A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) traz importantes orientações à população sobre o que fazer e quais os procedimentos corretos que os cidadãos têm de tomar ao entrarem em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192).
Seguindo orientações da coordenação do Núcleo de Qualidade do Samu de João Pessoa, a primeira conduta ao ligar para o serviço é manter a calma e fornecer informações de forma clara ao atendente, agilizando assim o socorro. É importante que o cidadão informe o endereço exato do local da ocorrência, com rua, número, bairro e a cidade, assim como também um ponto de referência, citando locais fáceis de identificar por perto, a exemplo de igrejas, comércios ou praças.
“Além de todos os detalhes da localização, é necessário que o cidadão explique o que aconteceu de forma breve – se foi um acidente, mal súbito, queda ou outro problema -, além de quais as principais queixas, os sinais e sintomas da vítima. Informe também o estado da vítima ou das vítimas, se está consciente ou inconsciente, se está respirando e se tem fraturas, sangramentos intensos ou dores fortes e, se possível, diga a idade e o sexo da vítima, fornecendo o seu nome e o número do seu contato”, detalhou Vinícius Lemos, coordenador do Núcleo de Qualidade do Samu de João Pessoa.


Ele também instrui para que o cidadão não desligue até que o atendente ou o médico do Samu autorize e libere o encerramento da chamada. “Siga as orientações dadas pelo profissional enquanto a equipe não chega, pois ele pode passar instruções de primeiros socorros pelo telefone no tempo em que a ambulância ou outro recurso se desloca”, destacou.
Evitar trotes – Ligar para o Samu 192 por brincadeira é crime e ocupa o serviço, impedindo o atendimento de uma vítima real e colocando a vida dessa pessoa em risco. “O Samu 192 só deve ser acionado em situações reais que envolvam urgência ou emergência médica. Se esta não for a finalidade da ligação, um suposto trote pode ser configurado como um crime, previsto na legislação brasileira”, completou Vinícius Lemos.











