28.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaÍcaro Chaves pede audiência pública durante recesso para discutir impactos da LUOS

Ícaro Chaves pede audiência pública durante recesso para discutir impactos da LUOS

Mesmo em período de recesso parlamentar, o vereador Ícaro Chaves protocolou requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para debater os impactos decorrentes da declaração de inconstitucionalidade da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) de João Pessoa. A proposta prevê que o debate ocorra no dia 26 de janeiro de 2026, às 9h30, na Câmara Municipal, caso o requerimento seja aprovado pela Comissão de Políticas Públicas.

O pedido ocorre em meio a um cenário de iminente decisão dos órgãos competentes e levanta questionamentos quanto ao prazo legal necessário para a realização de audiências públicas, que exige, no mínimo, 15 dias de antecedência para ampla divulgação, publicação no Diário Oficial e emissão de convites às autoridades, entidades da sociedade civil e setores diretamente impactados.

Na justificativa, Ícaro Chaves destaca que a audiência tem como objetivo discutir os efeitos da decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba, que, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 0815914-43.2024.8.15.0000, declarou inconstitucional a Lei Complementar nº 166/2024, com efeitos ex tunc, ou seja, retroativos à data de sua promulgação. A medida resultou na suspensão de alvarás e de diversos empreendimentos que haviam sido licenciados durante a vigência da norma.

Segundo o parlamentar, a situação gerou grave insegurança jurídica, afetando diretamente o setor da construção civil e atividades correlatas, responsáveis por mais de 50 mil empregos na capital paraibana. Para o vereador, o debate público é essencial para ouvir especialistas, representantes do setor produtivo, órgãos de controle e a sociedade, buscando alternativas que conciliem segurança jurídica, desenvolvimento urbano sustentável e a preservação de empregos em João Pessoa.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas