25.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueSetor de serviços na Paraíba registra 2ª maior taxa de crescimento do...

Setor de serviços na Paraíba registra 2ª maior taxa de crescimento do País em 2025, revela IBGE

Mostrando força no setor de serviços, a Paraíba fechou o ano de 2025 com a 2ª maior taxa de crescimento do País. Foi o que revelou a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de janeiro a dezembro do ano passado, a Paraíba apresentou uma expansão de 5,7%, representando o dobro do crescimento do País (2,8%), enquanto o Distrito Federal liderou o crescimento em 2025 com 7%.

No comparativo de dezembro do indicador do setor sobre o mesmo mês do ano passado, a Paraíba cresceu 4,3%, taxa também superior à média do País (3,4%).

MELHORES TAXAS DO ANO – Com taxas positivas em 10 dos 12 meses de 2025, o resultado final do setor de serviços, que que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação, levou a Paraíba a ficar com a 2ª maior taxa do País. Os meses com melhores desempenhos de crescimento no ano passado foram novembro (9,2%), abril (8,8%), fevereiro (8,7%) e março (7,5%).

Dos 166 serviços pesquisados pelo IBGE, 53,6% terminaram o ano com alta. Entre os segmentos com maiores influências figuram portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet; transporte aéreo de passageiros; rodoviário de carga; publicidade; e desenvolvimento e licenciamento de programas de computador. O gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, revelou que os serviços estão “operando em grande força”.

SETOR SERVIÇOS REFLETE ECONOMIA DO ESTADO – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, o resultado de 2025 do setor de serviços na Paraíba reforça e reflete apenas o que está acontecendo positivamente no PIB do Estado e nos demais setores das atividades econômicas, incluindo a geração de emprego.

“No ano passado, o setor que mais contribuiu para o saldo de 31 mil postos foram os segmentos de serviços com um total 23.935 postos de saldo. Outra informação importante: o setor de serviços na Paraíba cresce pelo quinto ano seguido e isso mostra consistência da economia do Estado e dos esforços governamentais para manter o Estado equilibrado e atraindo mais empresas do setor”, frisou.

Além de ser o setor que mais gera emprego no Estado, Marialvo Laureano apontou “o potencial enorme de crescimento no setor turístico que já é uma realidade, mas será ainda muito mais promissor nos próximos anos com o Polo Turístico Cabo Branco, que vai mudar definitivamente o patamar de turismo do Estado. O nosso governo não apenas destravou, mas construiu o maior projeto planejado de turismo do Brasil. Já temos doze equipamentos turísticos como resorts, parques temáticos e grandes hotéis de bandeiras nacionais e internacionais já contratados com investimentos privados de R$ 2,7 bilhões e o primeiro resort com inauguração prevista para este mês de março. Não temos dúvida da força que esse setor terá na economia do Estado,” apontou o secretário da Fazenda Estadual.

O QUE MEDE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas