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Novembro Azul: ALPB reforça importância de cuidados preventivos e quebra de tabus

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“Vai deixar de ser homem, hein?” ou “Cuidado para não gostar e querer ir ao consultório todo dia”. Essas frases, tão comuns entre os homens, só comprova que exame de prevenção ao câncer de próstata ainda é um tabu, envolvido de muito preconceito e machismo.  Ao contrário do que dizem, o exame de próstata não modifica a orientação sexual de ninguém, mas, a falta de cuidados preventivos pode custar a vida. E é pensando nessa quebra de tabus e reforçando a importância da prevenção contra essa doença que a Assembleia Legislativa da Paraíba, neste mês de novembro, levanta a bandeira azul para alertar a sociedade sobre a importância deste tema.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada 38 minutos um homem morre devido a complicações do câncer de próstata, sendo a segunda maior causa de morte oncológica nos homens. Em dez anos, 139 mil homens morreram no Brasil em decorrência da doença. Cento e trinta e nove mil homens que, por medo da “zoação”, sentiram-se constrangidos em realizar o exame e perderam a chance do diagnóstico e do tratamento precoce da doença, o que poderia aumentar as chances de cura em 95%.

Para ajudar as pessoas a entenderem a doença e reforçar a importância dos cuidados preventivos, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) elaborou uma série de ações. Durante todo este mês de novembro, a fachada da ALPB ficará iluminada com a cor azul. Além disso, o portal da Assembleia (www.al.pb.leg.br) também mudou de cor para alertar sobre a campanha e nas redes sociais da Casa o assunto está sendo abordado durante todo o mês com informações sobre a importância do diagnóstico precoce.

A TV Assembleia também abraçou a causa e está com o tema em destaque na sua programação. Durante o programa “Vida Saúde”, é possível conferir uma série de reportagens sobre a doença, importância de cuidados preventivos, sintomas e tratamento. Já no “Viva Saúde”, o urologista e diretor Geral do Hospital Laureano, Thiago Lins, e o urologista e diretor da Urologia do Hospital Laureano, Fábio Martínez, esclarecem dúvidas sobre o exame de toque e sobre os cuidados necessários para prevenir a doença.

“Os homens precisam aprender com as mulheres: visitar seu médico e ter um médico que possa acompanhar alterações fisiológicas. Nós nos expomos mais e nos cuidamos menos. É preciso mudar essa cultura”, alertou o urologista Fábio Martínez.

“É preciso falar sempre sobre o assunto. Só com informação conseguiremos mudar a realidade atual”, reforçou o presidente da ALPB, Adriano Galdino. A iniciativa da Casa é uma maneira de chamar atenção para o combate à doença e para a quebra de tabus sobre o exame de toque.

TV ASSEMBLEIA

A TV Assembleia é exibida através do canal 8.2 (TV aberta na Grande João Pessoa) 14.2 (Patos e Região – TV aberta), 15.2 (Campina Grande e Região – TV aberta ) pelo canal 11 na net e 340.2, na Sky, GVT e Claro. Você também pode acompanhar a programação completa pelo canal do youtube.com/legislativopb e pelo @assembleiapb no Instagram.

Homem é suspeito de esfaquear idosa que não aceitava namoro com a neta de 14 anos

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Um jovem de 22 anos que mantinha um relacionamento com uma adolescente de 14 anos é o principal suspeito de esfaquear a avó da garota porque a vítima não aceitava o relacionamento. A idosa, de 81 anos, foi atingida por várias facadas, socorrida pelo Samu e encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (6).

De acordo com a polícia, o suspeito teria ido até a casa da vítima, que mora sozinha, e cometido o crime. Ele ainda teria agredido a idosa com socos e pontapés. A motivação seria vingança, porque a mulher não aceitava que ele se relacionasse com sua neta adolescente.

A idosa foi atingida por cinco facadas na região do tórax. Ainda não há informações a respeito do estado de saúde da mulher, mas um dos socorristas informou que, a princípio, ela estava estável.

O paradeiro do suspeito também segue desconhecido.

Redação

HU da Capital realiza sessão educacional para conscientizar sobre psoríase

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O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), por meio do seu Centro de Psoríase, vai realizar nesta sexta-feira (6) um evento on-line para orientação e conscientização sobre a doença. O webinário Psoríase em Foco também conta com o apoio da Extensão de Psoríase e Liga Acadêmica de Dermatologia da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). O evento ocorrerá das 18h às 22h, de forma remota, e as inscrições podem ser feitas pelo link https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/Psoriase.

Desde 2012, o HULW dispõe de um Centro de Referência de Apoio e Tratamento de Psoríase da Paraíba, que conta hoje com visibilidade nacional e internacional, mas o hospital já oferecia atendimento a portadores da doença por meio do Serviço de Psoríase.

Doença crônica da pele, a psoríase é caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Atinge homens e mulheres, em qualquer idade, podendo ocorrer desde formas localizadas e discretas, até formas muito severas acometendo grande área da superfície corporal. O paciente está sujeito a ter melhoras dos sintomas e recaídas, relacionadas a diversos fatores, como traumas, infecções, drogas e estresse emocional. Os locais mais atingidos são o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco, com lesões em ambos os lados do corpo.

“O Dia Mundial da Psoríase ocorre em 29 de outubro, e os centro de Psoríase do mundo inteiro realizam ações para conscientização sobre a doença que, geralmente, estendem-se até a segunda quinzena de novembro”, explica a dermatologista Esther Palitot, que coordena o Centro de Referência. Ela lembra que, na Paraíba, a data de 29 de outubro também marca o dia estadual e municipal, no caso de João Pessoa, de conscientização sobre a psoríase.

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma patologia que causa grande sofrimento, a psoríase causa prejuízos na qualidade de vida das pessoas acometidas.  “Experiências negativas vividas repercutem de forma acumulativa em diversos aspectos da vida, tanto afetivo e social como laborativo. A maior causa para isso é o desconhecimento sobre a doença. Dessa forma, ações que visam ao esclarecimento, à formação, à educação e ao apoio são muito importantes”, argumenta a médica Esther Palitot.

A especialista acrescentou que, atento a esse ponto, o Centro de Referência em Psoríase do HULW realiza ações educativas há mais de uma década, que também foram mantidas mesmo com a pandemia de covid-19. “O Centro tem o dever de manter sua excelência no cuidado integral do indivíduo acometido com essa patologia. Na impossibilidade de realizar atividades presenciais como nos anos anteriores, será utilizada a internet como auxilio. Além disso, na última semana de outubro, várias postagens foram divulgadas no Instagram da Extensão em Psoríase da UFPB”. A sessão educacional desta sexta-feira (6) tem como público-alvo comunidade acadêmica, profissionais de saúde e portadores de psoríase e visa a disseminar novas informações sobre a doença, ampliando assim o conhecimento da população sobre o tema.

CONFIRMA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

18h às 18h05 – Apresentação

18h05 às 18h25 – “Pessoa com psoríase – Relato de experiência” – Shislayder Lira

18h25 às 18h45 – “Qualidade de vida e autocuidado” –  Profª Dra. Valeria Soares

18h45 às 19h05 – “Alimentação e controle da psoríase” – Profª Dra. Katia Callou

19h05 às 19h25 – “Comorbidades e psoríase” – Profª Dra. Joanne Costa

19h25 às 19h45 – “Avanços no tratamento da psoríase” – Profª Dra. Esther Palitot

19h45 às 22h – Perguntas / Discussão / Encerramento

Inflação oficialInflação oficial sobe para 0,86% em outubro, diz IBGE sobe para 0,86% em outubro, diz IBGE

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O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, teve taxa de 0,86% em outubro deste ano. A taxa é superior ao 0,64% em setembro deste ano e ao 0,10% de outubro do ano passado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a maior taxa do IPCA para um mês de outubro desde 2002 (1,31%).

Com o resultado de outubro, o IPCA acumula taxas de inflação de 2,22% no ano e de 3,92% em 12 meses.

A inflação em outubro foi puxada principalmente pela alta de preços de 1,93% dos alimentos e bebidas. Os alimentos para consumo no domicílio foram os principais responsáveis por esse resultado, ao subirem 2,57%. Entre os produtos com inflação destacam-se o arroz (13,36%), a batata-inglesa (17,01%), o óleo de soja (17,44%) e o tomate (18,69%).

Apesar disso, a inflação dos alimentos em outubro foi menos intensa do que a registrada em setembro (2,28%).

Os transportes também tiveram impacto relevante na inflação de outubro, com uma alta de preços de 1,19%. As passagens aéreas, por exemplo, subiram 39,83% e foi o item individual com maior impacto no IPCA de outubro. Os preços das passagens foram coletados em agosto para quem ia viajar em outubro.

“A alta nas passagens aéreas parece estar relacionada à demanda, já que com a flexibilização do distanciamento social, algumas pessoas voltaram a utilizar o serviço, o que impacta a política de preços das companhias aéreas”, disse o pesquisador do IBGE Pedro Kislanov.

Também foram observadas altas nos itens gasolina (0,85%) e seguro voluntário de veículo (2,21%).

Outros grupos de despesas com altas importantes foram artigos de residência (1,53%) e vestuário (1,11%). Também foram observadas altas nas taxas de inflação nos grupos habitação (0,36%), saúde e cuidados pessoais (0,28%), despesas pessoais (0,19%) e comunicação (0,21%).

O único grupo de despesas com deflação (queda de preços) foi educação, que registrou uma taxa de -0,04% em outubro.

“Os EUA precisam de 270 delegados, Joao Pessoa só precisa de um”, diz Wallber Virgolino

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O candidato a prefeito de João Pessoa, Wallber Virgolino (Patriota) conclamou os eleitores indecisos a compararem o histórico de cada um dos candidatos para decidir o seu voto de forma certa.

“Estamos vendo as eleições dos EUA que precisam de 270 delegados, João Pessoa só precisa de um. Se chama Wallber Virgolino e vem humildemente pedir o seu voto. Sei que o eleitor está cansado da política. Eu também penso igual ao eleitor, estou cansado de tantas mentiras. Só quem tem um passado limpo pode garantir um futuro digno. Por isso, discutir o caráter e a vida pregressa dos candidatos é fundamental para se tomar uma boa decisão. Uma breve pesquisa no google é suficiente para você separar o joio do trigo. Quando a gente vai numa feira, a gente é criterioso na escolha dos alimentos qua gente vai levar para casa, na eleição temos que ser muito mais seletivos na escolha. Nós temos dezenas de boas propostas viáveis para implantar na nossa gestão e uma ótima relação com o nosso presidente Jair Bolsonaro”, salientou Wallber Virgolino.

Assessoria

A partir desta sexta, grandes eventos estão liberados com públicos em João Pessoa; entenda

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Estão liberados a partir desta sexta-feira (6) os eventos em auditórios, teatros e espaços abertos e semiabertos em João Pessoa. O decreto que flexibiliza as normas contra a Covid-19 foi publicado no Semanário Oficial de João Pessoa da quinta-feira (5) e traz regras que devem ser respeitadas pelos realizadores dos eventos.

Segundo o decreto, os auditórios e teatros podem voltar a funcionar para eventos corporativos ou artísticos, com ocupação de 50% da capacidade do local e limitada a 400 pessoas.

O público deve estar exclusivamente sentado, em cadeiras alternadas e utilizando máscaras. Caso o local do evento comporte um público maior, o realizador deve pedir uma autorização a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), previamente ao evento, informando layout e protocolo a ser seguido.

O decreto também traz novas regras para bares e restaurantes que realizam apresentações artísticas no município. Agora está autorizada a presença de até cinco artistas no palco. Apesar disso, os shows devem ser exclusivos para pessoas sentadas e os espaços de dança e venda de bilhetes ou entradas estão proibidos.

Os eventos em locais abertos ou semiabertos também estão autorizados, mas os organizadores devem apresentar à SMS um projeto de layout e normas de segurança.

Auxílio Emergencial: Caixa paga nova parcela a mais 3,6 milhões nesta sexta-feira

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Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta sexta-feira (6) uma nova parcela do Auxílio Emergencial para 2,9 milhões de trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família.

O pagamento desta sexta é para os trabalhadores nascidos em abril: 2,9 milhões vão receber parcela de R$ 300, enquanto 700 mil trabalhadores ainda terão direito a parcela de R$ 600.

Para os trabalhadores que fazem parte do Bolsa, o pagamento da segunda parcela de R$ 300 foi concluído na semana passada, e os créditos da próxima parcela terão início em 17 de novembro.

Para os trabalhadores fora do Bolsa Família, a ajuda paga nesta sexta será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito nesta sexta serão liberados no dia 21 de novembro.

VEJA QUEM RECEBE NESTA SEXTA:

700 mil trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em abril, recebem a próxima parcela de R$ 600:

– aprovados que já receberam 4 parcelas recebem a quinta parcela;
– aprovados que já receberam 3 parcelas recebem a quarta parcela;
– aprovados que já receberam 2 parcelas recebem a terceira parcela;
– aprovados que já receberam 1 parcela recebem a segunda parcela;
– novos aprovados recebem a primeira parcela.

2,9 milhões de trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em abril, recebem parcela de R$ 300:

– trabalhadores que receberam as 5 parcelas de R$ 600 recebem a primeira de R$ 300;
– trabalhadores que já receberam a primeira parcela de R$ 300 recebem a segunda.

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Prefeitura de Itaporanga abandona Monumento ao Cristo Rei e coloca em risco realização da Romaria

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A comunidade católica de Itaporanga está revoltada com o descaso da Prefeitura da cidade com o Monumento ao Cristo Rei, mas há quase oito meses está às escuras. A falta de zelo e atenção do prefeito Divaldo Dantas com o principal cartão postal da cidade, pode comprometer a tradicional Romaria do Santuário, programada para o próximo dia 22 deste mês.

Um religioso, que pediu reserva do nome, informou que há mais de sete meses o transformador, que distribui a energia elétrica no santuário explodiu, e a Prefeitura, que é responsável pela iluminação do local nada fez para solucionar o problema, mesmo tendo se comprometido com a Igreja Católica em resolvê-lo.

“A iluminação e o transformador que estourou são de responsabilidade da prefeitura. O prefeito já prometeu inúmeras vezes que iria solucionar o problema, mas até agora não tomou nenhuma providência. O descaso da Prefeitura com o Monumento, idealizado e construído pelo saudoso Padré Zé, in memoriam, poderá prejudicar a realização da tradicional Romaria do Cristo Rei, que, este ano, acontecerá no próximo dia”, lamentou.

“Todos em Itaporanga são conhecedores da falta de simpatia do prefeito Divaldo com as causas religiosas, sobretudo com a Igreja Católica, mas seu descaso com a religião não pode comprometer um evento de tanta magnitude para nossa cidade, que reúne fiéis de todas as regiões do Estado”, acrescentou o religioso.

Dólar fecha no menor valor em quase um mês com eleições nos EUA

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O ambiente externo positivo criado pela apuração dos resultados das eleições nos Estados Unidos fez o dólar ter mais uma forte queda e fechar no menor valor em quase um mês. A bolsa de valores voltou a superar os 100 mil pontos no terceiro dia seguido de alta.

O dólar comercial fechou a quinta-feira (5) vendido a R$ 5,545, com recuo de R$ 0,108 (-1,91%). A cotação começou o dia em estabilidade, mas passou a recuar fortemente em meio à divulgação de novos resultados em estados americanos decisivos para definir o resultado da corrida eleitoral.

A divisa está no menor valor de fechamento desde 9 de outubro, quando tinha encerrado em R$ 5,527. O dólar acumula queda de 3,4% em novembro, mas registra alta de 38,2% em 2020.

No mercado de ações, o dia foi marcado pela euforia. O índice Ibovespa, da B3, encerrou a quinta-feira aos 100.751 pontos, com forte alta de 2,95%. O indicador acumula alta de 7,2% na semana.

O mercado financeiro teve um dia de otimismo global, com o dólar caindo na comparação com as principais moedas, inclusive de países emergentes como México e África do Sul. Nos Estados Unidos, os principais índices saltaram com a expectativa de vitória de Joe Biden nas eleições americanas e de um Congresso dividido, com a Câmara sob controle democrata e o Senado nas mãos dos republicanos.

O índice Dow Jones, das empresas industriais, subiu 1,95%, o S&P 500, das 30 maiores empresas de capital aberto, ganhou 1,95%, e o Nasdaq, das empresas de tecnologia, valorizou-se 2,59%, passando para 11.890,93 pontos.

A manutenção de um Congresso dividido foi bem recebida pelo mercado financeiro norte-americano. Isso porque a manutenção da maioria republicana no Senado forçaria Joe Biden, se eleito, a adotar uma política moderada.

A decisão do Federal Reserve, Banco Central norte-americano, de manter os juros básicos entre 0% e 0,25% ao ano também animou os mercados por representar um sinal de que a autoridade monetária está comprometida em socorrer a economia dos Estados Unidos em meio ao repique de casos de covid-19 no país.

Alguns esclarecimentos aos consumidores – Escreve Raissa Helena; leia

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“Festa da propaganda enganosa, meu amor!” Parodiando a famosa frase “Festa em Ipanema, meu amor”. Mês de novembro chegou e apesar da situação atual no tocante a saúde pública, é o mês da Black Friday que proporciona vantagens ao consumidor, porém, nem tudo são flores no mundo das promoções, uma vez que por diversas vezes os consumidores são ludibriados.

Assim, a fim de trazer conhecimento a população consumerista, importante é tratar sobre a oferta e publicidade.

O art. 30, CDC, dispõe que toda informação ou publicidade deve estar coerentes com o produto ou serviço apresentado ou trazido, vinculando assim o fornecedor a cumprir em caso de eventual celebração contratual, isto é o que identificamos como oferta. Caso o fornecedor dos produtos e serviços não cumprir com o que foi ofertado, surgirá para o consumidor três opções, conforme apontado no art. 35, CDC: 1) exigir o cumprimento da obrigação forçada, conforme foi ofertado/anunciado; 2) aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; 3) rescindir o contrato e ter a quantia restituída pelo fornecedor monetariamente atualizada e com direito as perdas e danos.

Outro ponto simples, mas que faz uma enorme diferença no conhecimento para o consumidor no momento da compra do produto/serviço: violação ao consumidor por meio de propaganda enganosa ou abusiva.

O art. 37, § 1º, CDC, dispõe que se configura a propaganda enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa que seja capaz de induzir em erro o consumidor, no que tange a natureza e características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

Já a propaganda abusiva, consiste em todo tipo de publicidade de caráter discriminatória de qualquer cunho, que incentive a violência, trate acerca do medo, superstição, se aproveita da falta de consciência das crianças, desrespeita valore ambientais ou que se comporte de forma prejudicial ou perigosa à saúde ou segurança do consumidor (art. 37,  § 2º, CDC).

É importante ficar atento a estas práticas em desacordo com legislação vigente consumerista e qualquer violação a estes direitos é importante contatar o PROCON, a fim de que tome as precauções de praxe.

Raissa Helena L. França – Advogada, Colunista do Pauta – PB e Pós-graduanda em Direito Público.