta-corrente. Em abril de 2007, Elizete de Moura comentou com a sua patroa a intenção de adquirir uma motocicleta. Assim, a denunciada Ivonete designou o assessor parlamentar Carlos Alberto André Nunes para auxiliar Elizete.
Em 14/04/2007, Carlos Alberto conduziu Elizete a uma agência do Banco do Brasil e viabilizou a abertura de uma conta-corrente em nome desta. Em maio de 2007, Elizete foi auxiliada por Carlos Alberto a adquirir, junto à empresa Gran-Moto Campina Grande Motores Ltda. uma motocicleta BIS 125 ES, mediante o financiamento no valor de R$ 6.427,23, utilizando como endereço o da residência de seus patrões.
A denunciada Ivonete Ludgério combinou com Elizete de Moura que pagaria o financiamento da motocicleta e que descontaria do salário como empregada doméstica o valor de R$ 250,00, de modo que ficou na posse do cartão e da senha da conta bancária da empregada e dos boletos do financiamento.
Os vencimentos percebidos por Elizete pela função de confiança exercida na Assembleia Legislativa eram depositados na conta-corrente, cujo cartão e senha bancária ficaram na posse de Ivonete. Foi constatada que houve transferências bancárias realizadas da conta-corrente de Elizete de Moura em favor de Antônio Almeida de Andrade, de Carlos Alberto e de Mônica de França Leite.
Em 30/03/2014, Elizete foi despedida sem justa causa, da residência dos denunciados Manoel Ludgério e Ivonete Ludgério. Após o fim da relação trabalhista, ela foi tentar receber o valor do PIS na Caixa Econômica Federal, sendo, na oportunidade, informada acerca da existência de cadastro em seu nome no PASEP, referente a um vínculo com a Assembleia Legislativa do Estado.
Elizete de Moura relatou o desconhecimento da existência de vínculo laboral com a Casa Legislativa ao Ministério Público Federal, através de representação criminal, à Polícia Federal e, ainda, nos próprios autos da Reclamação Trabalhista nº 0130354-71.2014.5.13.0023.
Alegações das defesas- Em resposta escrita, Manoel Ludgério sustentou que Elizete de Moura desempenhou concomitantemente, duas atividades profissionais, sendo um turno na residência deste e, no outro, como assessora especial no gabinete político na cidade de Campina Grande ou em algum órgão público. Sustentou, ainda, a impossibilidade de Elizete afirmar o desconhecimento do contrato de prestação de serviços firmado com a Assembleia Legislativa, posto que foi por ela assinado.
A defesa de Carlos Alberto André Nunes sustentou ser inverídica a afirmação de ter acompanhado Elizete à agência do Banco do Brasil para abertura de uma conta-corrente, pois, segundo informes do próprio estabelecimento financeiro, a conta foi aberta diretamente pela titular, não tendo cedido poderes a terceiros para movimentar a referida conta.
Por sua vez, Ivonete Ludgério apresentou resposta escrita, aduzindo existir contradição nas declarações prestadas por Elizete de Moura, posto existir prova de que ela desempenhou concomitantemente duas atividades profissionais, uma no âmbito familiar e outra em órgão público a que estava vinculado.
Voto- No exame do caso, o relator do processo (Procedimento Investigatório Criminal nº 0000668-50.2018.815.00000), desembargador Ricardo Vital de Almeida, destacou que a denúncia se encontra lastreada em prova da materialidade do crime. “Há, nos autos, fortíssimos indícios da nomeação de Elizete de Moura como “servidora fantasma” da Casa Legislativa estadual, não tendo os noticiados logrado elidir de plano a acusação, nem afastado, de imediato, a existência de fato típico e antijurídico”, ressaltou.
De acordo com o relator, nesta fase de recebimento da denúncia, a dúvida é em favor da sociedade, prevalecendo o princípio in dubio pro societate. “Evidentemente, os fatos narrados na denúncia somente poderão ser comprovados ou refutados após a dilação probatória, devendo ser assegurado ao Parquet a oportunidade processual de complementar os elementos que embasam a acusação”, observou.
Em seu voto, Ricardo Vital deixou de decretar a prisão preventiva dos denunciados por entender não estarem presentes os requisitos autorizadores da medida. Também não determinou o afastamento dos denunciados dos cargos ou funções públicas, tendo em vista que os fatos foram teoricamente cometidos de 2003 a 2009 e ante a primariedade dos denunciados, bem como diante da inexistência de notícias da prática de atos obstaculatórios ao andamento do feito.
Da decisão cabe recurso.

Centro de Especialidades Odontológicas garante assistência em saúde bucal 24h

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Uma urgência em saúde bucal pode acontecer a qualquer momento e para atender a população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garante assistência bucal 24h no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro da Torre. O Centro está localizado na Avenida Rui Barbosa, s/n, Torre, no antigo Lactário da Torre.

No CEO são ofertados serviços de odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, estomatologia, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária, além do atendimento especializado a pacientes com necessidades especiais.

Durante o dia, o CEO Torre realiza atendimentos especializados com encaminhamento das Unidades de Saúde da Família. “O tratamento oferecido no CEO é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal das Equipes de Saúde da Família. Os profissionais da Atenção Básica são responsáveis pelos atendimentos aos pacientes e pelos encaminhamentos dos casos mais complexos aos centros especializados” explica a diretora do CEO Torre, Verônica Navarro.

Tânia dos Santos levou a filha Júlia para atendimento no CEO Torre depois de encaminhada pela dentista de sua Unidade de Saúde de referência. “Minha filha está com problema no nascimento de alguns dentes e a dentista da unidade pediu que fizéssemos um raio-X para ela avaliar melhor a situação, e nos mandou para cá. Fiquei feliz em saber que temos esse serviço pelo SUS e ainda fomos muito bem atendidos e o resultado saiu praticamente na hora”, contou a dona de casa.

Além do CEO Torre, a rede municipal de saúde também oferta atendimentos especializados em saúde bucal nos CEOs Jaguaribe, Mangabeira e Cristo.  Além de encaminhados das Unidades de Saúde da Família (USF), os CEOs atendem usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de algumas organizações sociais que atuam no segmento da assistência psicossocial.

Rede de Saúde Bucal – Atualmente, a rede de Saúde Bucal conta com aproximadamente 220 dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam atendimentos de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal) cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível, entre outros.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas por todo o Município, são ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, dentre outros serviços.

Os cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos quatro hospitais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que contam com dentistas nas unidades de terapia intensiva (UTI), para o cuidado da saúde bucal dos pacientes internados, a fim de controlar infecções orais que possam repercutir na saúde geral.

Acusado de fraudar e dispensar licitações, Justiça acata denúncias contra o prefeito de Pocinhos

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Por unanimidade e em harmonia com o parecer ministerial, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu duas denúncias contra o prefeito do Município de Pocinhos, Cláudio Chaves Costa, sem o afastamento de suas funções e sem decretação da prisão preventiva. A decisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (29), nos autos do Procedimento Investigatório Criminal nº 00001355-95.2016.815.0000 e da Notícia-Crime nº 0000992-74.2017.815.0000. Em ambos os processos, o gestor é acusado de, no exercício de 2013, ter fraudado ou dispensado licitações. A relatoria foi do desembargador Carlos Martins Beltrão Filho.

Na Notícia-Crime, o Ministério Público aduziu que o prefeito teria, mediante contratações indevidas, fracionado as despesas referentes a serviços de locação de veículos, com dispensa de licitação. Já no Procedimento Investigatório, o MP alegou que Cláudio Costa e outras duas pessoas forjaram procedimento licitatório, com vistas a simularem a competição entre os supostos interessados, quando já se conhecia a pessoa jurídica que adjudicaria o objeto do contrato com o fim de obter vantagem decorrente da adjudicação.

Os advogados do gestor suscitaram na Notícia-Crime as preliminares de nulidade do feito por cerceamento de defesa e de inépcia da denúncia. Requereu, ainda, o trancamento da ação penal, por ausência de justa causa. No mérito, tanto na Notícia-Crime, quanto no  Procedimento Criminal, aduziram que a aprovação do exercício financeiro de 2013 junto ao Tribunal de Contas do Estado demonstra a inexistência dos crimes. Por fim, pugnaram pela absolvição do prefeito.

No voto, o desembargador Carlos Beltrão rejeitou as preliminares e o pedido de trancamento da ação penal. No mérito, afirmou que os fatos narrados nas denúncias somente poderão ser comprovados ou refutados após a dilação probatória, devendo ser assegurado ao Ministério Público a oportunidade processual de complementar os elementos que embasam as acusações.

“A única forma de se buscar a verdade real dos argumentos esgrimidos é por meio de uma dilação probatória mais acurada que, obviamente, não se pode dar nesta fase procedimental, cumprindo lembrar que, nesta altura, qualquer dúvida existente resolve-se em favor da sociedade”, disse o relator.

Quanto à prisão preventiva e o afastamento temporário do cargo de prefeito, o desembargador Carlos Beltrão afirmou que não vê necessidade ante a ausência de elementos indicativos de que o gestor teria a dificultar o andamento das investigações e do trâmite processual.

Da decisão cabe recurso.

SISU: Cursinho da Escola do Legislativo aprova 60% dos alunos e tem até um 7º lugar em medicina

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A Escola do Legislativo da Paraíba (Elegis) teve a aprovação de 60 % dos alunos do cursinho preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes foram aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para os cursos de direito, pedagogia, letras, nutrição, enfermagem, turismo, engenharia de alimentos, engenharia de energias renováveis, história, ciências sociais, arquivologia, gestão pública e administração. O curso de medicina também foi contemplado com duas alunas aprovadas, sendo que uma ficou em 7º lugar.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, parabenizou os estudantes da instituição e destacou que este ano ocorreu uma aprovação recorde. “Nós desejamos muito sucesso a cada um desses jovens que se esforçaram e que agora terão uma oportunidade de conquistar uma carreira profissional. Estamos bastante felizes com esse ótimo resultado”, ressaltou o parlamentar.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Maria Helena Toscano, o Pré-Enem é um projeto criado e mantido em parceria com a Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL). Sua missão é oferecer um ensino de qualidade, criando condições reais para aprovação dos seus alunos nas universidades públicas e privadas do país.

A gestora da Elegis explicou que os professores são todos especializados em cursinhos pré-vestibulares e que a didática trabalhada por eles é a mesma  Os estudantes ganham todo o material didático, desenvolvido pela equipe do cursinho e têm à disposição livros pedidos no Enem. “É importante ressaltar que os alunos não pagam taxa alguma”, afirmou Maria Helena.

Alguns dos alunos aprovados conquistaram um dos primeiros lugares nos cursos escolhidos. Uma delas é Brena Ferreira, aprovada em 7º lugar no curso de medicina na UFPB. A rotina da estudante na escola tinha início às 07h com um horário de estudos individuais que se estendia durante toda a manhã de segunda a sexta. No turno vespertino, participava das aulas do cursinho ministradas de segunda a sábado e a noite revisava o conteúdo através dos artifícios e estratégias elaborados na Elegis, através de mapas mentais e conceituais, horários individuais, mentorias, escala linear e metodologia construtivista e ativa.

A diretora Maria Helena Toscano disse ainda, que desde sua fundação, o cursinho tem se destacado entre outros projetos educacionais e pedagógicos da Escola, tendo em vista sua qualidade, infraestrutura, corpo docente e resultados obtidos. “Por meio do apoio da Assembleia Legislativa, nos últimos anos, o Pré-ENEM alcançou percentuais de aprovação elevados e tem se credenciado, cada vez mais, junto à comunidade legislativa e a sociedade em geral”, explicou.

Confira abaixa a lista de aprovados

Kamila Dayanne da Silva de Araújo – Engenharia de Energias Renováveis

Maria Jayne Lira de Araújo – Biomedicina

Karolayne Crispim – História

Danyel Anderson Rodrigues de Aguiar Ferraz –   Direito

Débora Lis Ferraz- Ciências Biológicas

Leide Dayana da Silva Felipe – Pedagogia

Kassiane Kelly de Carvalho Silva- Pedagogia

Paloma Cardoso Gurgel Medicina

Rafael Barbosa de Oliveira Júnior- Enfermagem

Hevelli vitória Lucas Costa – Gestão Pública

Vivian Maria Barros de Melo – Pedagogia

Sthefany Rochely Batista Teixeira- Administração

Rosylany Pedro Bernardino da Silva – Pedagogia

Otávio Gomes da Silva Neto – Alimentos

Sandra da Costa Vasconcelos – Turismo

Brena Ferreira – Medicina

Rute Cardoso – Pedagogia

Lázaro soares do Nascimento- Engenharia de Alimentos

Brandon Lee Marcella Alves da Costa – Turismo

Anna Luiza Ferreira Machado – Ciências Sociais

Kailany Matias – Letras

Joel Cassiano de Araújo – 1°lugar em Matemática

Nova turma

Desde a semana passada que a Escola do Legislativo da Paraíba divulgou o edital com 65 vagas para o cursinho preparatório ao Enem. Podem participar os servidores da Assembleia Legislativa, dependentes e estudantes do terceiro ano ou que concluíram o ensino médio na rede pública ou privada.

Para se inscrever, o candidato deve comparecer a sede da Escola nos dias 04 e 07 de fevereiro munidos do  requerimento de inscrição, questionário socioeconômico e documentação comprobatória (RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar (para os que concluíram o ensino médio), certificado ou declaração de conclusão do ensino médio, ou declaração e comprovante de matrícula no terceiro ano do ensino médio, foto 3×4 e para servidores e dependentes demonstrativo de pagamento com matrícula e setor ao qual está lotado.

O processo seletivo será realizado em três etapas, a primeira pela análise dos pedidos de inscrição e documentação comprobatória, a segunda pela prova objetiva composta por 30 questões de português, matemática e ciências humanas que acontece no dia 12 de fevereiro em dois horários: das 09h às 12h e das 14h às 17h. Com fechamento dos portões às 08h30 e 13h30 respectivamente e a fase classificatória e eliminatória de entrevistas com os aprovados que acontece entre os dias 17 e 19 de fevereiro.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h00, e aos sábados, das 8h às 12h00. Os alunos que faltam muitas aulas são desligados automaticamente, pois há um controle rígido de frequência, em que cada estudante pode ter até cinco faltas.