Impulsionada pelas novas projeções dos setores da indústria e dos serviços, a Paraíba acelerou o crescimento no segundo semestre deste ano e alcançou a 3ª maior taxa de crescimento do País em 2025, além de liderar na região Nordeste. É o que revela a última projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, publicado neste mês de dezembro.
Segundo o estudo do Banco Brasil, o PIB da Paraíba vai expandir 5,5% neste ano, atrás apenas do Mato Grosso (7,1%) e do Mato Grosso do Sul (5,9%), mas lidera entre os Estados do Nordeste e crescerá bem acima da média do país (2,2%) e mais ainda da região Nordeste (1,8%) neste ano. (Veja o gráfico com todas as taxas).
De acordo com o estudo do Banco do Brasil, na região Nordeste, a principal revisão positiva para 2025 ocorreu na Paraíba, impulsionada pelas novas projeções para a indústria e os serviços. A Pesquisa Mensal de Serviços de setembro apontou crescimento de 4,7% na comparação com o mês anterior, e o estado já acumula alta de 5,5% em 2025 — mesmo percentual registrado pela Pesquisa Mensal do Comércio.
PIB INDUSTRIAL É DESTAQUE NACIONAL – Por setor, o desempenho da atividade econômica da Paraíba em 2025 é impulsionado pela força do PIB industrial, que terá uma expansão de 7%, o que representará o 2º maior crescimento do País, bem acima das médias projetadas para o Brasil (1,6%) e para o Nordeste (0,2%).
PIB DO SETOR DE SERVIÇOS É O 2º MAIOR DO PAÍS – Já o PIB do setor de Serviços da Paraíba, que concentra quase 70% da economia do Estado, ao englobar os segmentos do comércio, da administração pública, do transporte, de armazenagem e correio, das atividades imobiliárias, dos meios de hospedagem e alimentação fora do lar, educação e saúde privados e serviços em geral, terá 2ª maior taxa de crescimento do País (5,5%). A alta será mais que o dobro da taxa do País em 2025 (2,2%) e da Região Nordeste (2,2%).
SETOR AGROPECUÁRIO CRESCE ACIMA DO NORDESTE – Mesmo com uma área expressiva do Estado localizada no semiárido e com menor peso na atividade econômica, o PIB do setor agropecuário paraibano terá alta de 6,5% este ano e crescerá acima da média do Nordeste (5,3%).
O secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, destacou o desempenho positivo da Paraíba no País e liderando a região Nordeste nos setores da indústria e de serviços, mesmo diante de uma conjuntura econômica nacional desafiante de manutenção da taxa de juros em patamares altos.
“Havia uma expectativa de que fôssemos liderar o Nordeste no PIB, mas não esperávamos que fosse um percentual tão alto (5,5%), sendo o dobro do Brasil e mais de três vezes a média do Nordeste. Creditamos essa expansão a nossa política de investimentos com recursos próprios. Na Paraíba, temos investido tanto na área estruturante como na área social. O nosso governo conseguiu, além de deixar todas as cidades asfaltadas e os seus anéis viários entre as cidades, tem investido ano após ano na área de segurança hídrica e de saneamento. Outra área estruturante que tem recebido investimentos com recursos próprios são os aeródromos regionais na Paraíba e também o Porto de Cabedelo, mesmo sendo uma área federal”.
OBRAS ESTRUTURANTES – Marialvo citou ainda as obras dos arcos metropolitanos de João Pessoa (em conclusão) e o de Campina Grande (já concluído) e a Ponte do Futuro, que é um grande complexo rodoviário em construção na Paraíba, ligando as cidades de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na Grande João Pessoa, com o objetivo de melhorar a mobilidade, reduzir o tempo de viagem, impulsionar a economia e o turismo, integrando o litoral norte da região metropolitana com acessos à BR-230, BR-101 e ciclovia, que está bem adiantada. “Ao todo, são mais de 600 obras em andamento ou em fase de conclusão no Estado com investimentos direcionados para melhorar a qualidade de vida do paraibano e atrair novos investimentos privados”, destacou.
GESTÃO FISCAL GARANTE INVESTIMENTOS – O secretário da Fazenda Estadual afirmou que “é dessa forma que o governo João Azevêdo tem trabalhado. Estamos tendo excelentes resultados em diversos indicadores e acumulando índices positivos com destaque nacional em setores como indústria, varejo e serviços, reduzindo o desemprego ao menor nível da história e melhorando a qualidade de vida do paraibano a cada ano. Além disso, temos mantido o Estado equilibrado em suas contas públicas há sete anos e isso garante a continuidade e a ampliação das políticas públicas de educação, saúde e segurança e os investimentos em obras por todas as regiões do Estado”.












