O governador João Azevêdo concede, logo mais, às 18h, uma entrevista coletiva virtual, ocasião em que irá detalhar a matriz de orientação para retomada gradual das atividades em todos os municípios paraibanos.
A coletiva virtual será transmitida na página oficial do governador no YouTube ( https://www.youtube.com/
Os jornalistas poderão enviar perguntas (uma por veículo de Comunicação) pelo WhatsApp 98859-2679 (Rebeca Carvalho – assessora de imprensa do governador). Cada um deve se identificar e informar o veículo no qual atuam. As perguntas poderão ser enviadas até as 16h desta sexta-feira.
Na noite desta sexta, João Azevêdo apresentará plano de retomada gradual da economia para esta segunda
Lei de autoria de vereador que concedeu aumento salarial a servidores é julgada inconstitucional
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba declarou a inconstitucionalidade formal da Lei Complementar nº 039/2018, do Município de Nova Olinda, que concedeu reajuste salarial aos servidores públicos no percentual de 25%. O entendimento foi de que a norma impugnada teve processo legislativo iniciado por vereador, sendo, posteriormente, aprovada pela Câmara Municipal.
A lei foi questionada pelo prefeito de Nova Olinda, nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 0806679-62.2018.815.0000, aduzindo que a matéria tratada na norma em questão, qual seja a concessão de aumento aos servidores públicos municipais, é de iniciativa reservada do Poder Executivo. O relator do caso foi o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
“Entendo que a atividade legislativa extrapolou os seus limites, uma vez que a criação legal afrontou a ordem constitucional, sobretudo os princípios federativo e da separação dos poderes, previstos nos artigos 6º, 21, §1º e 22, §8º, inciso IV, da Constituição Estadual, aplicáveis aos Municípios por força dos artigos 9º e 10 da Carta Paraibana. É de competência privativa do Chefe do Executivo Municipal a iniciativa de lei que verse sobre aumento de remuneração de cargos, funções e empregos público”, destacou o relator.
O desembargador ressaltou, ainda, que, ao disciplinar o reajuste salarial dos servidores efetivos, a lei impugnada não indicou quais seriam os recursos orçamentários necessários para a cobertura dos gastos advindos. “Frise-se que estes são evidentes, já que ordenam aumento de remuneração de diversos profissionais da Administração Pública Municipal, cuja implementação demandaria, obviamente, meios financeiros que não foram previstos. Isso implica ofensa ao disposto no artigo 173, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição Estadual”.
Da decisão cabe recurso.
Em plena pandemia, vereadores de Guarabira aumentam seus próprios salários e do prefeito; veja quanto vão ganhar
A Câmara Municipal de Guarabira aprovou por maioria, nesta semana, projetos de lei de autoria da Mesa Diretora, que reajustam os salários de prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores para a próxima legislatura.
As matérias, que tiveram pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento, foram aprovadas pelos parlamentares pelo placar de 8 a 4. Não houve a necessidade do voto do presidente da Câmara, Marcelo Bandeira (PDT), que só votaria em caso de empate para proceder o voto minerva.
De acordo com as informações da Câmara, os subsídios do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários e dos vereadores estão congelados desde o ano de 2013. Nesse período, de acordo com o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve uma inflação acumulada de 44,34%. O reajuste será uma reposição de parte da perda de todos esses anos de congelamento dos subsídios.
De acordo com o advogado da Câmara, Heitor Toscano Henriques, uma lei complementar impede que haja reajuste em subsídios de agentes políticos no próximo ano. Sendo assim o reajuste só valerá para a partir de 2022.
“Em razão da vigência do estado de calamidade pública no País, o Governo Federal aprovou no fim do mês de maio, a Lei Complementar nº 173/2020, que autorizou o repasse financeiro aos entes federativos para ajudar no combate à pandemia, impondo também uma série de restrições, dentre elas, a proibição do reajuste na remuneração dos agentes públicos de modo geral até 31 de dezembro de 2021. Por tal motivo, o texto da lei que altera os subsídios dos agentes políticos municipais só passará a vigorar em 01 de janeiro de 2022, sem efeitos retroativos, respeitando o que determina a legislação federal recentemente promulgada”, concluiu Heitor.
Novos valores para a partir de 2022
Prefeito – R$ 25 mil
Vice-prefeito – R$ 12,5 mil
Secretários – R$ 7,5 mil
Vereadores – R$ 10 mil
RECONHECIMENTO: Veneziano Vital é elogiado por suas atuações e defesas no Senado Federal
O presidente nacional do PSB, Calos Siqueira, elogiou a atuação dos senadores do partido no Senado Federal, destacando as posturas adotadas no parlamento por Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) e Leila Barros (PSB-DF), os dois parlamentares compõem a bancada da legenda no Senado, sob a liderança de Veneziano.
Segundo Carlos Siqueira, Veneziano Vital e Leila Barros tem desempenhado um excelente mandato, não apenas do ponto de vista do desempenho pessoal e da atuação e produção parlamentar, mas também a atuação política e, principalmente, o fato de os dois seguirem fielmente os princípios da legenda, em defesa da democracia, de um Brasil mais justo e da melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.
Os elogios ocorreram durante reunião remota da Executiva Nacional do PSB, realizada por videoconferência na tarde desta quinta-feira (11). Participaram do encontro o presidente Carlos Siqueira e os membros da Executiva Nacional, formada por Veneziano, que é Líder do PSB no Senado e Líder do Bloco Parlamentar Senado Independente (formado por 11 senadores dos partidos PSB, PDT, REDE e Cidadania), deputados, prefeitos, ex-governadores e outras lideranças da legenda.
Durante o encontro foram debatidos temas relacionados ao papel do PSB na atual conjuntura política nacional e estratégias da legenda com vistas às eleições 2020 que, mesmo com a indefinição com relação às datas de realização do primeiro e do segundo turnos, deve ocorrer até o final do ano, de acordo com perspectivas do Tribunal Superior Eleitoral – TSE
Justiça mantém decisão que condena prefeito de Bananeiras a pagar R$ 50 mil de danos morais
Por unanimidade, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve em todos os termos a sentença do Juízo da 16ª Vara Cível da Capital que, nos autos da ação nº 0815400-14.2018.8.15.2001, condenou o prefeito do Município de Bananeiras, Douglas Lucena, ao pagamento de uma indenização, a título de danos morais, no valor de R$ 50 mil, em favor do desembargador José Ricardo Porto. A decisão ocorreu na sessão por videoconferência realizada nessa quinta-feira (11). A relatoria da Apelação Cível nº 0815400-14.2018.8.15.2001 foi do juiz convocado Gustavo Urquiza.
De acordo com o processo, Douglas Lucena acusou o desembargador José Ricardo Porto perante o Corregedor Regional Eleitoral de ter influenciado na cassação do seu mandato, utilizando-se de seu cargo para beneficiar seu concorrente na eleição de 2016, o qual manteria um namoro com a filha do magistrado. As falsas denúncias deram ensejo à abertura de procedimentos administrativos contra o desembargador no Tribunal de Justiça da Paraíba e também no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na decisão de 1º Grau, o juiz observou que a repercussão foi imensa, uma vez que todo o país teve conhecimento, já que o deputado federal Efraim Filho, aliado político do gestor, usou a tribuna da Câmara Federal para repercutir as acusações.
Em grau de recurso, o relator do processo, juiz Gustavo Urquiza, entendeu, também, que as acusações tiveram repercussão pelo país, especialmente no Estado da Paraíba, onde foram replicadas pelos mais diversos meios de comunicação.”Pela extensão do dano, eu acho merecida a dosimetria indenizatória”, afirmou.
O desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, que também participou do julgamento, acompanhou na íntegra o voto do relator, entendendo que a repercussão na mídia foi extremanente negativa para o desembargador José Ricardo Porto. “O que me impactou foi a repercussão de uma fala de um representante do povo, de um deputado federal, fazendo críticas extremamente severas ao desembargador. Essa repercussão é motivada pela fala inicial do prefeito, quando ela traz uma suposta influência do desembargador”, ressaltou.
A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, presidente da Terceira Câmara, também acompanhou o voto do relator no sentido de negar provimento ao recurso.
Da decisão cabe recurso.
Acauã consegue identificar veículo roubado em João Pessoa
A Polícia Militar recuperou um carro tomado por assalto, no fim da manhã dessa quinta-feira (11), quando a vítima chegava em casa, no conjunto Novo Milênio, no bairro do Valentina, na zona sul da Capital. O veículo foi localizado na tarde do mesmo dia, com o apoio do helicóptero Acauã.
A aeronave sobrevoava a região quando de posse de informações sobre cor, modelo e placa, localizou o carro dentro de um condomínio, na rua Dom Hélder Câmara, também no Valentina. Conforme testemunhas, o veículo tinha sido deixado lá por dois suspeitos, para ser resgatado depois, possivelmente para ser usado em assaltos, mas os policiais do 5º Batalhão e Grupo Tático Aéreo (GTA) frustraram os planos dos criminosos.
O carro foi levado para a Central de Policia Civil, no Geisel, que segue com as investigações para identificar os envolvidos.
Caixa libera saques para 2,5 milhões de trabalhadores e transferências da 2ª parcela para nascidos em novembro
A Caixa Econômica Federal (CEF) libera nesta sexta-feira (12) as transferências e os saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositada em poupanças sociais digitais do banco para os 2,5 milhões de beneficiários nascidos em novembro.
As liberações começaram no em 30 de maio e seguem um cronograma ligado ao mês de nascimento do trabalhador. Até a data de liberação, os recursos já depositados nas poupanças podem ser usados apenas para pagamento de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual.
Para os trabalhadores que receberam a primeira parcela do benefício em outra conta, os recursos depositados na poupança digital serão transferidos automaticamente também na data de liberação dos saques e transferências. Com isso, esses beneficiários terão que procurar os bancos em que têm conta caso queiram sacar o dinheiro.
Veja o calendário para liberação de saques e transferências da poupança social digital:
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Auxílio Emergencial segunda parcela – saque e transferência da poupança social — Foto: Economia G1
Pagamentos
A Caixa concluiu em maio os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial para os beneficiários que receberam a primeira até 30 de abril. Um segundo grupo de aprovados recebeu a primeira parcela também na última semana semana de maio – para estes, a data de pagamento da segunda não está confirmada mas, segundo o presidente da Caixa, o benefício deve ser liberado em um mês.
O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição. Nesta quinta-feira (11), o banco informou que a terceira parcela do Auxílio Emergencial começa a ser paga no dia 17 de junho para o público que faz parte do Programa Bolsa Família. O cronograma exato e datas para os demais beneficiários não foram divulgados.
Até quarta-feira (10), ainda havia 10,7 milhões de pedidos de Auxílio Emergencial aguardando análise, segundo a Caixa. Não há previsão de quando essas pessoas irão receber o benefício.
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.
G1
O CIDADANIA E SUA REUNIÃO DO BARULHO: Nesta última quarta-feira 10, o Diretório Municipal do Cidadania se reuniu para tentar definir um ou dois nomes e apresentar como pré-candidato (s) a prefeito de João Pessoa. Só que, pelo apurado do PautaPB, essa reunião estava sendo conduzida pelo professor Ronaldo Barbosa e encaminhava para definir o nome do vereador Bruno Farias sem que de fato, outros candidatos pudessem se manifestar. Eis que, ao final da reunião, tudo ocorrendo conforme Ronaldo Barbosa previa e já seria anunciado o nome de Bruno como pré-candidato, o também vereador, Leo Bezerra, colocou seu nome para entrar na disputa e gerou uma confusão intensa na reunião do Cidadania. Surpreendidos com Leo Bezerra, Ronaldo Barbosa e Bruno Farias deixaram o local da reunião enfurecidos e sem a definição do nome do partido. Lembrando que o vereador Bruno Farias já vem apresentando um projeto para ser candidato e Leo Bezerra além de ter sido o vereador mais votado na última eleição, vem sendo lembrado como possível candidato. Vamos esperar a próxima reunião do Cidadania. #eleições2020 #prefeituradejoaopessoa #cidadaniaemchamas
Vereadores de João Pessoa, Leo Bezerra e Bruno Farias, estão disputando internamente quem será o candidato a prefeito da Capital, pelo Cidadania.
Volta do futebol: FPF envia ao Governo documentos que beneficiam clubes para à volta do Campeonato Paraibano
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) enviou nesta quinta-feira (11), ao Governo do Estado, Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), uma série de documentos que beneficiam os clubes de futebol com retorno dos treinos e, em seguida, a volta do Campeonato Paraibano. No envio constaram um protocolo com ações de segurança, um plano de ação e uma carta pedindo a retomada do esporte no estado.
O protocolo e o plano de ação foram montados pela Federação, com base em orientações repassadas pela CBF e pontos apresentados pelos médicos dos dez clubes que hoje disputam a Primeira Divisão do Campeonato Paraibano. A competição está paralisada desde 18 de março, quando aconteceram os últimos jogos antes de ser decretada a pandemia do novo coronavírus.
“Foi enviado o protocolo, junto com Plano de Ação e um requerimento, para o governador, o secretário de Saúde e o secretário de Esportes, pedindo a volta do futebol”, disse o diretor executivo da entidade, Otamar Almeida.
A proposta da Federação Paraibana de Futebol e de alguns clubes é que os treinos sejam retomados a partir da próxima segunda-feira (15) e as disputas do Campeonato aconteçam entre 5 e 26 de julho.
No protocolo, que ainda não teve uma versão final divulgada pela FPF, medidas foram apresentadas para o retorno do esporte, a exemplo de testagem máxima de todos os envolvidos nos jogos, além do uso obrigatório de máscaras, além de verificação de temperatura de todas as pessoas que vão entrar no estádio (jogadores, imprensa, dirigentes e árbitros). Estes pontos foram visualizados em uma versão preliminar do documento.
Alguns clubes questionaram a ausência, pelo menos na versão preliminar dos documentos elaborados pela FPF, sobre quem será responsável pelo pagamento dos exames e testes rápidos para detecção da Covid-19 dos jogadores. O procurador do Ministério Público da Paraíba, Valberto Lira, afirmou que além de ser contra a retomada do futebol neste momento, disse que este custo não pode ser pago pelos poderes públicos, já que segundo ele, o Campeonato é um evento privado e realizado por entidades privadas.
A pressa da FPF em retomar as atividades, segundo informou a entidade, se dá pelo fato dos prejuízos que os clubes que representam a Paraíba no Campeonato Brasileiro podem sofrer, tendo em vista que os adversários dos outros estados já estão retomando as atividades, o que colocaria os paraibanos em desvantagem.
Jornal da Paraíba
Em Bayeux, prefeito Jefferson Kita anuncia reabertura do comércio; veja como vai ser
O plano de abertura gradual do comércio de Bayeux, na Grande João Pessoa, referente às atividades consideradas não-essenciais, foi anunciado e divulgado nesta quinta-feira (11) pelo prefeito Jefferson Kita. O plano é dividido em quatro fases e está previsto para ser executado a partir da próxima segunda-feira (15) no município.
“A ideia é de que essa retomada aconteça de forma consciente e que a população obedeça aos critérios estabelecidos pelos órgãos de vigilância sanitária e que estão no plano”, afirmou o gestor, acrescentando que o documento segue as recomendações da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde para prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o plano, a retomada das atividades econômicas no município deve acontecer de forma gradual, em quatro fases, com início na próxima segunda-feira e última fase a partir do dia 26 de julho, com horários de funcionamento e capacidade de atendimento de clientes pré-estabelecidos no documento. Confira como fica cada fase:
Fase 1 (15/06 a 28/06)
Autorização de 50% da capacidade de clientela com horário de funcionamento de 9h às 17h para os seguintes setores:
- Fabricação e comércio de calçados;
- Fabricação e comércio de vestuários e acessórios;
- Fabricação e comércio de utilidades para o lar;
- Fabricação e comércio de móveis;
- Bancas de revistas e papelarias;
- Construção civil;
- Serviços de escritórios administrativos, contabilidade, advocatícios;
- Comércio de componentes de informática;
- Comércio de eletroeletrônicos;
- Assistência e vendas de acessórios de celulares;
- Comércio e serviços de bicicletas;
- Comércio de higiene e cosméticos;
- Fabricação e comércio de material esportivo/brinquedos;
- Salões de beleza, esmalterias e barbearias.
- Lojas de material de construção;
- Óticas;
Fase 2 (29/06 a 12/07)
- Autorização de 70% da capacidade de clientela com horário de funcionamento de 9h às 17h para as atividades da primeira fase;
- Autorização de 50% da capacidade de clientela para restaurantes com horário de funcionamento de 7h às 19h, mas com atendimento ao público limitado a 2 horas por turno de refeição (7h às 9h; 11h às 13h), vedada a venda de bebida alcóolica.
Fase 3 (13/07 a 26/07)
- Autorização de 100% da capacidade de clientela para as atividades da primeira fase;
- Autorização de 70% da capacidade de clientela para restaurantes com horário de funcionamento de 7h às 20h, mas com atendimento ao público limitado a 2 horas por turno de refeição (7h às 9h; 11h às 13h; 18h às 20h);
- Autorização de 30% da capacidade de frequentadores em celebrações religiosas.
Fase 4 (a partir de 26/07)
Autorização de 100% da capacidade de clientela:
- Liberação dos clientes nos restaurantes;
- Bares com horário determinado de 9h às 23h;
- Academias;
- Abertura total de serviços e comércios não essenciais.
Autorização de 60% da capacidade de frequentadores em celebrações religiosas.
Medidas sanitárias a serem adotadas
Medidas gerais
- Fomentar o uso ininterrupto de máscara;
- • Afixar cartazes informativos com diretrizes sanitárias;
- • Afastar imediatamente os funcionários sintomáticos;
- • Interditar os provadores em lojas de vestuários;
- • Dar prioridade as vendas “delivery”;
- • Disponibilizar mecanismos de higienização das mãos;
- • Disponibilizar EPI’s aos funcionários;
- • Higienizar constantemente as mãos;
- • Intensificar a higienização do ambiente e equipamentos;
- • Dar preferência a ventilação natural;
- • Fomentar o distanciamento interno dos clientes, inclusive com demarcação do solo.
Medidas para salões de beleza
- Realizar o atendimento de um cliente por vez, por agendamento e com a higienização do ambiente, equipamentos e utensílios entre um cliente e outro;
- As esmalterias deverão dispor de kits de materiais individuais e alicates devidamente esterilizados antes e após o uso.
Medidas para setor de alimentação
- Cumprir as normas higiênico-sanitárias vigentes, a exemplo da RDC 216\2004;
- Fixar distância mínima de um metro e meio entre mesas e cadeiras, e proibição de realização de eventos promocionais que ocasionem aglomerações;
- Disponibilizar os cardápios de material lavável;
- Os serviços de bufê estão permitidos, desde que a montagem do prato seja feita exclusivamente por um funcionário do serviço devidamente paramentado;
- Os bares deverão seguir o mesmo protocolo de higiene dos restaurantes e das diretrizes em geral.
Medidas para celebrações religiosas
- Respeitar os protocolos de higienização, como também o distanciamento de no mínimo um metro e meio entre uma cadeira e outra.
Medidas em academias
- Permitir a entrada de 1 cliente a cada 4m², deixando o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro;
- Delimitar com fita o espaço em que cada cliente deve se exercitar, nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas, respeitando a distância de no mínimo um metro e meio;
- Determinar o uso individual de materiais de higiene pessoal;
- Disponibilizar bebedouros somente para uso de garrafas individuais;
- Disponibilizar álcool a 70% ao lado da catraca, no caso do uso de leitor digital para entrada na academia ou escola.
O Plano de Abertura Gradual do Comércio de Bayeux foi elaborado por uma comissão, formada por representantes das Secretarias de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, Saúde, Planejamento Ciência e Tecnologia, Procuradoria Geral e Procon, além de membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bayeux e de outras entidades da sociedade civil, como o segmento religioso.