30.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueÓrgãos parceiros do Salão do Artesanato Paraibano ofertam serviços e facilitam o...

Órgãos parceiros do Salão do Artesanato Paraibano ofertam serviços e facilitam o dia a dia da população

Os órgãos parceiros do 41° Salão do Artesanato Paraibano têm facilitado o dia a dia de quem visita o evento, que está sendo realizado numa megaestrutura climatizada até o dia 1° de fevereiro, das 16h às 22h, todos os dias da semana, na Orla de João Pessoa. A estimativa é que 120 mil pessoas passem pelo Salão do Artesanato que, nesta edição, homenageia o mosaico, com o tema “Mosaico — Arte em cada parte”, numa realização do Governo da Paraíba e Sebrae-PB.

Orientação ao consumidor ou encaminhamento de demandas pelo Procon estadual; inscrições e renegociação de dívidas pelo Programa Empreender-PB; ou ações de conscientização ambiental e distribuição de água potável pela Cagepa são alguns dos serviços que têm sido ofertados pelos parceiros do Salão do Artesanato, representando uma grande extensão do Governo da Paraíba no evento, que conta nesta edição com mais de 600 expositores.

Procon Estadual — A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) é um dos parceiros do Salão do Artesanato Paraibano. No seu estande, o visitante do evento encontra os mesmos serviços disponíveis em sua sede, como explicou a superintendente Késsia Liliana. “Tanto os artesãos quanto as pessoas que visitam o Salão do Artesanato podem tirar suas dúvidas jurídicas sobre relação de consumo, registrar demandas, para a gente entrar em contato com o fornecedor ou encaminhar uma fiscalização. É uma ação do Governo da Paraíba para aproximar ainda mais o Procon da população”, disse, ressaltando que material educativo, como o Código do Consumidor, também está sendo distribuído.

Detran — O Departamento Estadual de Detran (Detran-PB) também está no Salão do Artesanato com a extensão de seus principais serviços. No estande do órgão, o público visitante encontra ações de educação para o trânsito, informações e esclarecimentos sobre habilitação, veículos, taxas e outros procedimentos. Palestras educativas, dinâmica com óculos simuladores, que permitem vivenciar os efeitos da embriaguez e a alteração dos reflexos na condução de veículos fazem parte do braço educativo dessa parceria do Detran com o Salão do Artesanato.

Mulher e Diversidade — Outra ação importante do Governo da Paraíba no Salão do Artesanato é a participação da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, sobretudo no combate à violência contra a mulher. “O estande da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana acolhe pessoas que, eventualmente, queiram relatar uma situação de violência contra a mulher, LGBTfobia ou de racismo. Há uma equipe especializada que acolhe essas pessoas, numa sala fechada, orienta e até sugere encaminhamentos a um dos nossos serviços — a Rede de Atenção às Mulheres, vítimas de violência, os Centros de Referência de Atendimento à População LGBT, Casa de Acolhida ou o Centro de Igualdade Racial João Balula. Estamos no Salão do Artesanato para dialogar com a população, acolher quem estiver precisando e informar que esses serviços existem e como as pessoas podem acessá-los”, acrescentou a secretária Lídia Moura.

EPC – A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) também tem importante participação no Salão do Artesanato Paraibano. No seu estande, é possível adquirir as principais publicações da Editora A União. Outra ação importante é o Projeto Tabajara no Salão, às sextas-feiras.

Funesc — Levar ao público do Salão do Artesanato Paraibano o que há de melhor na cultura paraibana é o que proporciona a parceria firmada com a Fundação Espaço Cultural (Funesc). De quinta a domingo, todas as atrações que se apresentam na Praça de Alimentação do evento são de responsabilidade da Funesc. Uma das novidades desta edição do Salão do Artesanato é o projeto Quinta Delas. Às quintas-feiras, apenas cantoras ou grupos femininos se apresentam.

Jucep — A Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep) está no 41° Salão do Artesanato oferecendo desde informações aos serviços digitais, como abertura de empresa, alteração e extinção, emissão de certidões, certidão simplificada e certidão específica, entre outros. Orientar a população sobre como proceder no sistema para a obtenção de tais serviços também integra as ações da Jucep no 41° Salão do Artesanato Paraibano.

Cagepa — A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) também é parceira do Salão do Artesanato em mais esta edição do evento. No estande da Cagepa, que também patrocina o Salão, ações de educação ambiental, com o Projeto Van de Educação Ambiental Interativa, que, meio de tecnologias de realidade virtual e aumentada, a van proporciona aos visitantes uma viagem digital educativa, com conteúdos sobre preservação ambiental e os processos de tratamento de água e esgotos utilizados pela Cagepa. A iniciativa busca aproximar a população das práticas sustentáveis e ampliar o conhecimento sobre o saneamento básico. A Cagepa também participa com o bebedouro do Projeto Água da Gente, que distribui água potável gratuitamente para os artesãos e os visitantes do evento.

Empreender Paraíba — O Programa Empreender-PB está com um estande voltado para o atendimento dos artesãos, com serviços que vão desde inscrição em linhas de crédito a renegociação de dívidas. Os visitantes também podem tirar dúvidas sobre, por exemplo, como participar do Programa. Nesta edição, o Empreender-PB abriu 100 inscrições para os artesãos que participam do evento.

Corpo de Bombeiros — Outra parceria fundamental para a realização do Salão do Artesanato Paraibano é com o Corpo de Bombeiros Militares. Entre as ações da Corporação, está a prestação de primeiros-socorros, em caso de necessidade, garantindo toda a segurança dos artesãos e dos visitantes do evento. Além disso, o projeto de combate a incêndio do Salão teve a intensa participação do Corpo de Bombeiros.

PBTur — A Empresa Paraibana de Turismo (PBTtur) também está presente nesta 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. No seu estande, o turista encontra um excelente atendimento, com informações sobre os principais destinos da Paraíba nesta alta temporada, além da distribuição de material informativo, como folders e mapas. “Nós queremos que o turista seja bem acolhido em sua visita ao nosso Estado. Por isso, esse canal no Salão do Artesanato Paraibano é muito importante, pois fortalece ainda mais esse trabalho que tem sido feito pelo nosso turismo, movimentando toda uma cadeia”, acrescentou Ferdinando Lucena, presidente da PBtur

41° Salão do Artesanato Paraibano  

Realização: Governo da Paraíba e Sebrae-PB

Tema: Mosaico — Arte em cada parte

Quando: 9 de janeiro a 1° de fevereiro de 2026

Onde: Estacionamento do Hotel Tambaú (Orla de João Pessoa)

Visitação: das 16h às 22h (todos os dias da semana)

Ingresso solidário: 1 kg de alimento não perecível

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas